Com o mercado imobiliário aquecido, muitos corretores têm investido pesado em seu marketing pessoal e em seus negócios. Para quem é autônomo e deseja competir com outros profissionais do ramo, uma dica excelente e que pode ajudar a alavancar as vendas é ter um site de imóveis. Normalmente, as imobiliárias é que são proprietárias da maioria dos sites desse setor, mas a cada dia mais profissionais têm feito o mesmo de forma independente.

Sendo empresa ou não, a verdade é que existem algumas regras básicas que todo mundo precisa seguir para garantir o melhor atendimento ao cliente e o sucesso do site. É claro que, em primeiro lugar vem o planejamento e o layout. Quem pretende alcançar o público alvo pela web sabe que a aparência e a usabilidade são itens essenciais. Para isso, a sugestão é contratar uma ferramenta simples de criação de sites para depois estabelecer o conteúdo que será publicado.

DESCRIÇÃO DETALHADA

Se o profissional trabalha com vendas e locação, é importante inserir no menu principal uma divisão clara por categorias, como por exemplo: locação, venda, temporada. Isso facilita a visualização para o cliente e mantém as coisas organizadas. Outro item fundamental é a descrição de cada imóvel disponível, destacando algumas informações, como o tipo do imóvel (casa, apartamento, sala), a área total construída, o número de quartos, de suítes, entre outras.

Abaixo desses itens principais, deve haver um pequeno resumo do restante do imóvel, com um texto bem escrito, detalhado, e que ajude a criar interesse no leitor. Muitos sites se esquecem de mencionar a posição do sol, se o espaço é arejado, e o estado real da construção (se está novo ou se precisa de reformas). Ser honesto nunca decepciona, o contrário sim.

FOTOS QUALIDADE

Esse costuma ser o calcanhar de Aquiles da maioria dos sites de imóveis. Por algum motivo, as fotos são muito ruins, de baixa qualidade, e quase nunca refletem a realidade. Para sair desse padrão há algumas opções: fazer um curso rápido para entender os pontos principais para se tirar uma boa foto de ambiente (e investir num bom equipamento), contratar o serviço de terceiros sempre que necessário ou tirar você mesmo. Seja qual for a escolha, é preciso que as fotos mostrem ao máximo possível o ambiente e que valorizem seus pontos positivos.

Outro diferencial é o mecanismo de busca. É normal os sites contarem com um buscador simples, mas para estar à frente da concorrência, é preciso dar ao cliente opções otimizadas de procura. E isso é feito por meio de filtros que o desenvolvedor pode adicionar, como finalidade (alugar ou comprar), tipo (apartamento, casa padrão, casa de vila, etc.), localidade (cidade, bairro), valor (por faixa de preço), entre outros. Dessa maneira o corretor ajuda o interessado a encontrar apenas aquilo que procura.

CONTATO

Por fim, mas não menos importantes, estão as opções de contato. Se o profissional deseja ser encontrado, então deve facilitar, colocando à disposição do público pelo menos duas das seguintes opções: telefone, e-mail ou chat do site. Atualmente, todo cliente quer informações precisas e agilidade no atendimento. Por isso, atender a essas expectativas certamente dará um grande passo para que os futuros contatos resultem no fechamento do negócio. Não trate seu site com negligência: ele é a porta por onde entrarão os compradores.