“Quando bem comprado e bem administrado, o imóvel representa um dos melhores investimentos que existe”, diz professor
“Um leque de oportunidades”. Para a corretora de imóveis Áurea Ávila, creci nº 2.352, é o que proporciona o curso de Avaliação de Imóveis, promovido nos últimos dias 25 e 26 pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (CRECI-SE). A profissional garante que a capacitação ampliou a visão que ela e seus colegas tinham em termos de mercado. “É um diferencial em nossas rotinas imobiliárias. Hoje nós temos a situação do preço e da avaliação, como foi dito aqui no curso. O proprietário do imóvel pode atribuir um preço baseado no valor sentimental, por exemplo, mas que não condiz com o valor de mercado. Com esse conhecimento aqui, nós vamos atribuir o valor correto do imóvel”, pontuou a corretora.
E Áurea reconhece: alguns anos após o mercado ter passado por um período de boom, com grande aquecimento e recorde de vendas, hoje é preciso se adequar a uma nova realidade de valores no mercado. O funcionamento do mercado imobiliário foi apenas um dos temas abordados durante o curso. Esta foi a terceira turma concluída com sucesso através de uma capacitação ofertada – de forma gratuita – pelo CRECI-SE. Mais uma vez, quem ministrou foi o corretor de imóveis, perito avaliador judicial e especialista em Avaliação Imobiliária, João Diniz Marcello. O professor explicou que o Brasil está passando por um momento em que tenta recuperar sua economia. Alguns sinais, embora ainda frágeis, já denotam uma reação no mercado imobiliário.
“As evidências que temos em todo o país são de que o mercado imobiliário está ficando um pouco melhor. Estão ocorrendo aberturas de crédito mais importantes para aquisição da casa própria e a determinação real dos valores dos imóveis neste momento é importante. Acredito que nós chegamos ao ponto em que o valor do imóvel chegou ao patamar mais baixo. Voltando a confiança do país, da economia, a tendência é que comecem a aumentar de novo. Não será àquela proporção que nós tivemos de 2008 a 2013, que foi um boom imobiliário onde os imóveis aumentaram 40, 60 %. Isso dificilmente vai ocorrer novamente. O que estou falando é de um aumento com base no Índice Nacional da Construção Civil (INCC)”, ressaltou o professor.
João Diniz argumenta que o imóvel continua sendo o investimento mais seguro. “A quem tem dinheiro e coragem, eu diria que a hora de investir em imóvel é agora. Quando bem comprado e bem administrado, o imóvel representa um dos melhores investimentos que existe”, pontuou. E o perito falou um pouco também sobre a importância do corretor avaliador nesse contexto. “Os corretores, a partir da habilitação da Lei 6.530/78, começaram a disputar o mercado com engenheiros e arquitetos. E como as avaliações dos corretores são com base mercadológica, para os juízes, para as prefeituras, autarquias e pessoas que solicitam a avaliação, a metodologia utilizada pelos corretores é muito mais simples. É mais entendível, porque ela não é baseada em inferência estatísticas, regressões múltiplas, cálculos, variáveis dicotômicas”, frisou.
O professor afirma que a avaliação de imóveis se trata de um segmento rentável, mas alerta: é preciso atualização frequente, conhecimento e, especialmente, sair daquelas avaliações baseadas somente em opiniões, as conhecidas como “achômetro”. O ideal é fazer uma avaliação técnica, baseada em dados técnicos e pesquisas de mercado. Isto sim, garante Diniz, é fundamental para que o mercado possa contar com avaliadores de credibilidade, idoneidade.
Sérgio Sobral, presidente do CRECI-SE, ao fazer a abertura do curso, comentou o aumento de corretores interessados em aprimoramentos. “Quando um corretor opta por se especializar, todos saem ganhando: o próprio corretor, seus clientes e o mercado imobiliário. Há algum tempo foi realizada uma enquete no site do Conselho, juntamente com a Universidade Tiradentes, para saber quais cursos os corretores de Sergipe mais queriam. Em primeiro lugar foi o de Avaliação de Imóveis, que é, sem dúvidas, a base de toda venda. Em segundo, Direito Imobiliário seguido de Documentação Cartorária, Marketing, entre outros. Então, baseados nessa enquete, estamos organizando a programação de cursos mensais”, frisou, acrescentando a importância da iniciativa. “Numa época dessas, de mudanças e problemas conjunturais, quem não se aperfeiçoa com frequência, está fora do mercado”, alertou Sobral.