Um dos objetivos do cargo (não remunerado e voluntário) é aproximar a categoria do Conselho.

No dia 28 de setembro, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci-SE) empossou delegados regionais para representar a instituição nos municípios sergipanos (e arredores) que possuem maior atividade de corretagem. Um dos objetivos do cargo (não remunerado e voluntário) é aproximar a categoria do Conselho, ampliando o número de profissionais que passem aos seus colegas informações gerais e positivas do órgão, ou seja, estreitar a relação com os corretores de imóveis. Além disso, os delegados poderão auxiliar na intensificação da fiscalização, principalmente par ao combate ao exercício ilegal da profissão.

Foram empossados os corretores Pedro Marcelo da Silva Siqueira (Estância), Carlos Alberto Santana (Itabaiana), Damião Lima dos Santos (Itabaianinha), Fred José Meneses dos Santos (Lagarto) e Antônio Fernandes Dantas Britto (Propriá). Durante a cerimônia de posse, em juramento, todos se colocaram à disposição para sanar dúvidas da sociedade e da categoria, bem como para contribuir com o combate à contravenção através de denúncias. Para o corretor Antônio Britto, assumir a posição de delegado regional vai agregar positivamente, contribuindo com o fortalecimento da imagem do profissional. “O principal é a credibilidade da nossa profissão, da nossa categoria, perante a sociedade. É a confiança que temos que passar aos clientes, pois se trata de um princípio necessário para que tenhamos um bom rendimento”, ressaltou.

 “O Creci dispõe de agentes de fiscalização que trabalham em prol de um mercado mais seguro, e também conta com uma diretoria atuante, que busca empreender ações que aprimoram e qualificam os corretores interessados. Entretanto, apesar de Sergipe ser o menor estado, o número de corretores de imóveis e empresas imobiliárias segue crescendo, é a tendência. Diante disto, vimos a necessidade de buscar o apoio de corretores dispostos a representar o Conselho nessas regiões em que a atividade de corretagem desenvolve cada vez mais. Estamos confiantes de que esta iniciativa alcançará seus objetivos principais: combater o exercício ilegal e aproximar o Conselho e a classe”, destacou o presidente do Creci-SE, Sérgio Sobral.

Responsabilidades

O corretor de imóveis que assume a função de delegado regional é responsável por representar o Creci-SE no município de sua jurisdição e arredores, devendo cumprir e fazer cumprir a Lei nº 6.530/78, que rege a profissão, o Decreto nº 81.871/78, o Código de Ética Profissional e os Atos, Portarias e Normas de Serviços do Conselho. É seu papel também ser porta-voz do órgão junto aos colegas corretores de imóveis, além de orientar e assistir a fiscalização quando esta estiver atuando nos municípios de sua região.

Toda e qualquer irregularidade constatada em sua área de atuação deve ser denunciada ao Coordenador de Fiscalização do Conselho. A critério do Presidente, o delegado deve ainda representar o órgão, quando necessário, junto às autoridades constituídas da cidade (juiz, promotor e delegado de polícia). Vale frisar ainda que é importante que o delegado apresente à Diretoria do Conselho sugestões e necessidades específicas acerca dos fatos peculiares à sua região, e proponha temas para reuniões, cursos e palestras. “Começamos por estes municípios, mas outros corretores que se adequem ao preenchimento do cargo podem vir a ser delegados ou membros de grupos de trabalho e comissões, por exemplo”, explicou Sobral.