Representantes do “Conselhão” reunidos

Na última semana, o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci-SE) e diretor secretário do Conselho Federal (Cofeci), Sérgio Sobral, participou da 62ª Reunião Ordinária do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas (o “Conselhão”), em Brasília. O encontro, que acontece mensalmente, debate assuntos importantes para todas as profissões regulamentadas. Temas como mudanças de lei, teste de proficiência para os profissionais, agenda parlamentar, tributação e outros pontos de interesse dos conselhos são colocados em pauta.

A reunião do último dia 31 de janeiro teve início com a apresentação da empresa Almanaque, com o tema “Cursos de Aperfeiçoamento Grátis aos Profissionais de Conselhos”. Além da leitura de projetos de lei e outros assuntos pertinentes aos conselhos, houve debates de dois grupos específicos de trabalho: um sobre o relatório de Fiscalização de Orientação Centralizada (FOC) e outro acerca da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). “Já vínhamos discutindo, por exemplo, ideias para analisar a adequação do código CNAE às atividades que são desenvolvidas pelos conselhos, visto que o modelo atual não condiz com a natureza jurídica dos conselhos”, pontuou Sérgio Sobral.

Na foto, Sérgio Sobral ao lado do presidente do Conselho Federal de Administração, Marcos Kreuz.

Na oportunidade, foram apresentadas sugestões para serem levadas ao conhecimento e para providências do Tribunal de Contas da União (TCU) pelo coordenador do Fórum, José Augusto Viana Neto, que é presidente do Creci São Paulo e vice-presidente do Cofeci. Para Sérgio Sobral, foi um encontro muito produtivo. “Um momento de alinharmos estratégias, discutindo temas que são de interesse comum às categorias envolvidas. Esses encontros, sempre muito positivos, buscam resultados que fortalecem as classes e, consequentemente, todo o país”, resumiu o diretor secretário do Cofeci.

 

 

 

 

 

 

 

Reunião de Diretoria

No mesmo dia, à tarde, a diretoria do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) se reuniu para fazer um balanço das últimas ações do Sistema Cofeci-Creci e traçar estratégias para os próximos meses.