Neste domingo, 27 de agosto, os corretores de imóveis completaram 55 anos de profissão regulamentada. Para celebrar a data, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci-SE) promoveu uma série de ações especiais – desde campanhas de valorização profissional até uma programação pedagógica e atividades de cunho social. Com o intuito de fortalecer a classe, distribuiu outdoors pela cidade de Aracaju parabenizando o corretor de imóveis pelo seu dia. “Nós planejamos uma programação diferente, completa, abraçando causas nas quais acreditamos e que julgamos importantes para a união da categoria”, afirmou o presidente Sérgio Sobral.
Visando à conscientização da classe e da sociedade em geral sobre a importância da doação de sangue, o Conselho utilizou seus canais de comunicação para convidar os corretores de imóveis a aderirem à parceria com o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). Na quarta-feira, 23, conseguiu reunir alguns profissionais de forma voluntária para doarem sangue. “Foi gratificante ver nossos colegas participante de uma causa nobre como essa e, melhor ainda, compartilhando a ideia com outras pessoas”, frisou o vice-presidente André Cardoso, que acompanhou a atividade. Outra iniciativa voltada para o social foi iniciar uma parceria com o Grupo de Apoio às Crianças com Câncer (GACC), estimulando os corretores a doarem alimentos não perecíveis e a conhecerem o trabalho desenvolvido pela entidade.
Na quinta-feira (24), o Conselho realizou a quinta edição do Fórum do Corretor de Imóveis. O evento proporcionou aos participantes um dia inteiro de palestras voltadas ao empreendedorismo e ao mercado imobiliário, todas ministradas por profissionais renomados e com vasta experiência. A programação foi abrilhantada por Margoreth Castro (corretora de imóveis, escritora e advogada), Antônio Neto (consultor, coach e pesquisador comportamental), João Teodoro da Silva (presidente do COFECI), Peixoto Accyoli (presidente da RE/MAX no Brasil) e pelo português Paulo de Vilhena, autor do Best-Seller “Livro Secreto das Vendas”, o livro de vendas mais vendido em Portugal. Autoridades sergipanas e outras personalidades engajadas no mercado imobiliário estavam presentes: Luciano Pimentel (deputado estadual), Eliziário Sobral (Secretário-Chefe da Controladoria Geral do Estado), Marco Antônio Queiroz (Superintendente Regional da CAIXA) e Rubens Fülber (Gerente Geral de Construção Civil da CAIXA).
Sérgio Sobral, frisou que são muitos os motivos para comemorar. “Temos muitas razões para comemorar o nosso dia, o dia do corretor de imóveis. E não poderíamos celebrar de outra forma senão com muito conhecimento! Nos últimos três anos, investimos num programa pedagógico com diversos cursos e palestras mensais: avaliação de imóveis, direito imobiliário, vistoria de imóveis, fotografia, documentação cartorária, matemática financeira, dentre outros… Enfim, o corretor de imóveis sergipano conta com um conselho que vai além de suas funções e trabalha pelo fortalecimento do mercado imobiliário como um todo, pela valorização do profissional corretor de imóveis”, destacou o presidente.
João Teodoro da Silva, que ministrou sobre as perspectivas para o mercado imobiliário, parabenizou os colegas pelo aniversário da profissão e destacou a importância da busca contínua por aperfeiçoamento. “O corretor de hoje está precisando se reinventar, buscar novos formatos de trabalhar, e tenho visto isto no Brasil – e em Sergipe não poderia ser diferente. Tenho visto a preocupação do Conselho Regional e dos corretores em se atualizarem. As pessoas estão buscando informações e soluções para uma melhor operacionalização da profissão para oferecer trabalho de melhor qualidade à sociedade”, pontuou o presidente do COFECI.
Peixoto Accyoli compartilhou com o público um pouco de sua trajetória, frisando a importância da adequação. “Falamos um pouco dessa mudança do mercado, da necessidade de se adequar às novas tecnologias, sobretudo da forma de trabalho com esse novo cliente cada vez mais informado, linkado com a tecnologia. Então o corretor precisa se superar e estar focado em treinamento e desenvolvimento”, afirmou, deixando uma mensagem aos profissionais. “Participem cada vez mais dessas iniciativas do Creci. E não só aguarde o Conselho, mas pesquisem, vejam no Youtube, vejam podcasts, leiam, se informem e participem de convenções, cursos de vendas, treinamentos de gestão e educação financeira pessoal para que se destaquem e conquistem ainda mais seu espaço no mercado”, aconselhou o presidente da RE/MAX, que emocionou e arrancou aplausos dos corretores presentes.
O português Paulo de Vilhena também empolgou a plateia com as experiências que trouxe. “Tentei trazer ideias inovadoras que são, a esta altura, as melhores práticas no mercado imobiliário a nível internacional. Nós tivemos, nos últimos 15 anos em Portugal, a capacidade de empreender o modelo norte-americano – do Canadá e dos EUA. Não desenvolvemos nada de novo, mas somos muito bons em aprender o que nos ensinaram. Isso fez com que Portugal tivesse se tornado na Europa continental o exemplo mais profissional e rigoroso de funcionamento do mercado imobiliário. Tentei trazer para o Brasil e para Sergipe especialmente os fundamentos dessas ideias, e acredito que nossa experiência em Portugal pode levar o corretor sergipano do ponto em que ele está até o ponto onde gostaria de estar”, disse.
Para Michelle Guedes, corretora de imóveis que participa frequentemente de capacitações, a programação foi maravilhosa. “Cada ano o CRECI vem nos surpreendendo, e hoje só tivemos mestres. O sentimento é de gratidão por essa visão de nos aprimorar e capacitar ainda mais. O mercado tem mostrado diariamente que só continuará nele aqueles corretores de imóveis que realmente se preocupam com a capacitação diária. O que tenho a dizer aos colegas é que venham mais à casa do corretor, que é o CRECI, estudem, se capacitem e humanizem seus relacionamentos com os clientes pois a triagem já começou”, analisou a profissional, aproveitando para desejar aos colegas um feliz dia do corretor de imóveis.