CRECI-SE destaca importância de atuar no pós-venda
Manter contato com o cliente após a venda do imóvel pode ser o seu diferencial!
Um corretor de imóveis trabalha com objetivo de concretizar a venda, oferecendo ao cliente o que ele procura, mas engane-se quem pensa que a atividade desse profissional se resume a isso ou encerra quando a compra é oficializada. O sábio corretor reconhece a importância do pós-venda e mantém o contato com o comprador, respondendo possíveis dúvidas e realizando aproximação com o cliente. Pensando nisso, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (CRECI/SE) destaca o papel do pós-venda. Um trabalho feito por poucos que traz como frutos a fidelização de clientes e a conquista de novos compradores.
A atuação do corretor após a venda de um imóvel acontece de duas maneiras: o pós-venda ativo e receptivo. O trabalho ativo é caracterizado pela prática de entrar em contato com o comprador do imóvel depois da aquisição. Ou seja, o profissional toma a inciativa de falar com o cliente, verificando se ele ainda possui algum questionamento a fazer, procurando esclarecer possíveis dúvidas. O pós-venda ativo é o momento ideal de conquistar uma indicação segura, pois se o cliente estiver satisfeito com o atendimento, certamente indicará novos possíveis compradores, o que pode ser sinônimo de futuras negociações.
“Bons contatos rendem bons negócios. O corretor de imóveis precisa se lembrar disso e, além de manter-se atualizado, deve procurar esse diálogo constante com seus clientes, fazendo desse contato o seu diferencial. Aquilo que irá colocá-lo em uma posição destaque no mercado de trabalho”, ressalta o presidente do CRECI/SE, Sérgio Sobral.
Já o pós-venda receptivo é o espaço que o profissional dá ao cliente que entrou em contato porque já adquiriu o imóvel e ainda tem dúvidas ou precisa de apoio, esse é o momento do feedback. O cliente pode ter chegar ao profissional através de ligação, e-mail, contato via WhatsApp ou até mensagem em perfil no Facebook.
Alguns corretores e imobiliárias temem esta ferramenta, mas deixam passar o que há de mais importante para corrigir falhas futuras ou erros banais que só uma devolutiva bem feita lhe daria condições de melhorar nos próximos atendimentos. Quando bem feito, o pós-venda receptivo é uma excelente ferramenta para fidelização e indicação de clientes.
Para isso, o corretor de imóveis deve ser sincero com o comprador, respondendo apenas o que souber e, quando não tiver a resposta, explicando que buscará a informação e retornará assim que possível. No caso de reclamações, é importante que o profissional verifique todo histórico da venda e busque uma solução para o problema do comprador, apresentando-se como um facilitador, dando o caminho e acompanhando a evolução com objetivo de encontrar uma resolução para o impasse. Quando o cliente elogiar, o profissional da corretagem pode e deve aproveitar o gancho, perguntando se ele não poderia fazer um depoimento que pode ser compartilhado nos canais de comunicação atualizados pelo profissional para que fidelizados e futuros compradores conheçam seu trabalho.
O corretor não pode esquecer que o cliente espera dele, enquanto profissional capacitado, a mesma atenção e segurança durante todo processo que engloba a compra de um imóvel. O que confere ao pós-venda um papel fundamental na atividade diária da profissão, devendo ser estimulado e colocado em prática com frequência.