Presidente do CRECI-SE participa de reunião com diretoria da Caixa Econômica
Encontro apresentou a diretoria da Caixa os pontos de vista dos corretores
No último dia 3 de agosto, o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (CRECI-SE), Sérgio Sobral, esteve em Brasília onde participou de reunião entre o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), do qual é diretor secretário, e a diretoria da Caixa Econômica Federal. O encontro contou com a presença do diretor-executivo de Habitação da Caixa, Teotonio Rezende, do presidente do COFECI, João Teodoro, e de mais 14 profissionais de três setores do banco. A reunião discutiu o retorno das vendas de imóveis adjudicados pelo banco por corretores, a avaliação de mercado e a criação de um convênio para fiscalização do programa “Minha Casa, Minha Vida”.
Sérgio Sobral acredita que o encontro renderá bons frutos para categoria. “Foram abordados três temas de interesse dos profissionais e que fortalecerão o setor. O primeiro foi à retomada das vendas de imóveis adjudicados. Diferente do que acontecia 10 anos atrás, hoje o banco contrata apenas imobiliárias para venda de seus imóveis adjudicados e as imobiliárias, por sua vez, subcontratam um corretor para realizar a venda, o que tem apresentado um resultado menor e menos eficiente do que quando a Caixa repassava seus imóveis diretamente aos profissionais através de convênio com o COFECI ou CRECIs. Entendemos que se a entidade bancária remunera as imobiliárias, por que não fazê-lo diretamente aos profissionais, sob a forma de honorários, ou ao órgão conveniado do mesmo modo que faz às imobiliárias? ”, questiona o presidente, continuando.
“Outro assunto importante, debatido durante a reunião, foi a avaliação de mercado. Apesar da resolução 957/2006 afirmar que o corretor possui competência para elaborar parecer técnico de avaliação e mesmo com a vitória em ação movida pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia que questionava a legitimidade do profissional da corretagem enquanto avaliador, a Caixa continua lançando editais de concorrência para contratação de engenheiros avaliadores, ignorando completamente os corretores inscritos no Cadastro Nacional do Avaliadores Imobiliários. Sendo assim, solicitamos que a Caixa reconheça a condição legal do corretor avaliador e passe a inclui-lo nas chamadas públicas”, explica Sérgio Sobral, completando.
“Um estudo dessas duas propostas já está em andamento para que possamos ter uma resposta a curto prazo sobre essas questões que trarão melhorias para os profissionais”, ressalta.
Por fim, foi colocado em discussão o firmamento de um convênio entre a Caixa e o COFECI. “Para evitar os casos de irregularidades na comercialização de imóveis do Programa “Minha Casa, Minha Vida” e atuação de profissionais não credenciados ao Conselho, o COFECI propõe a assinatura de um convênio, para que os agentes fiscais do Sistema Cofeci-Creci, sob orientação da Caixa, fiscalizem o programa. O trabalho dos fiscais é positivo para população, para o banco e para os corretores. Hoje o Cofeci-Creci possui uma equipe média de 200 fiscais em todo Brasil que circula pelas cidades fazendo a fiscalização de empreendimentos, a atividade dos profissionais e de empresas do ramo imobiliário”, conclui o presidente do CRECI/SE.
FEIRÃO DE IMÓVEIS
O CRECI-SE marcou presença na II Feira de Imóveis da Associação dos Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário de Sergipe (Ademi/SE), realizada de 3 a 6 de agosto, no Iate Clube. Na abertura da Feira, participaram o vice-presidente do CRECI/SE, André Cardoso (representando o presidente Sérgio Sobral), o diretor 2° secretário Hunaldo Lima, o superintendente Geraldo Maia e a equipe de fiscalização, que esteve presente nos quatro dias de evento, visitando os estandes, solicitando o número do Creci e orientando os corretores de imóveis.