Nos dias atuais, é cada vez mais comum encontrarmos pessoas que se dividem entre duas profissões, buscando um maior retorno financeiro. Devido ao custo-benefício, o mercado imobiliário é uma das áreas bastante procuradas. Em São Paulo, por exemplo, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) contabilizou que cerca de 78% dos profissionais possuem outra atividade, entre elas advocacia, arquitetura, engenharia e administração. Aqui em Sergipe não é diferente.

O Creci-SE dá as dicas do que fazer para conciliar duas ou mais profissões, e o primeiro passo é organizar o tempo. O corretor de imóveis precisa ter horário disponível para se relacionar com clientes e fazer atendimentos e visitas, nas mais diversificadas horas do dia. Por isso, ter uma agenda bem organizada é imprescindível para que não haja confusão entre as áreas. É preciso também separar bem os recursos de cada trabalho, para não misturar as coisas. Por exemplo, não usar o telefone de um para o outro.

Uma boa opção para aprimorar o tempo é ter um site imobiliário, pois essa ferramenta vai ajudar a manter um equilíbrio entre as profissões. Desta forma, se pode trabalhar em outra área e se manter atuando como corretor de imóveis, com a imobiliária disponível na Internet. Com a facilidade do site imobiliário, o profissional será mais facilmente encontrado e, eventualmente, poderá efetuar bons negócios e vendas, mantendo o relacionamento ativo com os seus clientes.

Um ponto que ajudará a ter sucesso nessa dupla empreitada é saber claramente quais são os objetivos para ambas as carreiras. Fatores como responsabilidade e comprometimento, que são primordiais para um corretor de imóveis estar bem posicionado no mercado, também são importantes para que haja um equilíbrio na divisão de profissões, pois só sabendo onde se quer chegar é que o profissional conseguirá obter metas e traçar planos mais objetivos.

Existem muitos corretores de imóveis que, por exemplo, são advogados e atuam na advocacia imobiliária e contratual, bem como engenheiros que atuam como corretores de imóveis na avaliação de imóveis.  Conciliar as duas atividades seria a forma mais adequada e ideal, porém isso nem sempre é possível. É preciso encontrar um ponto de equilíbrio entre as atividades que se dispõe a exercer, não desqualificando uma em razão da outra. Além do aumento de renda, ter duas profissões pode fazer o profissional melhor qualificado e com rendimento acima da média no mercado de trabalho.