O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci-SE) realizou mais um curso de Documentação Cartorária na noite desta quarta-feira, 15. A capacitação foi ministrada pelo presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Sergipe, Sérgio Abi-Sáber. O auditório estava lotado de profissionais que aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas e debater os assuntos levantados pelo professor.

Os corretores aproveitaram a oportunidade para esclarecer suas dúvidas.

A responsabilidade do corretor de imóveis é grande. Ele precisa assessorar seus clientes e, para isso, deve conhecer, por exemplo, todas as certidões envolvidas numa negociação, as mudanças recentes no Código Civil referentes à possibilidade de usucapião diretamente em cartório, entre outros assuntos. E só há uma saída para evitar prejuízos: o conhecimento. O corretor Gilson Rodrigues, Creci nº 3.527, concorda que é fundamental estar ciente de noções de documentação cartorária. “Este curso veio se somar ao que precisamos no dia-a-dia. Sem determinadas informações, o corretor pode até cair em armadilhas. Hoje, por exemplo, eu me situei sobre a questão de averbar se o cliente é casado ou não. Temos que estar sempre nos atualizando para evitar problemas no futuro”, destacou o profissional.

Sérgio Abi-Sáber, que é também oficial registrador do cartório de Estância, fez uma exposição sobre o que significa a atividade notarial de registro. Ele explicou fundamentos econômicos e sociais da atividade, fundamentos legais e, do ponto de vista prático, como deve ser a atuação do corretor na transferência de propriedade em casos específicos. “Ainda existe a questão da irregularidade fundiária: muitos imóveis sem a documentação adequada para que seja feita a transferência. Além disso, falta também conhecimento técnico por parte de algumas pessoas que atuam no mercado. Os tabelionatos de notas e registros de imóveis suprem porque eles devem estar intermediando”, observou o professor, acrescentando que a turma interagiu bem e elucidou muitas dúvidas.