Novas medidas já estão em vigor e devem reaquecer o mercado imobiliário
O financiamento, na maioria das vezes, é o caminho para quem deseja comprar um imóvel. Bom para o comprador e para o corretor que, tendo o conhecimento sobre o assunto, poderá garantir o fechamento de mais um negócio. Ciente disto, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (CRECI/SE) vem atualizar os profissionais a respeito das novas regras para financiar um imóvel pela Caixa Econômica Federal, instituição responsável por 67% do financiamento imobiliário do país, que entraram em vigor na última segunda-feira, 25 de julho.
O teto para financiar um imóvel pela Caixa dentro do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), que financia unidades de maior valor, com recursos de fundos de pensão, fundos de renda fixa, companhias seguradoras e bancos de investimento, saltou de 1,5 milhão de reais para até 3 milhões de reais. Com as novas medidas, a cota máxima na modalidade, voltada a unidades a partir de R$ 750 mil, subiu de 60% para 70% para aquisição de usados e de 70% para 80% para novos, compra de terreno e construção, reforma ou ampliação. Devido as mudanças, a instituição bancária também passa a financiar uma maior parcela do imóvel, nos casos de portabilidade do contrato imobiliário, fechado pelo mutuário com outro banco. A cota, que era de 50%, subiu para 70%. As alterações não afetam operações feitas por meio do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), que trabalha com recursos da poupança e do FGTS.
Para o presidente do CRECI/SE, Sérgio Sobral, as mudanças são positivas e devem reaquecer o setor. “As medidas que foram implantadas em julho, apesar de serem voltadas para um mercado mais restrito, são bem- vindas porque darão um novo fôlego ao setor, facilitando as negociações. Pode ser bom momento para a compra também, porque as construtoras se retraíram ano passado e mais à frente é possível que exista uma diminuição no número de imóveis disponíveis. Se o corretor possui um cliente com a possibilidade de realizar uma compra, pode ser um excelente momento o para concretização do negócio”, destaca.
Em entrevista concedida ao jornal o Globo, o atual presidente do banco, Gilberto Occhi, disse que a entidade pretende trazer, ainda este ano, mais facilidades para obtenção de crédito imobiliário, com redução de taxas, dependendo do perfil do cliente, e maior cota de financiamento.
Agora, a expectativa de consumidores e profissionais é que essa redução dos juros para esse tipo de financiamento aconteça logo, o que deve impactar de forma mais significativa nas vendas e, consequentemente, na aquisição da tão sonhada casa própria. Nesse sentido, o banco estatal afirma que já montou um grupo de estudo para viabilizar a adoção de juros menores e um número mais baixo de parcelas de amortização, com objetivo de incentivar o mercado imobiliário e minimizar os efeitos das sucessivas elevações nos juros promovidas em 2015 e no início deste ano.
CURSO
Sabendo a importância que uma boa comunicação possui na atuação do corretor de imóvel, o CRECI/SE apoia a realização do curso “Como falar bem em reuniões e apresentações”, ministrado pelo professor Carlos Conce, mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. O curso se propõe a ensinar como controlar a timidez ao falar em público, trabalhando a postura e autoconfiança dos profissionais. O evento acontece no dia 6 de agosto, das 8h30 às17h30, no auditório Leiloeiro Marcelo Hora (anexo ao Espaço Emes). Vale destacar que os corretores credenciados ao CRECI/SE terão desconto na inscrição do curso.