Entre as vantagens do PQI está o ganho notável de espaço no mercado.

O Sistema Cofeci-Creci desenvolveu o Programa de Qualidade Imobiliária (PQI), um ciclo evolutivo de gestão para imobiliárias. O processo é dividido em três etapas, e as empresas passarão por auditorias a cada fase concluída para a conquista do certificado e do Selo de Qualidade bronze, ouro e prata. Entre as vantagens do PQI está o ganho notável de espaço no mercado. Já os corretores de imóveis são beneficiados com crescimento e desenvolvimento profissional. A adesão não é obrigatória, trata-se de mais uma iniciativa do Conselho Federal de Corretores de Imóveis para fortalecer o mercado imobiliário.

A meta é aumentar ajudar as imobiliárias a aumentarem sua eficiência operacional e comercial. As empresas que aderirem ao programa serão preparadas, inicialmente, para diagnóstico completo sobre a situação da organização; planejamento do Sistema de Gestão; definição dos objetivos estratégicos (Método CANVAS); processo de Gestão de Risco; gestão de documentos e informação; processo comercial e atendimento ao cliente, entre outros pontos fundamentais na rotina de uma empresa de sucesso. Após uma auditoria externa de certificação, a imobiliária receberá o selo bronze do COFECI e o certificado internacional ISO 9001.

E as orientações não param por aí. Após trabalhar pelo aumento da eficiência operacional e comercial, o programa segue com foco no fortalecimento do marketing da imobiliária. Orientações diversas serão passadas: como criar ou reformular o site para aumentar captação de leads, como controlar e medir os esforços da venda, boas práticas sobre estratégias e campanhas de marketing digital, estratégias para converter leads em clientes, entre outras. Em seguida, a imobiliária passará por nova auditoria para garantir o funcionamento do sistema de gestão de qualidade ISO 9001 e as boas práticas de mercado sugeridas pelo COFECI. Com a renovação do certificado ISO 9001, a imobiliária ganha o selo Prata.

Na terceira e última etapa, o objetivo é trabalhar para que a imobiliária, além de estar bem preparada para atuar com eficiência e excelência, também maximize os lucros e ganhe a confiança de seu cliente. Entender melhor o mercado e os clientes, identificar oportunidades e criar planos para aproveitá-las, monitorar concorrência e tomar decisões melhores baseadas em indicadores de desempenho são apenas algumas das orientações da terceira fase. Ao final, a imobiliária passa novamente por uma auditoria para receber o selo Ouro e a renovação do ISO 9001.

Para o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci-SE), Sérgio Sobral, é importante que as empresas imobiliárias apostem no desenvolvimento interno no atual cenário econômico. “O COFECI está ciente de todas as dificuldades pelas quais o país está passando. Sabe também que, ao contrário de 2008, quando o setor imobiliário alavancou a economia, agora o momento é delicado. Faltam medidas em favor da construção civil e dos negócios imobiliários em geral. Entretanto, a inércia não é uma opção. São iniciativas como esta que estimulam os profissionais do setor a continuarem investindo em excelência. As empresas imobiliárias precisam estar bem estruturadas e fortalecidas para enfrentarem todos os altos e baixos da economia”, acredita Sobral.