Nesta última terça-feira, 13, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci-SE) reuniu diretores e conselheiros na segunda Plenária de 2017. Na oportunidade, o pleno analisou e julgou os processos administrativos, apurou as denúncias recebidas e aprovou pedidos de inscrição de pessoa física e de pessoa jurídica, entre outros requerimentos. Antes de dar início ao julgamento dos processos, o presidente Sérgio Sobral destacou algumas notícias do mercado imobiliário e explanou as conquistas mais recentes do Conselho.

“Nós tivemos, agora em junho, a segunda edição do Seminário de Integração Operacional, promovido pelo Sistema Cofeci-Creci. O evento aconteceu em Foz do Iguaçu e foi voltado para funcionários, colaboradores, diretores da Tesouraria, Fiscalização e Contabilidade dos CRECI’s de todo o Brasil, com o objetivo de aprimorar a qualidade e efetividade do Sistema”, contou Sobral. Ele aproveitou para falar dos cursos e palestras que vêm sendo realizados pelo Conselho. “Desde o início do ano temos dado continuidade ao projeto pedagógico com várias capacitações que têm como intuito oferecer oportunidades de aprimoramento profissional aos corretores”, disse.

Já foram realizados os cursos de Direito Imobiliário, Documentação Cartorária, Avaliação de Imóveis, duas turmas de Perito Judicial online e PAC (Postura, Apresentação e Comunicação). O presidente aproveitou para informar que as vagas para a próxima turma de curso online de Perito Judicial, em parceria com o Creci-SP, já estão abertas a partir desta quarta-feira, 14. O acesso para mais informações e inscrições pode ser feito através do portal do Creci-SE (https://crecise.gov.br/). No próximo dia 20, acontece a Rodada de Palestras “O Poder da Imagem nos Grandes Negócios”, cuja turma já está lotada. Serão ministradas as palestras “Dicas de Fotografia para Apresentação e Vendas de Imóveis” (por Tarcísio Dantas) e “Motivação em Vendas: Receita para Grandes Negócios” (por Antônio neto).

Também foi anunciado que o processo de implantação da Câmara de Mediação e Arbitragem na sede do Conselho está em pleno andamento. “É uma excelente iniciativa que deverá otimizar os conflitos imobiliários extrajudiciais”, argumentou Sobral. Outra novidade compartilhada na oportunidade foi a implementação de um portal imobiliário no qual somente corretores de imóveis poderão inserir seus anúncios. “Esta medida já foi aplicada em Portugal e ajudou a alavancar a economia. Estamos estudando esta possibilidade e em breve teremos aqui em Sergipe”, frisou o presidente.

CONVÊNIO CAIXA

“No dia 24 de maio, a diretoria do Sistema COFECI-CRECI esteve com a diretoria da CAIXA para assinar o convênio que possibilita aos Corretores de Imóveis a intermediação imobiliária dos imóveis adjudicados (retomados) pela instituição financeira. Nos próximos dias a CAIXA irá disponibilizar um funcionário para elucidar todas as possíveis dúvidas referentes ao convênio. Todos os corretores foram devidamente avisados por e-mail sobre este Programa de Orientação e, em breve, aqueles que se inscreveram deverão receber todas as informações relativas ao referido encontro (data, horário, local e outros eventuais detalhes)”, ressaltou Sérgio Sobral, que é diretor secretário do COFECI e foi coordenador da Comissão que tratou do convênio.

Sobre o credenciamento

É necessário que os corretores de imóveis interessados estejam regulares junto ao CRECI e atendam aos critérios estabelecidos no edital da CAIXA. A documentação exigida pela instituição financeira (disponibilizada em Edital da instituição financeira) pode ser encaminhada pelo interessado a qualquer momento a partir da publicação do edital. Após a aprovação do credenciamento, o corretor de imóveis estará apto a negociar os imóveis adjudicados, que estarão disponíveis para consulta no site da CAIXA.