O corretor que concluir o curso estará capacitado a atuar como mediador e juiz arbitral em qualquer Câmara Arbitral do Brasil
O curso de Mediação e Arbitragem, resultado de uma parceria entre o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (CRECI-SE) e o Juiz José Anselmo de Oliveira, já está com as inscrições abertas. Terá início no dia 28 de novembro e segue até o dia 12 de dezembro, com aulas de segunda à sexta, das 14h às 18h. São 60 vagas voltadas preferencialmente para corretores de imóveis, que atuam diretamente com o mercado imobiliário.
A arbitragem e mediação são utilizadas há anos no Brasil como alternativa à justiça tradicional para a resolução de litígios, sendo um dos Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias. A Mediação é um mecanismo amigável de resolução de conflitos em que uma terceira pessoa é escolhida pelas partes para estimular o diálogo cooperativo entre elas e, assim, alcançarem em consenso a solução das controvérsias em que estão envolvidas. Tanto os árbitros como os mediadores indicados e aceitos pelas partes devem ser especialistas nas matérias tratadas.
O curso, que será coordenado pelo Dr. José Anselmo de Oliveira, irá abranger transmissão de conhecimentos de métodos e mecanismos de soluções de litígios, através de técnicas de psicologia, negociação, conciliação, mediação. Após sua conclusão, os participantes receberão certificados e automaticamente estarão aptos a atuar como mediadores e árbitros nos termos das Leis 13.140/2015 e Lei 9.307/96, alterada pela Lei 13.129/2015.
O presidente do CRECI-SE, Sérgio Sobral, reforça que o curso de Mediação e Arbitragem é de grande importância para todo o segmento, especialmente para o corretor que participar, pois estará capacitado a atuar como mediador e juiz arbitral em qualquer Câmara Arbitral do Brasil. “É uma oportunidade de aumentar o retorno financeiro e, principalmente, de agilizar processos”, explica. Vale lembrar que está nos planos do Conselho a implantação de uma Câmara Imobiliária de Mediação e Arbitragem. “A princípio, nós pensamos em implantar a Câmara Arbitral no Conselho para buscar soluções mais rápidas nos casos que envolvem os honorários do corretor. Mas estamos falando de uma iniciativa que tem como objetivo primordial atuar na solução de diversos litígios com ênfase no mercado imobiliário”, pontua Sobral.
Trata-se de uma iniciativa que beneficia tanto os corretores e empresas imobiliárias, como também os clientes em geral (vendedores e compradores, locadores e locatários). Como bem frisou o presidente, a meta é uma só: promover a celeridade processual. As inscrições devem ser feitas presencialmente na sede do Conselho. Para os corretores de imóveis, o CRECI-SE irá disponibilizar o curso mediante o investimento de R$ 300,00; aos demais profissionais, o curso será viabilizado pelo valor de R$ 600,00. Para mais informações, o Conselho está à disposição através do telefone (79) 2106-6801.