Desde a segunda-feira, 07, representantes de todos os CRECIs estão reunidos para realizar um balanço do ano.

A última Plenária Federal do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) aconteceu nesta semana, em Foz do Iguaçu (PR). Representantes de todos os Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis (CRECIs) se reuniram para realizar um balanço de 2015. Além de julgar processos disciplinares de todas as regiões do país, a diretoria do Sistema Cofeci-Creci teve a oportunidade de analisar resoluções, alinhar procedimentos e debater interesses comuns aos corretores de imóveis e ao mercado imobiliário, pontuando ações futuras.

Representando o Creci Sergipe, participaram do encontro o presidente Sérgio Sobral; a diretora administrativa Fatima Sobral; o diretor secretário André Cardoso e o suplente de conselheiro federal, José Herval Machado. Fatima Sobral, única mulher conselheira federal, participou da Sessão de Julgamento de Processos Disciplinares, na Terceira Câmara Recursal. Também foi realizada a última reunião da Comissão de Elaboração de Resoluções e Projetos (CERP), para análise de novas resoluções do Sistema Cofeci-Creci. Para Sérgio Sobral, este último encontro foi especial, em virtude dos altos e baixos do mercado ao longo do corrente ano.

“A última Plenária Federal é a mais importante reunião do Sistema Cofeci-Creci, porque encerra os trabalhos realizados durante o ano e estabelece as novas metas para o ano seguinte. É uma programação intensa com discussões que envolvem o setor imobiliário brasileiro. O ano de 2015 não foi fácil, foram muitas mudanças no cenário econômico, que impactaram diretamente o mercado imobiliário. Por outro lado, o COFECI não parou de trabalhar em prol do desenvolvimento e da adaptação da categoria aos novos cenários. Prova disso, recebemos o mais importante prêmio para o mercado imobiliário: o Global Achievement Award, concedido pela NAR ao COFECI”, afirma Sérgio Sobral.

O presidente do Creci-SE lembra também outra grande conquista do Sistema Cofeci-Creci em 2015: a criação do Programa de Qualidade Imobiliária, que será implementado em 2016. “Trata-se de um ciclo evolutivo de gestão para imobiliárias. A cada fase concluída, as empresas passarão por auditorias para a conquista do certificado e do Selo de Qualidade bronze, ouro e prata. Assim, as imobiliárias podem ganhar mais espaço no mercado, enquanto os corretores crescem e se desenvolvem mais profissionalmente. Estamos confiantes de que o próximo ano será de oportunidades muito bem aproveitadas”, explica Sobral.

O deputado federal Edmar Arruda (PSC-PR), que é um dos representantes dos corretores de imóveis na Câmara Federal, em Brasília, esteve presente na Reunião de Diretoria do Sistema Cofeci-Creci para renovar o compromisso com a categoria e o setor imobiliário.

No último dia 3, o Creci-SE realizou a quarta e última sessão plenária deste ano, reunindo conselheiros e membros da diretoria do órgão para analisar e julgar os pedidos de inscrição, suspensão, transferência e cancelamento feitos por profissionais e empresas do ramo imobiliário.