As palestras foram ministradas pelos consultores Marco Gonçalves e Sérgio Almeida

Auditório lotado e muita interação entre público e palestrantes: foi assim a tarde do dia 18 de novembro na sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (CRECI/SE). Mais de 70 profissionais foram assistir à Rodada de Palestras “Vendendo Imóveis e Encantando Clientes”, promovida pelo Conselho. Foram duas palestras: a primeira, “Técnicas de Vendas”, foi ministrada pelo consultor empresarial Marco Gonçalves; a segunda abordou o tema “Ganhos e Lucros de ser um Corretor Encantador de Clientes”, e foi conduzida pelo consultor e escritor Sérgio Almeida.

dsc00839
“Foram tratados temas que vivenciamos no dia a dia de nosso ofício, e que só tendem a engrandecer nossa profissão”, resumiu o corretor de imóveis Esley Trindade, que entrou no mercado há um ano e meio e já tem consciência da importância do aprimoramento. “Triste do profissional que não procura conhecimentos para se especializar em sua área e, assim, poder dar o melhor ao seu cliente. Entrei no período de crise, com muitas pessoas me estimulando a não entrar porque o mercado estava ruim. Graças a Deus, hoje vivo disso. Pra mim, sucesso é ver a realização de meu cliente alcançando seu sonho, seja de moradia, de investimento ou lazer”, frisou.

A corretora de imóveis Michelle Guedes, frequentadora assídua dos cursos e palestras promovidos pelo Conselho, ressaltou que o profissional que se prepara melhor para o mercado, consequentemente se destaca. “É inquestionável a importância da preparação do corretor de imóveis justamente para fazer essa triagem do mercado imobiliário: os que vão ficar e os que não estão preparados. O palestrante Sérgio Almeida trouxe um tema atualizadíssimo, com perfeitas colocações. E é como o palestrante Marco falou: é questão de se manter atualizado, ler, estudar, participar desse tipo de palestra e treinamento. Eu convido os outros colegas a darem uma pausa e participarem”, pontuou Michelle, parabenizando o CRECI pelos treinamentos ofertados.

O palestrante Marco Gonçalves também parabenizou a iniciativa do Conselho de oferecer oportunidades contínuas de capacitação aos corretores de imóveis. Sobre as maiores dificuldades enfrentadas pelos profissionais no que tange à comunicação e às vendas, Gonçalves ressaltou que muitas pessoas ainda não absorveram de fato os processos de venda. “Ainda há o paradigma antigo de que venda é simplesmente fechar o negócio, mas é mais complexo. Existe o pós venda, a necessidade de uma rede de relacionamentos, de contatos. Não é só a tecnologia, mas também a informação que vai manter o profissional firme no mercado”, alertou o consultor empresarial.

dsc00827A interação da turma, segundo o palestrante Sérgio Almeida, foi “fantástica”. “Um trabalho que fiz com um prazer muito grande. Independente do momento que a gente passa, a gente sempre fala que a principal variável é a motivação, o trabalho interno. E o CRECI está de parabéns pela iniciativa. Senti uma energia muito boa, positiva, e aquela sensação de que a mensagem foi bem aceita”, afirmou. Sérgio concorda que o mercado ainda é carente de preocupação com o encantamento de clientes, mas acredita que tem melhorado muito.

“Estou no mercado há 27 anos, e a cada dia que passa as empresas e profissionais estão abrindo os olhos e percebendo que o caminho é o encantamento do cliente. É buscar de fato não uma propaganda vazia, mas defender o interesse do cliente, entender que nosso sucesso é a realização de nosso cliente. A cada dia, as pessoas estão caminhando nessa direção e, evidentemente, aquelas que não entenderem dessa maneira vão sofrer muito porque o mercado está cada vez mais seletivo, caminhando no sentido de um valor agregado extraordinário de integridade. Quem não caminhar nessa trilha do encantamento vai ser carta fora do baralho”, concluiu o escritor.