“São imóveis com bons descontos e com oportunidades de financiamento pela CAIXA”, frisou o presidente do Creci-SE.

No dia 29 de agosto, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci-SE) sediou uma palestra de orientação sobre o convênio firmado entre a Caixa Econômica Federal e o Sistema Cofeci-Creci (Conselhos Federal e Regionais de Corretores de Imóveis). Representando a instituição financeira estavam Marco Antonio Queiroz (Superintendente), José Luis Correia Bisneto (Gerente de Filial da GILIE/Salvador) e Rubens Fülber (Gerente Regional de Construção Civil). Ao fazer a abertura do encontro, o presidente do Creci-SE, Sérgio Sobral, frisou a importância desta parceria que permite aos corretores comercializarem imóveis adjudicados da CAIXA, e colocou o Conselho à disposição para ajudar a categoria da melhor forma possível, esclarecendo quaisquer dúvidas.

“São imóveis com bons descontos e com oportunidades de financiamento pela CAIXA. Num primeiro momento são cerca de 900 unidades, mas a tendência é que depois sejam disponibilizados outros imóveis. Este já é o segundo programa de orientação que a CAIXA realiza em parceria com o Creci-SE. A responsabilidade do corretor nos negócios imobiliários é muito grande, então é importante aproveitar este encontro para esclarecer todas as dúvidas e, assim, passar ainda mais segurança e credibilidade aos seus clientes. Há 12 anos fizemos essa mesma parceria, e foi um sucesso. Sergipe foi o Estado que mais vendeu imóveis adjudicados. Nossa expectativa é que mais uma vez a economia sergipana aqueça com esta oportunidade de negócio”, destacou Sobral.

Marco Queiroz explicou que desde a assinatura do convênio, a CAIXA vem orientando os corretores acerca da parte operacional. O superintendente aproveitou para enaltecer o trabalho desenvolvido pelo Creci-SE. “Este convênio é mais uma oportunidade para que o corretor vença este momento de retração da economia. No mercado em que vivemos, com grandes mudanças, construir a casa sobre a rocha é estar qualificado e se manter perto do órgão que fiscaliza, mas ao mesmo tempo abre caminhos para o corretor”, pontuou, acrescentando que a atuação do presidente do Conselho foi de suma importância para os resultados obtidos. “Ele – Sérgio – arquitetou, pensou este convênio. Como superintendente, faço questão de dizer aos corretores que Sérgio Sobral tem participação protagonista nesta conquista”, ressaltou.

O convênio

No mês de maio, o Sistema COFECI-CRECI se reuniu com a diretoria da CAIXA para a assinatura de um convênio que possibilita aos corretores de imóveis a intermediação imobiliária dos imóveis adjudicados (retomados) pela instituição financeira. Os interessados devem fazer um credenciamento junto à CAIXA. Para tal, é necessário que estejam regulares junto ao CRECI e atendam aos critérios estabelecidos no edital da CAIXA. A documentação exigida pela instituição financeira (ver Edital) deve ser encaminhada pelo interessado. Após a aprovação do credenciamento, o corretor de imóveis estará apto a negociar os imóveis adjudicados, que estarão disponíveis para consulta no site da CAIXA.

Com o objetivo de facilitar o acesso às informações e emissão das necessárias certidões para credenciamento junto à CAIXA, o Creci-SE disponibilizou em seu portal eletrônico (https://crecise.gov.br/) o resumo apresentado pela instituição financeira no que tange aos itens do edital para habilitação e credenciamento, bem como incluiu os links diretos para as certidões exigidas. “É de extrema importância que o corretor verifique todas as exigências da CAIXA para o credenciamento, previstas em edital. Este edital é disponibilizado no site da CAIXA ou no site do CRECI-SE”, explica o superintendente do Creci-SE, Geraldo Maia, que é também Coordenador de Convênio Regional.

O Creci-SE está à disposição, por meio do Coordenador de Convênio Regional, Geraldo Maia, do Coordenador Administrativo, Iolando Ferreira, e da Assessora Tainah Quintela, para auxiliar os interessados no que for necessário e possível, pessoalmente, através dos telefones (79) 2106-6801 / 6813 ou pelo e-mail comunicacao@crecise.gov.br.