Durante solenidade de entrega das carteiras profissionais, os novos corretores foram orientados sobre como atuar de forma legal.

Na tarde da última terça-feira, 02, o mercado imobiliário sergipano recebeu 40 novos corretores de imóveis. Durante a solenidade de entrega das carteiras profissionais, o grupo fez o juramento da categoria e recebeu orientações sobre como atuar de forma ética. O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci-SE), Sérgio Sobral, falou um pouco sobre o trabalho dos agentes de fiscalização, as últimas ações realizadas e os convênios firmados pela entidade em benefício da categoria. Ele frisou também que o momento pode ser de oportunidades para aqueles que investirem em aperfeiçoamento e qualificação profissional.

“O Creci-SE é um órgão de credenciamento e fiscalização. Entretanto, nossas ações sempre visam o fortalecimento da profissão corretor de imóveis e do mercado imobiliário sergipano. Através de convênios com instituições de ensino, por exemplo, deixamos claro nosso posicionamento em favor da qualificação profissional como recurso de crescimento pessoal e profissional do corretor de imóveis. Até porque a tendência é a necessidade de uma especialização maior por parte dos profissionais, já que o perfil da sociedade mudou e requer profissionais que vão além de somente intermediar vendas”, ressaltou Sérgio Sobral.

O superintendente do Conselho, Geraldo Maia, compartilhou com os novos corretores algumas dicas de como atuar no mercado de forma íntegra, sempre cumprindo as resoluções estabelecidas pela legislação. “Além da habilitação legal, que vocês estão fazendo agora, é necessário que estejam sempre atentos à regularidade no Conselho, ao uso do nome profissional e do número de inscrição no Creci, à autorização de venda e locação do imóvel, ao cumprimento da tabela de honorários e ao acompanhamento dos estagiários e corretores que trabalharem para vocês. E mais, é fundamental que vocês não permitam a atuação de contraventores, os ‘falsos corretores’. Denunciem e estarão colaborando para um mercado mais justo e seguro para todos”, pontuou.

Quem também pensa no atual cenário econômico como um leque de oportunidades é o novo corretor de imóveis Pedro Álvares. “Hoje, para mim, inicia-se um novo ciclo, onde uma missão foi dada e eu tentarei dar o máximo de mim para realizar tudo aquilo que essa profissão me proporciona. Oportunidades são dadas à gente sempre diante das chamadas crises. E quando eu ouvi falar em crise, observei que o mercado de imóveis, especialmente em Sergipe, tem muito a ser explorado. Só depende de trabalho”, afirmou o profissional.

Anuidade

O prazo para pagamento da anuidade 2016 do Creci-SE é até o dia 31 de março. Até o dia 26 de fevereiro, corretores de imóveis e imobiliárias podem parcelar em até 4 (quatro) vezes sem juros o pagamento. As anuidades exigidas pelos conselhos de fiscalização profissional, como é o caso do Creci-SE, têm natureza tributária, por isso são obrigatórias. Tanto os valores das anuidades quanto as correções para quem recolhe a contribuição fora do prazo são fixados pelo COFECI, através de Resoluções que são publicadas no Diário Oficial da União, com base na Lei nº. 6.530/78 c/c Decreto 81.871/78 e alterações introduzidas pela Lei nº. 10.795/03. Aos CRECIs, cabe somente cumprir e fazer cumprir com as normas estabelecidas pelo Conselho Federal. Portanto, a Diretoria do Creci-SE não pode alterar valores de anuidades. Para mais informações e esclarecimentos de dúvidas, o Creci-SE está à disposição através dos telefones (79) 2106-6800 / 6801.