Na tarde da última sexta-feira, 26, o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci-SE), Sérgio Sobral, esteve reunido com o superintendente da CAIXA em Sergipe, Antônio Marco Queiroz, e com a gerente de filial de alienação de bens móveis e imóveis região Sergipe/Alagoas/Pernambuco/Paraíba, Eunice Martins Araújo. Na oportunidade, foram esclarecidos detalhes importantes da implantação do convênio firmado entre a instituição financeira e o Sistema COFECI-CRECI (Conselhos Federal e Regionais de Corretores de Imóveis), que vai permitir que imóveis adjudicados (retomados) pela instituição financeira sejam revendidos pelos corretores de imóveis de todo o Brasil.
Foi acertado que será desenvolvido um programa eficiente de treinamento dos corretores de imóveis interessados em revender os imóveis adjudicados (retomados) pela CAIXA. O processo será da seguinte forma: a CAIXA irá disponibilizar um funcionário para prestar todas as orientações operacionais e orientar os corretores sobre credenciamento, esclarecendo suas dúvidas. Ao Creci-SE, por sua vez, caberá avisar aos corretores por e-mail sobre o treinamento, para que os interessados confirmem presença e participem do encontro.
Eunice Araújo explicou que foram adjudicados centenas de imóveis em Sergipe, distribuídos em diversos municípios. Nos próximos dias, a CAIXA e o Creci-SE deverão definir uma data para a realização do treinamento específico sobre o convênio. O superintendente Queiroz frisou que a iniciativa deve movimentar a economia, e colocou-se à disposição para ajudar no que for possível. Também participaram do encontro o superintendente do Creci-SE, Geraldo Maia; o coordenador administrativo, Iolando Ferreira; o gerente regional de construção civil da CAIXA, Rubens Fülber, e Adonay Carvalho, funcionário da CAIXA.
O convênio
No último dia 24, o Sistema COFECI-CRECI se reuniu com a diretoria da CAIXA para a assinatura do convênio. O encontro aconteceu na sede do Conselho, em Brasília, e contou com a presença do vice-presidente da CAIXA, Marcelo Prata, gerentes regionais e a Gerência de Alienação de Imóveis (GILIE), além de dirigentes dos CRECIs. “Esta é uma nova era na relação entre a Caixa e o Sistema COFECI-CRECI”, frisou Marcelo Prata, em reunião com a diretoria do Conselho.
Sérgio Sobral, que é também diretor secretário do COFECI, foi o coordenador da Comissão que tratou do convênio. Ele contou que, proporcionalmente, Sergipe é o estado que vai receber mais imóveis. “As perspectivas são boas. Esse convênio vai fortalecer o mercado sergipano, sem dúvidas. Serão imóveis mais baratos e voltados para todas as classes”, ressaltou. O presidente do COFECI, João Teodoro da Silva, contou que nesta primeira etapa do convênio estão liberados 5 (cinco) mil imóveis em todo o país. Representantes de todos os Conselhos Regionais receberam treinamento sobre as diretrizes desta parceria e irão repassar as informações aos corretores interessados.
E mais: os imóveis do convênio têm um diferencial importante: financiamento assegurado pela CAIXA, após a aprovação de crédito dos potenciais compradores. A própria instituição financeira fará o pagamento dos honorários profissionais e, em contrapartida, as exigências legais para cadastramento dos corretores deverão ser atendidas. “Nós esperamos que essa parceria alavanque as vendas e reduza o estoque de imóveis do banco. Estamos confiantes de que será muito positivo, porque vai abrir mercado para os profissionais. Quando foi aplicada em 1999, essa medida foi um dos fatores que contribuíram para o aquecimento do mercado”, frisou Sobral.