O mercado imobiliário vem crescendo significativamente na Barra dos Coqueiros, município sergipano próximo à capital. Em entrevista concedida ao Jornal do Estado (TV Atalaia), o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci-SE), André Cardoso, falou sobre o assunto, atribuindo o desenvolvimento da região a alguns fatores ligados ao investimento em infraestrutura e às mudanças no perfil do consumidor.

“Há alguns anos, antes de todo o investimento na infraestrutura da cidade, a característica principal do município era ser o destino de lazer das pessoas que se deslocavam até lá. As famílias passavam o final de semana, férias ou iam à praia. Com a construção da ponte que liga a Barra à capital sergipana e com o aumento de instalações recreativas, melhoria de rodovias e outras construções, as pessoas se sentiram mais confortáveis para investir em imóveis para moradia”, pontuou André Cardoso.

Outro fator que contribuiu com o aumento populacional e do mercado imobiliário foi, segundo o gestor, uma decisão da Justiça Federal que vedou construções na zona de expansão. Como consequência, muitas construtoras voltaram sua atenção à grande Aracaju. “Esta mudança no cenário, somada aos investimentos em infraestrutura e à ponte Aracaju-Barra, contribuiu para que o município entrasse num processo de crescimento intenso. A Barra está em uma localização estratégica, próxima a áreas comerciais, centros de emprego, praias e com fácil acesso a Aracaju e outras cidades”, frisou André Cardoso.

A pandemia também foi citada pelo corretor de imóveis como uma das causas da expansão imobiliária na Barra. “Com a restrição de circulação, muitas famílias optaram por migrar de apartamentos para construções horizontais. Notamos uma mudança no perfil de consumo mesmo. Se até antes do período pandêmico, era muito comum a busca por apartamentos menores, a busca pelo bem estar de viver com mais espaço e mais próximo da natureza acabou sendo fator decisivo para muitas pessoas”, acredita o presidente.  

De acordo com o IBGE, a Barra dos Coqueiros foi o município que mais cresceu no Estado em termos de população, chegando a dobrar (conforme Censo Demográfico 2022). O quantitativo de domicílios também cresceu: em 2010, eram 9.619 mil domicílios, e até o final de 2022 constavam 20.169. “É importante que nós, corretores de imóveis, estejamos atentos às mudanças no segmento, às atualizações, pois sem conhecimento não vamos a lugar nenhum. Quanto mais o corretor conhece a cidade, o perfil de consumo e as necessidades de seus clientes, melhor pode atender à sociedade”, frisou.

E o presidente concluiu sua fala fazendo um alerta à população. “Deixo aqui uma orientação essencial: confiem quaisquer transações imobiliárias somente ao profissional corretor de imóveis ou a uma imobiliária. O Creci Sergipe está à disposição através do portal www.crecise.gov.br ou pelo telefone (79) 2106-6801 para esclarecer dúvidas. Imóveis, somente com corretores de imóveis”.