Curso de Documentação CartoráriaFruto de mais uma parceria entre a Universidade Tiradentes (Unit) e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci-SE). As inscrições estão abertas até amanhã, dia 18. O curso será ministrado pelo professor Wilson Macedo, diretor jurídico da instituição de ensino.

Durante os três dias de curso, a turma irá conhecer as noções básicas sobre direito real; a lei dos cartórios (lei 8.935/1994); lei dos registros públicos; condomínios edilícios; tributos incidentes; escritura pública; e o preparo da documentação cartorária e imobiliária. Apesar de voltado inicialmente para corretores de imóveis, o curso é aberto para estudantes e profissionais de Direito que tenham interesse na área.

Para o professor Wilson, o curso irá preparar o aluno em diversas transações imobiliárias. “Ele vai ter noção de como é feita uma escritura pública, qual caminho se deve tomar para fazer o registro e dar segurança ao negócio do cliente dele”, afirma, acrescentando que poucos profissionais se especializam nessa área e acabam dependentes das informações dadas nos cartórios.

“Hoje, como a demanda é maior, os cartórios tem uma área só de atendimento, que nem sempre é feita pelo tabelião. E o corretor de imóveis precisa dar esse atendimento diferenciado ao seu cliente. Ele tem que está habilitado para dar a informação que nem sempre vai encontrar no tabelionato”, destaca Wilson Macedo. Com o conhecimento mais aprofundado dos tramites cartorários, é possível evitar problemas futuros.

O presidente do Creci-SE, Sérgio Sobral, frisa que o curso é uma oportunidade excelente de driblar as dificuldades que a concorrência e as mudanças na economia apresentam. “Nós, corretores de imóveis, devemos assessorar o cliente em todo o processo de negociação. E para isso, é precisamos ter domínio sobre os mais diversos temas referentes às negociações imobiliárias e à economia em geral. Assim, passamos segurança a quem nos procura”, afirma o presidente, frisando que os cursos de extensão são importantes para os corretores, mas também para os estagiários do curso de Técnico em Transações Imobiliárias, que podem se antecipar e já entrar no mercado com um conhecimento a mais.

O professor Wilson Macedo alerta que os documentos cartorários normalmente têm uma redação densa e nem sempre são bem compreendidas. Ele destaca que o não entendimento pode levar a uma negociação que depois venha a ser anulada, por exemplo. Além da teoria geral, o curso irá abordar uma parte prática, na qual os alunos irão fazer uma escritura.

Para se inscrever, basta acessar o site da Unit no campo extensão e, para mais informações,  procurar a consultora de negócios da Unit, Laís Ramos, por meio do correio eletrônico lais_ramos@unit.br ou comercial@unit.br. Também estão à disposição os telefones 3218-2286 e 9956-7396.