O superintendente do Conselho, Geraldo Maia, apresentou à turma dez dicas de como atuar de forma ética e dentro das normas

Para Alzira Anchieta, agora é tempo de focar nos desafios e se destacar no mercado imobiliário através de cursos, capacitações e parcerias. “Esta é a área à qual quero me dedicar. Estou muito feliz. Vamos esquecer a crise e criar as oportunidades”, frisou. Recentemente, ela recebeu a carteira de corretor de imóveis em solenidade realizada pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (CRECI/SE). Assim como Alzira, outros 57 profissionais entraram no segmento. A cerimônia aconteceu no auditório do Conselho, e contou com a presença de conselheiros e diretores, que aproveitaram a ocasião para saudar os novos colegas.

O superintendente do Conselho, Geraldo Maia, apresentou à turma dez dicas de como atuar de forma ética e dentro das normas, a fim de evitar infrações disciplinares. “A habilitação legal (que vocês já possuem), regularidade junto ao Conselho, uso do nome profissional, autorização de venda e locação do imóvel, cumprimento da tabela de honorários, acompanhamento de estagiários e de corretores que trabalhem com vocês, uso do número do Creci em todo e qualquer anúncio, manutenção do cadastro atualizado e combate à atuação de contraventores”, enumerou.

Sérgio Sobral, presidente do Conselho, deu as boas vindas ao grupo e falou das atividades desenvolvidas pela entidade. “O CRECI é um órgão de credenciamento e fiscalização, mas realiza um trabalho intenso de valorização da categoria, com ações diversas: cursos mensais, convênios com instituições de ensino, programas de rádio e TV, campanhas de combate ao contraventor, entre outras. Além disso, estamos lutando por mudanças na lei que rege a nossa profissão para que, por exemplo, o diploma de curso superior seja uma exigência para ser corretor”, pontuou, frisando alguns diferenciais do segmento em Sergipe.

“Nós somos o único Estado em que o corretor de imóveis assina a escritura do imóvel junto com o vendedor e o comprador. É uma lei estadual e os cartórios são orientados a cumpri-la”, ressaltou Sobral. O presidente também destacou a importância do investimento contínuo em conhecimento e especializações. “O cliente de hoje tem outro perfil. Ele tem noção de assuntos variados: memorial descritivo, financiamento, documentação… Então é essencial que o corretor esteja sempre preparado para elucidar as dúvidas que surgirem, antecipando-se de preferência. O profissional deve ser empenhado em todas as fases do negócio: pré-venda, venda e pós-venda (esta última de grande importância para estreitar a relação com o cliente)”, explicou.

Sobral encerrou seu discurso com palavras de estímulo aos corretores. “Muito se fala em crise e sabemos que ela existe de fato. Mas crise é um ciclo. E nós, brasileiros, somos especialistas em lidar com ela. Não podemos esquecer que o mercado imobiliário representa 19% do Produto Interno Bruto (PIB) de nosso país. Ou seja, é de fundamental importância para a economia. Além de ser o setor que mais contrata mão de obra não especializada, abrange diversos segmentos: construtoras, imobiliárias, corretores de imóveis, agentes financeiros, entre muitos outros ramos. É um referencial de desenvolvimento de qualquer país: quando o setor imobiliário cresce, alavanca toda a economia. Não tenho dúvidas de que vêm por aí lançamentos, salões imobiliários, investidores estrangeiros. Nós, corretores, só precisamos fazer a nossa parte: investir em conhecimento, especializações e parcerias para conseguirmos acompanhar a retomada do crescimento do setor. Sucesso a todos!”, concluiu.

NOTA

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (CRECI/SE) comunica que no período de 23 de dezembro deste ano a 06 de janeiro de 2017, estará em FÉRIAS COLETIVAS, retornando suas atividades no dia 09 de janeiro de 2017 (segunda-feira).