O curso foi ministrado pelo professor João Diniz, de Curitiba.

Nos últimos dias 08 e 09, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci-SE) realizou um curso de Avaliação de Imóveis de forma gratuita para 65 corretores de imóveis que se inscreveram no portal eletrônico da instituição. Trata-se da primeira capacitação do ano promovida pelo Conselho, com o intuito de contribuir para o aprimoramento profissional dos profissionais da categoria. A capacitação foi ministrada pelo professor João Diniz Marcello, que é especialista em Avaliação de Imóveis e perito avaliador judicial. Na oportunidade, os alunos foram acompanhados minuciosamente pelo professor e aproveitaram para esclarecer dúvidas.

O vice-presidente do Creci-SE, André Cardoso, reforçou a importância da iniciativa para a valorização profissional e qualificação dos corretores sergipanos. “O curso é essencial para que os profissionais possam atender melhor a sociedade, porque qualquer transação imobiliária será bem sucedida se ela tiver a correta avaliação do bem. Desta forma, o corretor vai ter como trabalhar com um preço justo de mercado. A avaliação de imóveis é o alicerce de uma boa transação imobiliária, primordial na negociação de qualquer imóvel, por isso é imprescindível que o profissional esteja apto a tal atividade”, afirmou.

O curso dá direito à inscrição no Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis (CNAI), o que permite ao corretor inscrito fazer o parecer mercadológico de avaliação de imóveis. O professor João Diniz frisou que no Brasil existem quatro categorias que estão habilitados em lei a fazer avaliação de imóveis: corretores de imóveis, engenheiros, arquitetos e oficiais de justiça. “E este cadastro de avaliação de imóveis tem como meta que todas as avaliações realizadas por corretores de imóveis inscritos tenham, para sua credibilidade e idoneidade, um selo certificador que deve ser afixado em suas avaliações”, pontuou.

O corretor de imóveis José Edson Vieira de Melo, há 44 anos no mercado, contou que decidiu se inscrever na capacitação para se atualizar. “Não é porque tenho tantos anos de profissão que tenho mais conhecimento do que outras pessoas. As coisas mudaram, o mundo mudou, a modernidade exige uma especialização. Sem contar que a turma possui pessoas novas, com outra mentalidade, e aqui me atualizo através das informações prestadas pelos próprios colegas. É a famosa troca de experiência”, argumentou o profissional.

O presidente do Creci-SE, Sérgio Sobral, garantiu que este foi apenas o primeiro de outros cursos que virão. “Nós estamos trabalhando para que neste ano, apesar das dificuldades econômicas que nosso país vem enfrentando, os corretores sergipanos tenham oportunidades de se aperfeiçoarem. Como eu sempre digo, é na crise que mais devemos nos preparar. O curso de Avaliação de Imóveis foi ofertado porque estamos vendo o grande interesse que os corretores têm demonstrado na especialização. Vamos continuar trazendo cursos e palestras com as melhores condições possíveis”, concluiu Sobral.