O corretor que participar estará capacitado a atuar como mediador e juiz arbitral em qualquer Câmara Arbitral do Brasil

A arbitragem e mediação são utilizadas há anos no Brasil como alternativa à justiça tradicional para a resolução de litígios, sendo um dos Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias. A Mediação é um mecanismo amigável de resolução de conflitos em que uma terceira pessoa é escolhida pelas partes para estimular o diálogo cooperativo entre elas e, assim, alcançarem em consenso a solução das controvérsias em que estão envolvidas. Tanto os árbitros como os mediadores indicados e aceitos pelas partes devem ser especialistas nas matérias tratadas.

Pensando na relevância desta alternativa, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (CRECI/SE) resolveu promover o curso de Mediação e Arbitragem. Serão abertas 60 vagas voltadas preferencialmente para corretores de imóveis, que atuam diretamente com o mercado imobiliário. O curso abrange transmissão de conhecimentos de métodos e mecanismos de soluções de litígios, através de técnicas de psicologia, negociação, conciliação, mediação. Após sua conclusão, os participantes receberão certificados e automaticamente estarão aptos a atuar como mediadores e árbitros nos termos das Leis 13.140/2015 e Lei 9.307/96, alterada pela Lei 13.129/2015.

 O curso será coordenado pelo Juiz José Anselmo de Oliveira e está previsto para iniciar no dia 28 de novembro. Interessados estão convidados a acessarem o portal eletrônico do Conselho (https://crecise.gov.br/) para votar numa enquete que estuda os melhores dias da semana e horários para a realização da capacitação. Para os corretores de imóveis, o CRECI/SE irá disponibilizar o curso mediante o investimento de R$ 300,00, aos demais profissionais, o curso será viabilizado pelo valor de R$ 600,00.

“Esse curso que estamos promovendo é de grande importância para todo o segmento, especialmente para o corretor que participar, pois estará capacitado a atuar como mediador e juiz arbitral em qualquer Câmara Arbitral do Brasil. É uma oportunidade de aumentar o retorno financeiro e, principalmente, de agilizar processos”, explica o presidente do CRECI/SE, Sérgio Sobral, acrescentando que está nos planos do Conselho a implantação de uma Câmara Imobiliária de Mediação e Arbitragem. “A princípio, nós pensamos em implantar a Câmara Arbitral no Conselho para buscar soluções mais rápidas nos casos que envolvem os honorários do corretor. Mas estamos falando de uma iniciativa que tem como objetivo primordial atuar na solução de diversos litígios com ênfase no mercado imobiliário. Ou seja, é muito importante para os corretores e empresas imobiliárias, mas também para os clientes em geral (vendedores e compradores, locadores e locatários). A meta é uma só: promover a celeridade processual”, pontua Sobral.

O Creci-SE quer saber!

NOTA

Em virtude do transtorno ocorrido no site do CRECI no período de abertura das inscrições para o curso de Avaliação de Imóveis, informamos que as inscrições para os próximos cursos e palestras promovidos por este Conselho, serão realizadas somente de forma presencial, ou seja, diretamente na sede deste Regional (Rua Arauá, 919, Bairro São José, Aracaju/SE).