O mercado precisa de uma balização dos valores dos imóveis, diz o professor João Diniz.
Nos dias 10 e 11 de outubro, o perito avaliador judicial João Diniz Marcello ministrou mais um curso de Avaliação de Imóveis para corretores sergipanos. A capacitação, ofertada de forma gratuita, é parte do programa pedagógico do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci-SE). “A avaliação correta é fundamental para que qualquer transação imobiliária seja bem sucedida. Estamos falando de negócios que representam sonhos e grandes investimentos. Qualquer falha é extremamente prejudicial às partes envolvidas. A avaliação é a base do mercado imobiliário. É gratificante ver mais uma turma de corretores sendo muito bem preparados por este professor competente e que tem total domínio sobre o assunto”, destacou Sérgio Sobral, presidente do Conselho.
No ano passado, foram formadas três turmas e, desde então, o número de corretores que buscam o curso é cada vez maior. Como muito bem disse uma vez o professor João Diniz, o imóvel continua sendo o investimento mais seguro, ou seja, a responsabilidade do corretor é grande. E o mercado de avaliação de imóveis, segundo o perito, segue se desenvolvendo. “Se existe um profissional que vive o mercado imobiliário, que é especialista, é o corretor de imóveis. O corretor realiza avaliações judiciais e extrajudiciais baseado na sua Lei, em todas as ratificações judiciais que ele tem para fazer esse trabalho de avaliador. E todos esses colegas aqui que serão peritos avaliadores judiciais, sairão daqui mais capacitados para passar ao cliente o real valor de mercado, o que vale seu imóvel no mercado, e vão distinguir a diferença entre valor e preço”, frisou Diniz.
O mercado precisa de uma balização dos valores dos imóveis, diz o professor. “Nós, corretores, fazemos uma avaliação mercadológica, que dá o real valor do mercado imobiliário. Preço é uma expectativa, o proprietário vende pelo preço que quiser. Todos nós aqui temos a obrigação de determinar o valor. O corretor está devidamente capacitado, deve colocar um selo na avaliação que é determinado pelo Cofeci, faz um laudo mercadológico, passa ao cliente todas as informações relativas ao valor do imóvel no mercado”, explicou. O curso de Avaliação de Imóveis habilita o corretor a se inscrever no Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis (CNAI), com base na Resolução Cofeci nº 1.066/2007, no Ato Normativo nº 001/2011 e na Portaria Cofeci nº 079/2015.
Para o corretor de imóveis José Costa Cavalcante, o curso de Avaliação de Imóveis é uma capacitação que abre portas. “É de suma importância para minha carreira como corretor de imóveis. Com esse curso estou vendo o horizonte e sei aonde posso chegar. O professor João Diniz é nota dez e compartilhou conosco informações maravilhosas. Nós, corretores, temos que continuar nos aprimorando, fazendo outros cursos, agregando conhecimento para ofertar serviço de qualidade aos clientes”, pontuou o profissional.