CRECI-SE forma primeira turma de mediadores e árbitros
Os participantes tornaram-se aptos a atuar na solução de diversos litígios com ênfase no mercado imobiliário
O curso de Mediação e Arbitragem, promovido pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (CRECI/SE) e sob a coordenação do Juiz de Direito José Anselmo de Oliveira, formou novos mediadores e árbitros. Foram duas semanas de capacitação intensa, abrangendo conhecimentos de métodos e mecanismos de soluções de litígios, através de técnicas de psicologia, negociação, conciliação, mediação. Os participantes receberam certificados e tornaram-se aptos a atuar na solução de diversos litígios com ênfase no mercado imobiliário, nos termos das Leis 13.140/2015 e Lei 9.307/96, alterada pela Lei 13.129/2015.
“Desde a década de 90, o Brasil vem tentando trazer a cultura da mediação e arbitragem para desafogar o poder judiciário e também dar celeridade no mundo dos negócios. Este curso foi muito interativo, participativo. Tenho certeza de que trouxe a ideia exata e a importância da mediação e arbitragem para a sociedade, para nossa economia e o desenvolvimento de nosso estado”, pontuou Dr. José Anselmo.
Para o advogado e assessor jurídico do CRECI/SE, Walber Muniz, o palestrante envolveu o público com suas dinâmicas. “Foi espetacular. E o CRECI vem na vanguarda do novo Código Civil, que recomenda que as autarquias federais instituam suas câmaras de mediação e arbitragem para solucionar conflitos de forma mais satisfatória a toda a sociedade”, frisou.
A arbitragem e mediação são utilizadas há anos no Brasil como alternativa à justiça tradicional para a resolução de litígios, sendo um dos Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias. A Mediação é um mecanismo amigável de resolução de conflitos em que uma terceira pessoa é escolhida pelas partes para estimular o diálogo cooperativo entre elas e, assim, alcançarem em consenso a solução das controvérsias em que estão envolvidas. Tanto os árbitros como os mediadores indicados e aceitos pelas partes devem ser especialistas nas matérias tratadas.
O empresário Luciano Milstein aprovou o curso. “Fiquei maravilhado. Vejo que com os problemas existentes hoje no cenário jurídico, as mediações vão desafogar os processos que temos no Judiciário. Fiquei muito feliz em ver que o princípio do Direito é realmente a mediação, na qual há interesses diversos e o mediador deve tomar a melhor decisão para ambas as partes. O CRECI, Dr. Anselmo e todos que participaram deste curso estão de parabéns”, ressaltou.
Em seu discurso de encerramento do curso, a diretora administrativa do Conselho, Fatima Sobral, parabenizou todos os participantes. “Vocês estão levando daqui um leque de conhecimento e experiências, porque Dr. Anselmo é tudo que temos de melhor no estado de Sergipe. Posso garantir isso porque ele também foi meu professor há alguns anos e já fez diversas palestras aqui no CRECI que foram sucesso total. Resumindo, o investimento de vocês foi excelente”, concluiu.