Em todas as profissões, a apresentação pessoal diz muito sobre a percepção que o cliente terá do profissional. No caso dos corretores de imóveis, o sucesso e o fracasso de uma negociação podem estar diretamente ligados à maneira como se dá a relação com o cliente. Pensando nisso e dando continuidade à série de cursos e palestras mensais, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (CRECI-SE) realizou, na última quinta-feira (11), mais uma edição do curso PAC (Postura, Apresentação e Comunicação).A capacitação, ofertada à categoria de forma gratuita, foi ministrada pelo professor Pompeu Tranzillo, autor do livro “Falando e Encantando em Público”, na sede do Conselho.
De forma descontraída e leve, o professor Pompeu compartilhou dicas valiosas sobre como transmitir segurança ao conversar com o cliente, estar apresentável e se portar bem. Segundo ele, a imagem que um futuro comprador faz do corretor, pessoal e profissionalmente, é reflexo do que ele transmite através de sua postura visual e comportamental. “Toda relação é pautada na relação do cliente com o seu fornecedor. Se o corretor de imóveis mostra posturas física e comportamental certas e sabe se relacionar, vai estabelecer a confiança necessária e, consequentemente, o cliente vai valorizá-lo mais”, pontuou.
O professor disse que tem visto por todo o Norte/Nordeste uma carência significativa de preocupação com o conteúdo abordado no curso. Entretanto, aos poucos, esse cenário vai mudando. “A turma interagiu bastante. Ficou bem claro para mim, enquanto interlocutor, que além de prestar atenção, os alunos concordaram com as colocações e interagiram falando sobre a importância dos temas levantados e onde deveriam aplicar o conhecimento absorvido. A cada dia, o profissional corretor de imóveis está buscando sua qualificação e a valorização da profissão”, acrescentou.
A corretora de imóveis Márcia Klinger se divide entre Brasil e Portugal, onde está concluindo um mestrado em Marketing Imobiliário, e garante: a excelência só é conquistada através de aprimoramento. A profissional, que também é professora, contou que está sempre participando de cursos e palestras, inclusive dos que são ofertados pelo Creci-SE. “Tem que estudar muito, ler muito, ter muita informação de mercado – não só local como de outros países. É importante saber o que está acontecendo em lugares nos quais o mercado imobiliário está se desenvolvendo para tentar aplicar aqui”, frisou, acrescentando que ainda visualiza uma fragilidade no setor no que diz respeito à conquista e fidelização de clientes. “O cliente não merece um atendimento razoável. Nós, corretores de imóveis, precisamos sair de casa dispostos a sermos melhores”, concluiu.