
Presidente e colaboradores do Creci-SE participam de capacitação em Compliance
O Compliance, termo em inglês que, em tradução livre, pode ser interpretado como “estar em conformidade”, tem funcionado como um antídoto das empresas e instituições em geral contra os problemas causados pela corrupção e falhas na conduta humana. Com o objetivo de implementar esse conjunto de disciplinas por meio do Programa de Integridade no Sistema Cofeci-Creci, presidentes e colaboradores dos Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis (Creci’s) estão participando de um curso de capacitação realizado pelo Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance (IGCP).
Do Creci Sergipe, nesse primeiro momento da capacitação, estão participando: André Cardoso (presidente), Geraldo Maia (superintendente) e Walber Muniz (assessor especial). O curso conta com aulas gravadas e em tempo real. Neste primeiro encontro, ao vivo, foram revisados os seguintes pontos: missão, visão e valores do órgão; contexto de combate à corrupção do Brasil e no mundo; leis internacionais sobre Compliance; lei anticorrupção brasileira (12.846/2013); pilares do Programa de Integridade; gestão de riscos; mapeamento, tratamento, comunicação e monitoramento dos riscos de Compliance; e a importância do compromisso da alta liderança para implantação do Programa de Integridade, e sua efetiva participação.
“Todas as instituições precisam estar atentas ao cumprimento das leis e normas aplicáveis ao seu setor de atuação. Neste sentido, o Compliance surge como uma importante ferramenta para garantir a conformidade da organização com as exigências legais e éticas”, explicou o presidente André Cardoso.