
Presidente do Creci Sergipe fala sobre ITBI em entrevista à RIO FM
O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci-SE), André Cardoso, levantou novamente a pauta do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), desta vez em entrevista concedida aos jornalistas Priscila Andrade e André Barros, da rádio Rio FM 102.3. O gestor explicou que a morosidade no processo de emissão prejudica o trabalho dos profissionais corretores de imóveis. “Para concretizar a venda com segurança jurídica, somente com registro do imóvel. E sem pagamento do ITBI, não há conclusão do registro. Ou seja, quando não ocorre a celeridade, algumas vendas são perdidas”, frisou.
Há alguns dias, o assunto foi debatido pelo vereador Nitinho Vitale, que abraçou a causa a pedido de André Cardoso e do presidente da Associação de Corretores de Imóveis de Sergipe (ACI), Anderson Ramos. “Em reunião com o secretário municipal de Finanças, Jeferson Passos, no ano passado, fomos informados de que estavam sendo implementadas novas tecnologias para agilizar o processo, mas até a presente data não identificamos isso. Por isso precisamos seguir cobrando e acompanhando a situação”, pontuou o gestor.
MERCADO IMOBILIÁRIO E CORRETOR DE IMÓVEIS
Questionado sobre como se encontra o mercado imobiliário, André Cardoso ressalta que o imóvel é sempre o investimento mais seguro a se fazer: “Mesmo com todas as circunstâncias, está sempre aquecido.” Quanto aos falsos corretores de imóveis, o presidente fez um alerta. “Infelizmente, como em todas as profissões, sempre há aquelas pessoas atuando sem a devida habilitação legal. Então orientamos sempre à sociedade que exija a credencial de corretor de imóveis e confira no portal do Creci Sergipe se aquela pessoa que se apresenta como corretor de imóveis é, de fato, credenciado. Imóveis, somente com corretores de imóveis”, destacou.