Nos últimos dias 19 e 20, o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci-SE), Sérgio Sobral, participou, juntamente com o vice-presidente, André Cardoso; o diretor secretário, Herval Machado; e o diretor tesoureiro, Samuel Chagas, de um treinamento oferecido pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI).A capacitação foi voltada aos diretores dos Conselhos Regionais que assumem a presidência, vice-presidência e diretorias na próxima gestão, a partir de janeiro de 2016. A diretora administrativa do Creci-SE e vice-presidente da Integração Feminina, Fatima Sobral, também marcou presença. O evento aconteceu na sede do COFECI, em Brasília.
Sérgio Sobral conta que o encontro foi uma oportunidade excelente de trocar experiências e informações. “Todas as regiões do Brasil têm muito a compartilhar. A diretoria do Creci-SE, muito bem representada, aproveitou o momento para tomar conhecimento de diversas ações de cada regional. Além do conhecimento que o treinamento nos proporcionou, reforçamos um ponto que tem sido de extrema importância para o desenvolvimento da categoria como um todo: a integração. Estivemos com representantes dos 25 Conselhos, participando de oficinas com profissionais competentes e interessados em dividir os seus conhecimentos”, frisa o presidente, que no mês de agosto deste ano foi reeleito por unanimidade para mais um mandato à frente do Conselho.
Durante o treinamento, foram esclarecidos principalmente assuntos relacionados à legislação do Conselho e normas federais. “A Lei de Licitação (Lei 8.666/93), por exemplo, foi bastante debatida entre os presidentes e conselheiros. Sabemos que alguns presidentes foram reeleitos e outros conselheiros também já conhecem as regras. Mesmo assim, é importante relembrá-las. É fundamental que todas as normas sejam cumpridas para que tenhamos uma gestão de sucesso, pois tudo isso reflete diretamente no crescimento da categoria dos corretores de imóveis e no mercado imobiliário”, completa Sérgio Sobral. O atual diretor secretário do Creci-SE, André Cardoso, que assumirá a vice-presidência do Conselho no próximo ano, destaca a importância das oficinas ministradas durante o encontro.
“Temas diversos e de grande relevância para o trabalho que desenvolvemos em nossos estados foram abordados: projetos, fiscalização, COAF, formas de comunicação, aspectos institucionais, técnicas contábeis, dívida ativa, responsabilidades fiscais, lei da transparência etc. E o melhor é que pudemos discutir todos os assuntos com profissionais experientes, inclusive da diretoria do COFECI. Exemplo disso, o presidente João Teodoro da Silva ministrou uma oficina voltada para os presidentes dos Crecis; já o diretor tesoureiro Armando Cavalcanti orientou os diretores tesoureiros da próxima gestão; o diretor secretário Sérgio Sobral, por sua vez, ministrou o curso para os diretores secretários”, pontua André Cardoso.
Créditos da foto: George Duarte / COFECI