No dia 27 de agosto, os corretores de imóveis completaram 53 anos de profissão regulamentadaE para celebrar a data em alto estilo, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci-SE) preparou uma solenidade festiva. O evento, que aconteceu na noite da última sexta-feira, 28, reuniu mais de mil pessoas na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), entre corretores de imóveis e outras personalidades influentes do mercado imobiliário sergipano. O presidente Sérgio Sobral destacou a importância de comemorar a data.

O corretor de imóveis se fortalece mais na sociedade a cada dia. Hoje o cliente encontra profissionais mais preparados, que investem em aperfeiçoamentos, participam de congressos e fazem cursos de Gestão Imobiliária, entre outras qualificações profissionais. Além disso, o mercado imobiliário sergipano é um dos poucos que está lançando empreendimentos. Enfim, os corretores de imóveis estão de parabéns e a sociedade também, pelo apoio que dá à categoria.

O presidente do COFECI, João Teodoro da Silva, também parabenizou os colegas de profissão. “Hoje são aproximadamente 350 mil de corretores em todo o Brasil. Esse número significativo de corretores, acompanhado de mais de 35 mil imobiliárias, representa hoje o segmento da nossa economia que vale aproximadamente 18% do Produto Interno Bruto (PIB). Nós continuamos lutando por um mercado que promova o corretor de imóveis. E apesar de estarmos vivendo um momento de dificuldade na economia brasileira, não podemos nem pensar na palavra crise. Pelo contrário, temos que cortar o ‘s’ da palavra crise e criar a cada dia, porque através do positivismo é que nós conseguimos levantar a moral do povo brasileiro e o nosso mercado imobiliário”, ressaltou.

João Teodoro citou ainda o aumento no número de mulheres corretoras de imóveis. “Em 1985, quando fizemos o primeiro levantamento sobre a participação feminina na profissão, nós tínhamos apenas 8,3% de mulheres. Hoje, cerca de 37% dos corretores de imóveis no Brasil são mulheres. Estão de parabéns também as mulheres”, destacou o presidente. A corretora de imóveis Luhana Sobral também falou da influência da mulher no mercado imobiliário. “A mulher corretora se destaca muito pela sensibilidade, pela facilidade de conseguir se adequar ao perfil de cada cliente. Cada família tem suas peculiaridades”, pontuou.

O deputado estadual Luciano Pimentel, já conhecido por apoiar os corretores de imóveis e por seu engajamento nas causas relativas ao mercado imobiliário, também se pronunciou. “Estamos comemorando o Dia do Corretor de Imóveis, essa profissão que tem significado tão importante na economia brasileira. Hoje Sergipe se orgulha de ser um Estado pequeno, mas de grande valor econômico quando se fala em habitação. Sergipe já bateu vários recordes e eu tenho certeza absoluta de que todos os recordes no financiamento imobiliário foram graças à parceria existente entre as empresas da construção civil, agentes financeiros e, fundamentalmente, graças à participação dos corretores de imóveis”, ressaltou o parlamentar.

Homenagens
Durante a solenidade, o público assistiu à entrega da Comenda Presidente Coronel Renir Reis Damasceno, uma honraria concedida em reconhecimento a corretores, autoridades e empresários sergipanos que têm contribuído para o desenvolvimento do mercado imobiliário do Estado. Os corretores de imóveis Jivaldo dos Santos, José Hunaldo Lima, Joel Alisson, José Gilton Pinto Garcia e Antônio Marcos Couto Luduvice foram homenageados.

O diretor comercial do Jornal da Cidade, Arnildo Ricardo, e o presidente da Norcon e do Sindicato da Indústria da Construção Civil em Sergipe (Sinduscon-SE), Tarcísio Teixeira, também receberam a Comenda. “Eu quero de coração agradecer ao Sérgio Sobral e à equipe que compõe o Creci-SE pela homenagem, e dizer de coração também que graças a essa laboriosa categoria, a indústria imobiliária tem crescido em Sergipe, especialmente em Aracaju. Vocês são realmente o pão da indústria imobiliária”, frisou Tarcísio Teixeira.