Evento contou com participação do Ministro Ricardo Salles
Na última segunda-feira (14), o Secovi São Paulo realizou a primeira edição do Encontro Política Olho no Olho, reunindo políticos e representantes de instituições do segmento imobiliário. Representando o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), estavam o presidente João Teodoro da Silva e o diretor secretário Sérgio Sobral, que é também presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci-SE). A convite do presidente do Secovi-SP, Basilio Jafet, o evento contou com a participação do Ministro de Estado do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que ministrou palestra abordando o tema “Foco na Eficiência”.

Da esq. para a dir., João Teodoro da Silva, o ministro Ricardo Salles e Sérgio Sobral.
Para Sérgio Sobral, as medidas anunciadas por Ricardo Salles contribuirão com o desenvolvimento mercado imobiliário, grande pilar da economia brasileira. “O ministro destacou que sua pasta tornará o licenciamento ambiental menos burocrático, mais ágil. Como ele mesmo disse, o Brasil precisa de transparência, bom senso, de respeito à livre iniciativa e de lucro que gere investimentos. Nós acreditamos que serão tempos de retomada do mercado com normas que respeitam o meio ambiente ao mesmo tempo em que estimulam o crescimento econômico”, frisou o diretor secretário do Cofeci.
Ricardo Salles informou que o ministério será todo digital, defendendo que a medida “fortalece a transparência e agiliza diversos processos”. Na oportunidade, também ressaltou que o déficit habitacional receberá maior atenção. “Muito se fala do campo, mas precisamos também ter um olhar para as cidades, a poluição dos rios, do ar, da contaminação dos solos, que são problemas graves”, argumentou, lembrando que o combate ao déficit habitacional pode resolver boa parte desses problemas, uma vez que moradia adequada impacta positivamente em questões como saneamento básico, captação de água, descontaminação de solo, entre outros.
Basilio Jafet, presidente do Secovi-SP, disse que acredita em uma mudança na forma como os agentes públicos veem o setor privado. “Sua gestão [Ricardo Salles] como secretário estadual do Meio Ambiente foi marcada por atitudes corajosas, com enfrentamento de dogmas e ideologias prejudiciais aos objetivos de fazer convergir o desenvolvimento com a proteção ambiental”, salientou.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Secovi-SP