Frente Parlamentar do Mercado Imobiliário se reúne em Brasília
Frente é composta por 170 deputados e 22 senadores.
Poucos sabem, mas o setor imobiliário possui voz legislativa graças a um importante instrumento: a Frente Parlamentar Mista do Mercado Imobiliário. Através dela, a indústria da construção civil e o mercado imobiliário podem fazer-se representados nas instâncias oficiais. Criada em 2015, pelo Sistema Cofeci-Creci (Conselho Federal e Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis), a Frente é composta por 170 deputados federais e 22 senadores, tendo como presidente o deputado federal, Izalci Lucas Ferreira (PSDB).
Na última semana, a Frente do Mercado Imobiliário se reuniu novamente, em Brasília, com o intuito de formular políticas públicas que deem novo fôlego ao setor e, especialmente, que promovam benefícios aos corretores de imóveis e aos cidadãos, no momento de negociar suas propriedades. Na ocasião, também foi apresentada a Agenda Legislativa dos Corretores de Imóveis 2016, que traz 53 projetos de lei, em tramitação no Congresso, de interesse da categoria. A partir desse material, o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), realiza reuniões parlamentares para propor alterações e sugestões que garantam a qualidade do trabalho dos corretores.
Durante o encontro, o presidente da Frente, o deputado federal Izalci Ferreira, se mostrou favorável a políticas que desburocratizem os procedimentos da transação imobiliária. “Há muito a ser feito pelo setor, sobretudo no tocante ao excesso de burocracia existente. Aqui em Brasília para se conseguir um alvará de construção, leva-se mais de dois anos, isso afeta trabalhadores de diversas áreas deste importante segmento da economia, especialmente o corretor ”, destacou o parlamentar.
Para João Teodoro Silva, presidente do Cofeci, a ação possui grande significado. “A Frente possibilita o aprimoramento da legislação que regulamenta a profissão de corretor e consequentemente contribui para sua valorização. Por meio desse trabalho, temos condições de discutir todas propostas que afetam a categoria e transitam na Câmara e no Senado Federal. Estudamos os projetos para nortear o debate de forma democrática e segura, mostrando em que ponto cada projeto beneficia ou prejudica o mercado e a categoria ”, explicou Teodoro.
O presidente do CRECI/SE, Sérgio Sobral, esteve presente no evento e ressaltou a importância da Frente para defesa dos profissionais. “A Agenda Legislativa e a Frente são demonstrações de organização da nossa categoria, mostram que estamos atentos ao que nos diz respeito, além de nos aproximarem de quem decide, conquistando espaço e resultados para a nossa profissão ”, avaliou Sobral.
CICLO DE PALESTRAS
No mês do corretor, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (CRECI/SE) promove mais um evento pedagógico, visando a qualificação da categoria. Desta vez, o conselho realiza o “Ciclo de Palestras – Dia do Corretor”, que acontece na próxima quarta-feira (24), a partir das 14h30, no auditório do Senac. O evento contará com quatro palestras com temas essenciais à profissão, entre eles, o planejamento financeiro e o comportamento do vendedor.