Quem nunca ouviu falar que “a propaganda é a alma do negócio”? Não se sabe ao certo quem é o autor desse velho e sábio ditado popular, mas, certamente, quem o disse pela primeira vez sabia bem como vender um produto ou serviço. As ferramentas de divulgação, se bem utilizadas, são capazes de promover uma empresa ou um profissional no mercado, pois todo cliente espera inovações dos produtos, buscam realizações e acreditam nos sonhos que vivem.
Quando esses sonhos estão ligados à casa própria – o maior desejo dos brasileiros –, entram em campo os corretores de imóveis. Esse profissionais podem e devem fazer uso das ferramentas de divulgação para anunciar os seus empreendimentos, conquistar a clientela e fechar bons e lucrativos negócios. A mais comum delas é o contato telefônico. Para que funcione, é preciso que o profissional faça uma lista de clientes em potencial para a aquisição de um imóvel e mantenha uma relação frequente com eles, mesmo através do telefone.
O anuncio em jornais e revistas também já se popularizou como meio de divulgação para os corretores de imóveis e, por isso mesmo, deve ser explorado. Os sites e portais de classificados, muitos deles gratuitos, é uma ótima maneira de atrair clientes, pois a busca de imóveis na internet tem aumento de forma significativa. Mas atenção: em alguns casos, é necessário analisar os custos desse tipo de anúncio. Nem todo mundo tem acesso à internet, por isso, dependendo do tipo do imóvel, recorrer aos jornais é a melhor opção.
REDES
O site pessoal e as redes sociais são duas ferramentas essenciais para o corretor. É o cartão de visita do século XXI. Com eles, é possível divulgar todo o seu estoque de imóveis e mostrá-lo a um grande número de clientes de uma só vez, sem a necessidade de visitar um a um. Mas, anunciar algo na rede requer alguns cuidados. Não é aconselhável misturar a conta pessoal com a profissional. Muitos clientes costumam pesquisar sobre o profissional antes de concluir uma negociação e, a depender do que se posta no facebook, por exemplo, o que deveria ajudar pode acabar atrapalhando. Tenha cuidado!
Há ainda o marketing de conteúdo, um dos meios de divulgação que traz mais retorno na internet, porém, é pouco utilizado. Basta escrever textos ou conteúdos relevantes para a região onde atua e entrar em contato com sites ou blogs que aceitem esse tipo de material. É simples e tem uma boa resposta. O link patrocinado é outra ferramenta da internet onde se é possível segmentar o anúncio por palavras-chave, localização, horário e criar estratégias para divulgação. Como se viu, opções não faltam. Basta explorar as ferramentas e trabalhar para ser bem visto no mercado.