CRECI SERGIPE

Portal Transparência - Atas de Reunião de Diretoria (Dados Abertos)


ATA DA 1ª REUNIÃO DE DIRETORIA DE 2021

Assinado em:
20/01/2021

Local: Sala de Reuniões do Creci-SE

Data: 20/01/2021
Início: 4:00 pm
Local: Sala de Reuniões do Creci-SE


Presenças Registradas:

SÉRGIO WALDEMAR FREIRE SOBRAL                  Presidente
FAUSTO WALDEMAR DIAS SOBRAL NETO          Vice-Presidente
JOSÉ LUIZ AYRES DE CARVALHO                       2ª Vice-Presidente
EDUARDO DE SOUSA LEÃO VASCONCELOS        Diretor Secretário
WAGNEY ARAGÃO SOUZA    Diretor 2º Secretário
VALDOMIRO FARIAS               Diretor Tesoureiro
MARCUS MILSTEIN SILVA     Diretor 2ª Tesoureiro

JOEL ALISSON BRITO GOES              Diretor de Fiscalização
LYLLIAN MICHELLE DE BRITO GUEDES ALVES             Diretora Social


Outro(s) Participantes:

JOSÉ GERALDO MAIA OLIVEIRA Superintendente



DELIBERAÇÕES


O Presidente Sérgio Sobral, após cumprimentar os participantes, declara aberta a 1ª Reunião de Diretoria do Exercício 2021 e agradece a participação de todos e contribuição dispensada ao Conselho. Em seguida, o Diretor Presidente pede para proceder com a leitura da ata da reunião anterior, e o Diretor 2ª Secretário Wagney Aragão solicita a dispensa, haja vista todos receberam antecipadamente a mesma; Colocada em discussão. não houve qualquer manifestação para modificação; sendo assim, foi colocada em votação e sendo os Diretores unânimes pela aprovação da Ata da 5ª Reunião de Diretoria de 2020, realizada em 09/12/2020. Em continuidade, e Diretor Presidente informa que a prestação de contas do 4º trimestre, e do exercício 2020, está em fase de conclusão, e será apresentada para aprovação do plenário na próxima sessão plenária; temos que enviar ao Cofeci até 28/02/2021. Assim, fica definida a Próxima Plenária para a data de 11/02/2021, sendo o tempo suficiente para atender o prazo do Cofeci; inicialmente deixaremos marcada para se realizar presencialmente, obedecendo todos os protocolos orientados pelos órgãos de controle da saúde, ainda em virtude da pandemia; mas se não for possível ser presencial. faremos virtualmente tão quanto ocorreram as últimas. Sabemos que a pandemia se alastra com uma segunda onda da Covid-19. mas já foi divulgado a liberação das vacinas, resta-
nos aguardar e manter a esperança que seja a solução. Funcionamento Creci: continuamos funcionando em horário diferenciado, mas cumprindo as 8 horas diárias. das 8 as 12 e das 13 às 17h, e adotando todas as medidas de segurança e orientações dos órgãos de controle de saúde. O Diretor José Luiz questiona sobre o salário dos funcionários e a possibilidade de reajuste, haja vista o minimo já foi reajustado agora em janeiro e a inflação tem feito aumentar constantemente os produtos. O Diretor Presidente explica que o Cofeci reajustará a de seus servidores com base no índice do IPCA, mas que sua data base é janeiro: já a data base do Creci-SE e maio, então terá que aguardar até lá para fazer o reajuste. O Diretor Fausto Sobral sugere que a data base do Creci-SE seja, excepcionalmente, antecipada para janeiro, pois no exercício 2020 não foi concedido reajuste em virtude do cenário indefinido por conta da pandemia. bem como a aplicação do reajuste seja do IPCA. de modo que arredonde para cinco por cento (5%); e que também seja reajustado o valor do ticket alimentação diário, por dia útil trabalhado, passando de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) para R$ 27,00 (vinte e sete reais); colocado em discussão e votação, ficando aprovada, por unanimidade, essa sugestão. Na sequência, o Diretor Presidente passa a informar que: Auxílio Emergencial do Governo Federal: o governo prorrogou até o mês de dezembro; há encaminhamento do Projeto de Lei nº 5495, de 2020, no qual visa estender o auxílio e prorroga o estado de calamidade pública até 31 de março de 2021; se aprovado, os profissionais cadastrados devem receber o auxílio de trezentos (300) reais. Anuidade 2021: foi editada e publicada a Res. 1440/2020, qual estabeleceu os valores de anuidade, taxas e emolumentos para o exercício 2021, e o Creci-SE acompanhou editando a Portaria 61/2020: Excepcionalmente. em virtude da covid-19, a correção legal do valor da anuidade de 2020 foi desconsiderada. a titulo de bónus extraordinário, desde que sejam pagas à vista ou sob a forma de parcelamento, prevista em resolução, até o dia 31 de março de 2021; assim ficou no mesmo valor de 2020. isto é: R$ 652,00; além disso, foram mantidos os descontos diferenciados para os pagamentos realizados a vista até o dia 15 dos meses de janeiro, fevereiro e março; bem como será possivel o parcelamento em maior número de parcelas para o adimplemento mediante pagamento por cartão de crédito; Boletos foram postados via Cofeci, e disponibilizados em canal do nosso portal para emissão e parcelamento tão quanto feito nos últimos anos; Diante do cenário da 2ª onda da pandemia e o atraso da entrega, o Cofeci expediu resolução estendendo os prazos para os descontos para os pagamentos à vista até o final de cada mês; bem como essa extensão servirá para as formas de parcelamento, Resolução Cofeci Nº 1.439: encerrou em 31 de dezembro o parcelamento especial de débitos anteriores ao exercício 2020 com pagamento em quantas parcelas possíveis, desde que a mesma não fosse inferior a R$ 120,00 (cento e vinte reais); vamos aguardar o Cofeci se manifestar sobre a possibilidade de um novo prazo ou não. Inadimplência (49,89%): em nossas últimas reuniões estávamos com 67%, depois 55%, e depois 52,3% — essa redução também é resultado, dentre outras, das ações de execução ajuizada pelo Conselho a partir do mês de agosto. Cursos online para corretores: estão sendo disponibilizados, aos credenciados, turmas para os cursos online de: Como Usar a HP12C. Fotografia Imobiliária, Perito Judicial, Prevenção a Lavagem de Dinheiro, Documentação Imobiliária. Luo’o Imobiliário, e o mais recente de Inferência Estatística para Avaliação Imobiliária; esses cursos são disponibilizados através da parceria com o CreciSP.
TV Creci-SE: Está sendo transmitido, semanalmente. um programa de entrevistas ou palestras com temas voltados para a classe e o mercado imobiliário de um modo geral, e com notícias da semana; e veiculado nas quintas—feiras, às 19h, e fica disponível no Canal do YouTube: Agora também estamos contando com uma apresentadora que fora contratada para ampliar a programação e levar mais conteúdo aos profissionais e toda sociedade. Portal Corretores: já está disponível e os profissionais que tem o email do domínio “@creci.org.br” já podem fazer uso e divulgar seus imóveis; bem como reforçamos a publicidade do mesmo para estimular os profissionais a fazerem uso. Publicidade: TV Atalaia e TV Sergipe (contrato feito a partir de dezembro/20) — foi veiculada a campanha de final de ano com um filme do Natal e Boas Festas: bem como transmitido o áudio pelas Rádios Nova Brasil, Trans América, Jovem Pan e Caueira FM Comunitária; já está em andamento uma nova campanha: e foi renovado a doação mensal do Cofeci para auxiliar com essas despesas. Programa Mora Sergipe: TV Atalaia – o programa está indo ao ar todas as quintas-feiras, às 7:30h; programa ficou maior e com mais visibilidade. Fiscalização: mesmo com esse cenário de pandemia, a fiscalização está atuando a atendendo as denúncias realizadas, inclusive com visitas ao interior. Digitalização: continua em andamento o trabalho e alimentação do sistema no cadastro dos inscritos; essa primeira etapa deve estar sendo concluida nesse primeiro semestre. Informativos Creci: com a contratação de mais uma profissional para o setor de comunicação, estará sendo disponibilizados conteúdos semanalmente nos canais; bem como disponibilizando, quinzenalmente, o boletim informativo. Final de Ano: a Intermarketing produziu um cartão animado de natal, qual foi publicado em nosso portal e redes sociais. bem como foi enviado. por email, aos credenciados; também foi produzido, confeccionado e postado aos inscritos ativos, via correios, o calendário e cartão de boas festas. Férias Coletivas: foram concedidas no período de 21/12/2020 a 04/01/2021 (15 dias), período pelo qual ficaram suspensos os prazos processuais: e retornamos as atividades no último dia 05. COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) — DECLARAÇÃO DE NÃO OCORRÊNCIA: desde o dia 1° de janeiro que o sistema está disponível, e o prazo vai até 31 do corrente mês; divulgamos em nossos canais para conhecimentos dos profissionais: A declaração pode ser feita no portal do Cofeci, mas disponibilizamos em nosso portal o botão para direcionar a tela de realização. Construtoras – solicitação de liberação dos terrenos para instalação de placas com campanhas de valorização profissional: já solicitou a Luciano da Celi e Eduardo da Santa Maria; mas que se os diretores conhecerem mais alguém que tenham terrenos e possam autorizar seria bom. Marcus Milstein: autoriza instalar em terreno da família localizado na Caueira. Eduardo Leão: autoriza instalar em terreno em frente a seu empreendimento na Barra dos Coqueiros. O Diretor Presidente agradece e retoma a pauta falando. Van Itinerante: conseguimos parte para aquisição por doação Cofeci; agora é fazer processo para compra, SPU e Prefeitura: já estivemos reunidos e continuaremos buscando medidas para que possa ser diminuída e até extinta as burocracias existentes. assim facilitará o trabalho dos corretores e ampliará a realização dos negócios imobiliários. Mediação e Arbitragem: estivemos reunidos com uma profissional especialista na área. que inclusive já tem uma câmara, e estamos aguardando proposta para implantação em nosso Conselho, Reativação dos cancelamentos por Rito Sumário (débito): decisão STF que julgou
inconstitucional cancelamento por debito; recebemos oficio do Cofeci. nº 093/2020, e vamos expedir portaria para reativação, de ofício, de todos os registros cancelados por débito, e o necessário lançamento da anuidade deste exercício; bem como o setor de Fiscalização suspender e arquivar todos os processos dessa natureza que estejam em tramitação. Exaurida a pauta, o Presidente franqueou a palavra. Valdomiro: sugestão para que o setor de comunicação faça o envio de informações, via WhatsApp em formato mais direto. tipo imagem ou pdf, e não por link. assim estimulará mais o profissional a visualizar os informes. José Luiz: vai fazer contato com proprietários de terrenos na praia para conseguir espaço para placas publicitárias do Creci-SE. Fausto: ta buscando agilizar os procedimentos internos do Creci como possível. Não havendo mais manifestação, o Diretor Presidente agradeceu a participação de todos, solicitando o empenho de sempre, pois o trabalho continua, e deu por encerrada a reunião, rogando a Deus que ilumine a todos, proporcione saúde, e um bom retorno aos seus lares.

Aracaju/SE, 20 de janeiro de 2021.

SÉRGIO WALDEMAR FREIRE SOBRAL
Presidente

EDUARDO DE SOUSA LEÃO VASCONCELOS
Diretor Secretário

Documento publicado no Portal Transparência em 20/01/2021.