
Creci Sergipe: 100 dias de muito trabalho e integração
Grupos de trabalho, fiscalização atuante e transparência marcam o período
Em 100 dias de gestão, muito trabalho já foi desenvolvido pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci-SE): desde ações para o fortalecimento da Fiscalização, setor de extrema importância para a classe e a sociedade, até iniciativas que contribuem para a valorização e a união dos profissionais. Em termos de comunicação e transparência, a gestão Creci para Todos já iniciou os trabalhos apresentando o portal eletrônico do Conselho totalmente otimizado e mais intuitivo. A entrada do prédio contou com alterações simples e sem custos financeiros, mas que fizeram toda a diferença para quem chega: a recepção está mais humanizada e acolhedora.
E ainda na primeira semana de atividades, a diretoria viabilizou, através da Portaria nº 17/2022, assinada pelo presidente André Cardoso e pelo diretor-secretário Henrique Carvalho e já de conhecimento do Conselho Federal, o parcelamento da taxa de inscrição e da primeira anuidade para aqueles que estão entrando no mercado imobiliário. Até então, somente era possível efetuar o parcelamento na taxa de anuidade dos profissionais já inscritos.
Outra novidade que reflete a responsabilidade da gestão com a transparência e o planejamento é o Calendário Institucional, uma agenda de atividades e eventos disponível para toda a categoria e a sociedade. Datas de plenárias, entrega de carteiras e reuniões de Conselho Fiscal, por exemplo, já estão definidas previamente.
FISCALIZAÇÃO
A Fiscalização do Creci-SE passou por uma reformulação e, além de seu caráter disciplinar, inseriu também um perfil mais orientativo. De janeiro para cá, já foram autuados 13 exercícios ilegais. O setor está sob coordenação da agente fiscal Steffane Bizerra, que recentemente participou das ações do Grupo Especial de Agentes de Fiscalização do Cofeci (Geaf) em Pernambuco e foi convidada a coordenar a equipe composta por agentes de outros regionais.
As agentes fiscais do Creci-SE e o diretor de Fiscalização, Rildon Tavares, estão focados em criar e ampliar campanhas de incentivo à denúncia de contraventores, bem como orientar os corretores de imóveis a trabalharem de acordo com a legislação e resoluções do Cofeci.
Grupos de trabalho
Uma das inovações da gestão é incluir a categoria no dia a dia do Conselho através dos grupos de trabalho. Até o momento, foram criados e estão na ativa o grupo Creci Mulher e o de Ação Social. O primeiro já realizou um evento voltado para as mulheres corretoras no mês de março, proporcionando dias de palestras, atividade física e muito networking.
O grupo de Ação Social, por sua vez, conseguiu mobilizar corretores em uma campanha de doação de sangue para o Hemocentro de Sergipe (Hemose).
Canais de comunicação
A TV Creci Sergipe foi reestruturada com direito a uma linha editorial que atende à realidade do profissional corretor de imóveis e de seus potenciais clientes. Além dos conteúdos no canal do Conselho no YouTube, a categoria pode contar também com informações e interação nas redes sociais Instagram e Facebook.
Relações institucionais
O Conselho vem se empenhando para fortalecer as relações institucionais em benefício da categoria. Prova disso, o presidente André Cardoso já recebeu e foi recebido por representantes da ACI (Associação de Corretores de Imóveis), Sindiscose (Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional e Entidades Coligadas e Afins do Estado de Sergipe), Fecomércio, Secovi-Assindcon, do Sistema Cofeci-Creci e autoridades políticas sergipanas, entre outros.