
Creci Sergipe completa 44 anos de criação e celebra avanços da autarquia
Data especial no calendário do mercado imobiliário sergipano: neste domingo, dia 6 de novembro, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci 16ª Região) completa 44 anos de criação. A autarquia federal vai além de um órgão de credenciamento e fiscalização de profissionais. Sua importância está diretamente ligada à proteção da sociedade contra os chamados contraventores, ou seja, pessoas que exercem ilegalmente a profissão, e contra aqueles profissionais que estão habilitados mas atuam sem ética.
Logo após a regulamentação da profissão pela Lei nº 41.116/62 posteriormente substituída 6.530/78 em vigor até os dias atuais, alguns Estados, como Sergipe, contavam com sub-regiões, coordenados pelo Creci do Estado mais próximo. A primeira diretoria do Regional Sergipe, com gestão de 30 de novembro de 1978 a 15 de julho de 1982, teve como presidente o corretor de imóveis Carlos Augusto de Azevedo Silveira. Desde então o Creci é autarquia pública federal suis generis com autonomia administrativa e financeira, dotada de personalidade jurídica de direito público e sujeita à fiscalização do Tribunal de Contas da União. É a fiscalização ética, técnica e imparcial realizada pelo Conselho, em conformidade com os regulamentos determinados pela Lei 6.530/1978 e pelo Decreto 81.871/1978, além das Resoluções do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), que garante a segurança à sociedade e fortalece a categoria, ao trabalhar por um mercado justo para os profissionais.
Fazendo jus ao slogan da gestão “Creci para Todos”, o presidente André Cardoso destaca que o Creci Sergipe se tornou, além de um órgão de fiscalização que vem cumprindo sua atividade fim com imparcialidade e transparência, a casa do Corretor e da Corretora de Imóveis. “Desde o início do ano, estamos trabalhando com um planejamento estratégico que estimula o corretor de imóveis a conhecer de perto o Conselho e participar ativamente de iniciativas que unem a categoria. Nos canais oficiais de comunicação, compartilhamos informações orientativas e incentivamos que todo o público – corretores e sociedade em geral – contribuam com pautas e enviem suas dúvidas. Nós entendemos que só é possível alcançar um mercado seguro para todos se estivermos bem alinhados: Conselho, corretores e sociedade.”
Por meio da anuidade, tributo obrigatório a todos os inscritos e responsável pela manutenção das atividades fiscalizatórias e do pleno funcionamento de sua estrutura física e de pessoal, o Creci Sergipe tem investido em cursos, treinamentos e ações diversas voltadas à capacitação e aperfeiçoamento da classe e dos funcionários. “O mercado está cada vez mais exigente e voltado aos profissionais que investem em conhecimento, boas práticas e parcerias inteligentes. Indiretamente, todos saem ganhando com um Conselho que além de fiscalizar, também se preocupa com a orientação e a oferta de oportunidades ao corretor. Como sempre digo, sem conhecimento não vamos a lugar nenhum”, ressalta o presidente do Creci-SE, André Cardoso.