Empreendimentos compactos são destaque na nova edição da Mercado Imobiliário
Vale a pena trocar um apartamento maior ou até uma casa, por um imóvel de pouca metragem? O corretor de imóveis Fernando Oliveira garante que sim. “Sem dúvida, em virtude da facilidade e da comodidade que o imóvel oferece, como lazer e mobilidade”. O profissional fala sobre o assunto na nova edição da Revista Mercado Imobiliário, lançada a pouco mais de uma semana, e que traz como matéria principal esta nova tendência do setor. Os empreendimentos menores têm chamado a atenção de construtoras e clientes, justamente pela praticidade e os custos.
Hoje, a área média de um apartamento novo passou de 105 metros quadrados para 78. Uma redução de 27 metros quadrados. “Essa é uma tendência que ganha cada vez mais adeptos”, ressalta o profissional para a Revista. Segundo ele, outra tendência é o perfil dos clientes que procuram este tipo de imóvel. Engana-se quem pensa que somente os solteiros querem apartamentos assim. “Não só os solteiros, mas também a terceira idade e os separados, esses cada vez maior”, destaca.
Rodrigo Dratovisky, diretor Geral da Incorporadora Via Célere, explica que as empresas do ramo buscaram se adaptar a essa nova realidade. “O mercado de incorporação, percebendo esta tendência, tem realmente pensado em produtos mais compactos, sem perder o conforto e todos os demais requisitos exigidos no momento de aquisição de uma moradia”, assegura.
OUTROS DESTAQUES
A nova edição da Mercado Imobiliário também traz detalhes de como foi a Mostra Aracaju, um evento que superou as expectativas, mostrando as novidades que irão ecoar no seguimento ainda no próximo ano. A determinação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que determina que todas as reformas em apartamentos – tanto imóveis residências, como comerciais, sejam novos ou antigos – deverão passar pelas mãos de um arquiteto ou engenheiro, também é destaque.
Na entrevista da vez, o planejador financeiro Augusto Saboia – que esteve em Aracaju ministrando uma palestra durante a programação comemorativa ao Dia do Corretor – fala sobre como vencer na vida financeiramente sem precisar ganhar na loteria. Organização é a palavra de ordem. A Revista Mercado Imobiliário também possui um espaço reservado às ações do Creci-SE, e que nesta edição mostra com detalhes dois importantes eventos internacionais que a entidade participou: o Salão Imobiliário de Lisboa e o Congresso da NAR, nos Estados Unidos.
No primeiro, inclusive, o presidente do Creci-SE, Sérgio Sobral, proferiu uma palestra para representantes de diversos países. “Uma experiência enriquecedora”, avalia. Finalizando a edição, a revista mostra como foram os três dias de Plenária Federal que ocorreram no Estado, além da homenagem recebida por Sérgio Sobral durante o evento. “Recebi o “Colibri de Prata”, uma medalha entregue pelo Cofeci à profissionais de destaque. Me honro em participar desta lista”, conclui.