Os palestrantes destacaram a participação dos corretores presentes.

Comportamento e responsabilidade do corretor de imóveis: este foi o tema de mais uma rodada de palestras promovida pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (CRECI-SE). O evento aconteceu na última quarta-feira, 29, no auditório do SEBRAE. Desta vez, foram ministradas as palestras “Responsabilidade Civil dos Corretores de Imóveis: minimizando os riscos da intermediação imobiliária”, ministrada pelo advogado Wendell Leonardo (BA), e “Corretor de imóveis: o produto é ótimo! O preço é atraente! E você?”, conduzida pelo administrador e professor Marcosuel Sousa (BA).

Num cenário de intensas transformações econômicas e políticas no país, muitos profissionais do mercado imobiliário sergipano têm se interessado em aprimorar seus conhecimentos. Essa resposta otimista dos corretores de imóveis, em especial, é uma injeção de ânimo para a diretoria do Conselho, que pretende continuar buscando cada vez mais capacitações para a categoria. “O CRECI está investindo em aprimoramento profissional porque acredita que o bom corretor de imóveis se destaca pelo conhecimento. Quanto mais corretores qualificados e atualizados, mais fortalecido fica nosso mercado. Eu fico muito satisfeito ao ver que os corretores sergipanos estão se movimentando, buscando acompanhar o dinamismo do mercado”, ressaltou Sérgio Sobral, presidente do Conselho.

Corretor de imóveis há 20 anos, Iranildo Araújo participa dos cursos e palestras sempre que pode, e sabe da importância de cada uma dessas capacitações. “Hoje o corretor precisa estar antenado com a lei, com o Código de Ética e o Código Civil. Algumas pessoas não se preocupam com a documentação, com o contrato de prestação de serviços ao cliente ou mesmo com a autorização de venda. Essas palestras abrem nossos olhos para que tenhamos mais atenção e pensemos sempre de forma profissional dentro da lei”, pontuou.

A corretora Mônica Levita, atuante há 15 anos no mercado, concordou com o colega. “Intermediar é muito importante, mas como falou o palestrante Dr Wendell, é fundamental não focar no lucro, e sim em cativar o cliente, dar todas as informações e sempre em acordo com a lei, para que não venha a ter problemas temos credibilidade perante os clientes. É como o palestrante disse: hoje, normalmente, esse cliente indica o corretor que lhe prestou serviços. E se esse corretor passou todas as informações necessárias, se foi de caráter e de profissionalismo, a tendência é conquistar novos clientes”, afirmou.

O palestrante Wendell Leonardo parabenizou a iniciativa do CRECI e chamou a atenção para a relevância do tema tratado na oportunidade. “Falar da responsabilidade civil do corretor é um assunto importantíssimo. Conhecer a legislação, a temática que envolve o trabalho do corretor no dia a dia, é fundamental para que ele possa desenvolver sua atividade com ética, diligência, prudência, sempre observando os princípios legais, respeitando os princípios da boa fé, da lealdade, da sinceridade com o cliente, sendo transparente nas informações. Tudo isso é importante para que o corretor, no exercício de sua atividade, evite causar danos ao seu cliente. E, trabalhando dessa forma, ele só fidelizará clientes e engrandecerá ainda mais a profissão”, destacou o advogado.

“Nós vivemos numa era do conhecimento”, afirmou o palestrante Marcosuel Sousa, que falou sobre comportamento do corretor de imóveis. “O que destaca o profissional no mercado de trabalho é justamente essa diferencial competitivo. Ele busca conhecer profundamente sua atividade, linkando não somente os aspectos técnicos da aprendizagem da atividade que ele escolheu fazer, mas entendendo que seu comportamento diz muito em relação ao sucesso que terá no mercado. Hoje a linha da competitividade é muito tênue, porque existem muitos profissionais disponíveis dizendo que podem fazer, mas a forma como eles fazem é o que vai fazer a diferença”, argumentou o administrador.

Ambos destacaram a participação dos corretores presentes. “A interação foi show. Nós, palestrantes, ficamos ali em cima olhando nos olhos de quem está assistindo pra ver que nível de comentários podemos fazer. O processo é reflexivo. E quando você chama para refletir sobre determinado assunto, as pessoas começam a se perceber dentro desse contexto, vão ficando cada vez mais interessadas e acho que o resultado foi bom”, concluiu Marcosuel.