A palestra foi voltada aos corretores de imóveis interessados em intermediar a comercialização dos imóveis adjudicados da instituição financeira.

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci-SE) promoveu, no dia 27 de junho, uma palestra de orientação da Caixa Econômica Federal voltada aos corretores interessados na intermediação dos imóveis adjudicados pela instituição financeira (todos foram devidamente informados com antecedência sobre a realização do evento). Na oportunidade, Adonay Carvalho (funcionário da CAIXA) e Fernando Porto (gerente de Pessoa Física da agência CAIXA Fausto Cardoso) esclareceram as dúvidas dos profissionais que compareceram ao encontro.

Vale frisar que toda a parte operacional deste convênio, bem como todas as exigências para cadastramento e contratação, são de responsabilidade da CAIXA. Entretanto, assim que a instituição financeira autorizar, as chaves dos imóveis disponíveis para comercialização ficarão sob responsabilidade do Creci-SE. Ou seja, o corretor de imóveis que estiver devidamente credenciado para comercializar os imóveis adjudicados, poderá solicitar a chave de determinado imóvel para apresentar ao pretenso comprador, observando termos e prazo definidos pela CAIXA. A relação dos referidos imóveis para venda direta é atualizada diariamente no site da CAIXA, mas o Creci-SE colocou-se à disposição dos corretores interessados para mantê-los informados semanalmente através de seu portal eletrônico e via e-mail (desde que o corretor credenciado informe o seu contato de e-mail para receber tais informações).

O convênio

No último dia 24 de maio, o Sistema COFECI-CRECI (Conselhos Federal e Regionais de Corretores de Imóveis) se reuniu com a diretoria da CAIXA para a assinatura de um convênio que possibilita aos Corretores de Imóveis a intermediação imobiliária dos imóveis adjudicados (retomados) pela instituição financeira. Os interessados devem fazer um credenciamento junto à CAIXA. Para tal, é necessário que estejam regulares junto ao CRECI e atendam aos critérios estabelecidos no edital da CAIXA. A documentação exigida pela instituição financeira (ver Edital) pode ser encaminhada pelo interessado a qualquer momento a partir da publicação do edital. Após a aprovação do credenciamento, o corretor de imóveis estará apto a negociar os imóveis adjudicados, que estarão disponíveis para consulta no site da CAIXA.

Com o objetivo de facilitar o acesso às informações e emissão das necessárias certidões para credenciamento junto à CAIXA, o Creci-SE disponibilizou em seu portal eletrônico (https://crecise.gov.br/) o resumo apresentado pela instituição financeira no que tange aos itens do edital para habilitação e credenciamento, bem como incluiu os links diretos para as certidões exigidas. “É de extrema importância que o corretor verifique todas as exigências da CAIXA para o credenciamento, previstas em edital. Este edital é disponibilizado no site da CAIXA ou no site do CRECI-SE”, explica o superintendente do Creci-SE, Geraldo Maia, que é também Coordenador de Convênio Regional. Ele aproveitou a oportunidade para contribuir com o esclarecimento de algumas dúvidas dos corretores durante a palestra de orientação.

*A documentação exigida pela CAIXA (ver Edital) pode ser encaminhada pelo corretor de imóveis por intermédio de SEDEX, serviço similar, correspondência registrada endereçada à COMISSÃO DE CREDENCIAMENTO/GILOG/RE, no endereço: CC/GILOG/SA, situada na Rua Ivonne Silveira, 248, Edifício Empresarial 2 de Julho, 11º andar – Licitação, Doron, Salvador/BA, CEP 41194-015. O proponente assume os riscos por eventuais atrasos no transporte e entrega da documentação na CAIXA.

O Creci-SE está à disposição, por meio do Coordenador de Convênio Regional, Geraldo Maia, do Coordenador Administrativo, Iolando Ferreira, e da Assessora Tainah Quintela, para auxiliar os interessados no que for necessário e possível, pessoalmente, através dos telefones (79) 2106-6801 / 6813 ou pelo e-mail comunicacao@crecise.gov.br.