Quem ministrou o curso foi o presidente da ANOREG-SE, Sérgio Abi-Sáber
Na última semana, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (CRECI-SE) promoveu o curso de Documentação Cartorária, ministrado pelo presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Sergipe (ANOREG-SE), Sérgio Abi-Sáber – que também é oficial registrador do cartório de Estância. Como sabemos, a documentação cartorária é produzida pelo notário ou pelo tabelião, cuja função é lavrar atos e contratos que exigem forma e autenticidade legais e públicas. Onde entra a importância do corretor de imóveis nesse contexto? Conforme determina a Lei nº 6.530/1978, compete ao corretor de imóveis exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária.
E só há uma saída para evitar contratempos e processos: o conhecimento. O corretor Adoilson Guimarães, que já participou de outro curso ofertado pelo Conselho, sabe que é fundamental estar ciente de noções de documentação cartorária. “É muito importante o profissional estar atualizado até para trabalhar melhor no mercado, explicar melhor ao seu cliente como ele deve agir”, frisou. O vice-presidente do Conselho, André Cardoso, reforçou que o corretor de imóveis precisa dar um norte ao cliente, assessorá-lo. Para isso, é essencial que o profissional conheça, por exemplo, todas as certidões envolvidas numa negociação, as mudanças recentes no Código de Processo Civil referentes à possibilidade de usucapião diretamente em cartório, entre outros assuntos.
“O CRECI entende que a valorização da categoria depende também do aprendizado, do aprimoramento profissional. Fizemos aqui uma sistemática para que praticamente todo mês sejam ofertados cursos voltados para o corretor, e sempre com as melhores condições possíveis. Já tivemos curso de Avaliação Imobiliária, Direito Imobiliário e agora realizamos com sucesso este de Documentação Cartorária”, ressaltou o vice-presidente do Conselho, André Cardoso. O professor Sérgio Abi-Sáber também destacou a importância do tema. “O corretor é o profissional responsável pela intermediação do negócio jurídico e, até certo ponto, pelo assessoramento das partes; é responsável por reunir toda essa documentação e dar uma satisfação para que o negócio seja feito de forma válida e eficaz”, pontuou.