O CRECI Sergipe aderiu ao processo de conciliação, que tem como objetivo resolver pendências entre as partes

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (CRECI/SE) aderiu ao Mutirão Nacional da Conciliação, instituído nesta semana pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI). Trata-se de um plano especial de negociação de dívidas dos corretores de imóveis junto aos Conselhos Regionais, o qual possibilitará aos corretores negociarem diretamente em seu Regional as anuidades e multas vencidas e não pagas de exercícios anteriores. E mais: a anuidade do ano corrente pode ser incluída no processo. O período de conciliação tem início nesta segunda-feira, 13, e segue até o dia 1º de julho de 2016.

 Durante o mutirão, o corretor de imóveis se beneficiará de descontos e parcelamentos especiais, pois a Resolução COFECI nº 1.384/2016 prevê a possibilidade de parcelamento dos débitos em até 20 vezes, com parcelas fixas, e descontos de até 50% no valor das multas. O objetivo é resolver pendências entre as partes (tanto administrativas como judiciais), pondo fim à inadimplência, tudo mediante a celebração de um Termo de Ajuste de Débito (TAD).

“Acredito que a crise observada no cenário nacional motivou o COFECI a editar a Resolução nº 1384/2016, facilitando aos inscritos manter sua regularidade e aptidão junto aos Regionais, possibilitando condições especiais de parcelamentos e descontos, mesmo diante de eventuais dificuldades financeiras”, ponderou Walber Muniz, assessor jurídico do CRECI/SE.

Uma vez realizada a negociação e o pagamento da primeira parcela, o corretor estará apto a atuar. Vale frisar que a inadimplência no pagamento de quaisquer das parcelas pactuadas no TAD resultará no cancelamento automático do acordo e o saldo devedor será o valor originário subtraído do valor efetivamente pago em cada parcela, entre outras penas. O mutirão acontece entre os dias 13 de junho e 1º de julho, das 08h às 12h e 14h às 17h, na sede do CRECI/SE, situada à rua Arauá, nº 919, bairro São José, Aracaju – Sergipe.  Para mais informações, o CRECI Sergipe está à disposição através do telefone (79) 2106-6801 ou diretamente em sua sede.

NOTAS

Aprimoramento profissional

No próximo dia 20, o CRECI/SE oferece mais um curso: Visão Geral do Financiamento Imobiliário. A capacitação será ministrada pelo gerente regional de Construção Civil da CAIXA, Rubens Fülber, no auditório do Conselho, das 18h às 22h. Para se inscrever, é necessário ser corretor de imóveis credenciado no CRECI Sergipe e estar regular com o Conselho. As inscrições serão abertas nesta segunda-feira, 13, às 09h, no portal https://crecise.gov.br/. Vale frisar que as vagas são limitadas.

Plenária

O Presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 16ª Região (CRECI-SE), em conformidade com o art. 8º, II, do Regimento Interno, convoca e faz saber que no próximo dia 06 de Julho será realizada a segunda SESSÃO PLENÁRIA Ordinária deste Conselho do ano de 2016. A Assembleia acontecerá no auditório do CRECI-SE, situado à Rua Arauá, 919, São José, nesta, a partir das 14h30. Oportunamente informa aos interessados em inscrição ou qualquer outro serviço inerente a aprovação da mesma que o requerimento deverá ser feito até o dia 23/06/2016 (quinta-feira), obedecidos todos os requisitos e prazo máximo de análise pela COAPIN (Comissão de Análise de Processos de Inscrição).