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ATA DA 1ª REUNIÃO PLENÁRIA DE 2021
Data: 11/02/2021
Início: 2:00 pm
Local: Auditório do Creci-SE
Conselheiros para esta Plenária: Temistócles Barreto Neto, Samuel Gomes Chagas, Wagney Aragão Sousa, José Hunaldo Lima do Nascimento, Valdomiro Farias, José Luiz Ayres de Carvalho, Marcus Milstein Silva, André Cardoso Costa, Sérgio Waldemar Freire Sobral, Maria de Fátima Silveira Freire Sobra/, Rafael Barreto Tenório, José Herval Machado Júnior, Canos Eduardo Barreto Melo, Marcia Alves Sousa Moreira, Paulo Roberto Sobral Sousa, José Antônio Gomes Costa, Fausto Waldemar Dias Sobral Neto.
Presenças Registradas: Geraldo Maia (Superintendente), Edson Campos (Assessor Jurídico), Mariana Costa (Funcionária), Aline Maria (Financeiro), Iolando Ferreira (Assessor), Daniel Peixoto (Funcionário), Rosana Célia (Coord. Administrativa), Roseneide (funcionária), Tereza (Contadora Barros Filhos Contabilidade), Maria Helena Batista de Gois (Corretora), Oscar Wagner (Assessor de comunicação) e Eaarathy Costa (Advogada).
DELIBERAÇÕES
EXTRATO DE ATA DA 1ª REUNIÃO PLENÁRIA DE 2021 GESTÃO 2019-2021
Aos onze dias do mês de fevereiro de dois mil e vinte um, teve início em primeira convocação, às quatorze e trinta horas, na sede do Conselho Regional de Corretores de imóveis de Sergipe, situado a Rua Arauá, nº 919, bairro São José, nesta capital, sob a Presidência do Sr. Sérgio Waldemar Freire Sobral — Presidente do CRECI 16ª Região/SE, a Primeira Reunião Plenária de 2021, oitava da gestão 2019 a 2021.
O Conselheiro Presidente convidou os diretores presentes para comporem a mesa, e assim fizeram: Fausto Waldemar Dias Sobral Neto (Vice Presidente), José Luiz Ayres de Carvalho (2ª Vice—Presidente), Wagney Aragão Souza (Diretor 2º Secretário), Valdomiro Farias (Diretor Tesoureiro).
Assim, o Diretor Presidente convidou a todos para que ficassem de pé para execução do Hino Nacional, O Conselheiro Presidente passou a palavra para o Secretário Sr. Wagney Aragão Souza que informou a existência de quórum com dezessete Conselheiros Efetivos e dez Conselheiros Suplentes.
O conselheiro presidente deu posse para esta plenária aos conselheiros suplentes: Joel Alisson Brito Gois, Lyllian Michelle Brito Guedes Alves, Eliana Aguiar Silva, Paulo Arthur Gal/iza Andrade, ldelberg Freitas Andrade, Iranildo Almeida Araújo, David Gomes Chagas, Manoel Cláudio Milstein Silva, Austeclinc Rocha e Tarsila Silva Santos.
Justificaram ausência os conselheiros: António Carlos Aragão de Melo, Eduardo de Sousa Leão Vasconcelos (Diretor Secretário), Jose’ Edson Vieira de Melo, lvã Soares, Célio Cruz e Adirson Guimarães.
O Conselheiro Presidente questionou se todos tinham recebido cópia da ata da última reunião plenária, informando que o Conselheiro Antônio Carlos Aragão de Melo, solicitou que constasse em ata que o mesmo assistiu toda a plenária realizada no dia 10 de dezembro de 2020, em seguida colocou em discussão e votação a Ata da 4ª Reunião Plenária de 2020, que foi aprovada por unanimidade.
Leitura de Expediente: 166 correspondências emitidas e 14 correspondências recebidas no período de 10/12/2020 a 10/02/2021.
Solicitações para esta Plenária: Solicitações ad referendum:
Pedido de inscrição de pessoa física: Alexandre Garcia Marchioni, Allan Menezes de Carvalho, Ana Cristina da Silva, Ana Paula Reginatto Queiroz, Anderson Costa, Demócrito Cruz Santos, Diogo de Oliveira Sousa, Diogo Meneses de Jesus, Edivaldo Leite Santos, Elisangela da Silva Brota, Fellipe Rikarthe Santos, Genisvan Ferreira Lima, Gice/ma Alves Barreto, Humberto Alves da Rocha, Joan Paulino da Silva, João Victor Andrade Santos, Joe/sa Santos de Moraes Barroso, José Batalha de Goes _ Neto, José Olívio Calasans do Nascimento, José Roberto da Paixão Aires, Katia Silva de Jesus, Leandro Mecenas Santos, Lucas Silva Guimarães, Luciano Augusto Menezes Farias, Lúcio Kledson Lima Alves, Luiz Carlos Benjamim de Carvalho, Marcelo Almeida de Souza, Márcia Ribeiro de Souza, Marco Luiz Gioia Ribeiro, Maria Augusta Silva Nascimento, Phalloma Dantas da Silva, Rafaela Santos de Oliveir ‘, Regi/vando Santos Fonseca, Rodrigo Carneiro de Souza Santana, Rosa Sylvania Ramiro Santos, Rosália da Conceição Dantas, Rosemary Barros de Santana Perrucho Mittaraquis, Sthephanie Alcântara Sathler Diegues, Willianys dos Santos Souza e l/Wton Santos da Costa.
O Presidente colocou em discussão e votação, sendo aprovadas por unanimidade as solicitações inscrições de Pessoa Física.
Pedido de inscrição de pessoa jurídica: Razão Social: Your Home Imóveis LTDA — Nome Fantasia: Your Home Imóveis — Responsável Técnico: Mirian de Oliveira Santos — CRECI 4855 PF; Razão Social: Tiago Almeida Oliveira —— Nome Fantasia: Ação Imobiliária — CRECI 4729 PF; Razão Social: Fabiano Aragão Negócios — Nome Fantasia Fabiano Aragão Negócios Imobiliários — Responsável Técnico.’ Fabiano Gabriel Aragão Silva — CRECI 5407 F; Razão Social’ MN & JD Corretores Associados LTDA — Nome Fantasia 4 FS Consultoria Imobiliária — Responsável Técnico’ Isabel Cristina Oliveira dos Santos — CRECI 5411 F.
O Presidente colocou em discussão e votação, sendo aprovadas por unanimidade as solicitações de inscrições de pessoa jurídicas.
Pedido de cancelamento de pessoa física: Adeildo Laurentino da Silva — CRECI 4786 F, Adriana Santos e Silva — CRECI 3852 F, Adriano Rezende de Mattos — CRECI 2458 F, Alan Adriano Dantas Monteiro – 2760 F, Alan Jefferson Prata Fontes — CRECI 3471 F, Almir Souza Vieira — CRECI 1805 F, Alyson José Souza Oliveira Barreto — CRECI 3022 F, Amarildo Pergentino de Souza — CRECI 3430 F, Ana Carla Lima dos Santos —— CRECI 3025 F, Ana Cristina Souza Cruz Andrade — CRECI 3936 F, Anarluce Barbosa de Jesus — CRECI 3029 F, André Rollemberg Mendonça — CRECI 2389 F, Andrea Santos e Silva — CRECI 3222 F, Aristóteles Rafael Santos — CRECI 3942 F, Augusto Cesar Passos Figueiredo Menezes — CRECI 3643 F, Brandon Florêncio da Silva — CRECI 2928 F, Bruno da Silva Tojal — CRECI 1442 F, Bruno Gomes Cunha — CRECI 5369 F, Carlos Alberto Guedice Barreto — CRECI 4650 F, Celestino Pereira Maroena — CRECI 4956 F, Cícero Roberto Alves Menezes — CRECI 2361 F, Dani/son Silva dos Santos — CRECI 3433 F, Deurênia Correia dos Santos Henrique — CRECI 3498 F, Diego Santos de Oliveira – CRECI 4344 F, Eliana Rodrigues Leão — CRECI 3074 F, Eraldo Pedro dos Santos — CRECI 4287 F, Glauber Nardeli Fonseca — CRECI 1849 F, Glauber Sena Santos — CRECI 3089 F, Gliceria Queiros da Silva — CRECI 3682 F, Igo Souza Menezes — CRECI 5289 F, Igor Matheus de Jesus Gois — CRECI 5290 F, Iran Antonio dos Santos — CRECI 5004 F, Ivone Miriam Feldens — CRECI 2813 F, João Batista Silva Gama — CRECI 3100 F, Joelma Souza Fontes — CRECI 5230 F, José Alvorindo de Melo Júnior — CRECI 3109 F, José Borges de Sequeira — CRECI 2149 F, José Jerônimo Campos Barreto — CRECI 3976 F, José Lins de Almeida — CRECI 2379 F, Julião Ave/Ino dos Santos — CRECI 2823 F, Kleuder Ferreira Cortes — CRECI 1348 F, Larissa Graco Barbosa Silva — CRECI 3132 F, Leonardo Matheus da Silva Lima — CRECI 5390 F, Lúcia Regina Sampaio Silveira — CRECI 1689 F, Luciana Mendonça Santana Souza – CRECI — 4666 F, Luciano Rollemberg Farias — CRECI 2741 F, Marcelo Labussiere Suffredni — CRECI 5251 F, Marcos Almeida Marçal — CRECI 3150 F, Marcos Antonio de Ros — CRECI 2965 F, Marcos Roberto de Souza Leite — CRECI 2845 F, Michael de Jesus Ramos Santos — CRECI 4087 F, Miguel Barreto Filho — CRECI 2103 F, Mônica Cunha Sampaio — CRECI 1836 F, Monique Moraes de Melo — CRECI 4423 F, Nathalia Calumby Barretto Mota —- CRECI 3001 F, Pedro de Jesus — CRECI 3733 F, Rafael Santos Batista — CRECI 2869 F, Rendel Julian Batista Porto — CRECI 5452 F, Ricardo Dantas Barbosa — CRECI 3186 F, Ricardo Gelsohleiter — CRECI 3187 F, Rodrigo Amaral Goulart — CRECI 4610 F, Rômulo Henrique Ribeiro de Oliveira — CRECI 2881 F, Soraya Martiniano Silva — CRECI 2136 F, Telma de Santana Moreira Queiroz — CRECI 3273 F, Thiago Tavares da Fonseca — CRECI 3419 F, Thiago Vander Sousa Moreira — CRECI 2722 F, Thomaz Leandro Santos — CRECI 3267 F e Wilton Oliveira de Souza — CRECI 5000 F.
O Presidente colocou em discussão e votação, sendo aprovados por unanimidade as solicitações de cancelamento de pessoa física.
Pedido de cancelamento de pessoa jurídica: Rollemberg Negócios Imobiliários LTDA ME — CRECI 261 PJ; Fire Imóveis e Empreendimentos LTDA — ME – CRECI 404 PJ.
O Presidente colocou em discussão e votação, sendo aprovados por unanimidade as solicitações de cancelamento de pessoa jurídica.
Pedido de transferência para o CRECI/SE: Marcos Amaral Rodrigues — oriundo do CRECI/SP.
O Presidente colocou em discussão e votação, sendo aprovadas por unanimidade a solicitação de transferência para () CRECI/SE.
Pedido de reinscrição: Jorge Luiz Gois Paiva — CRECI 2525 F, Rafael Gomes Guerra — CRECI 4828 F, Ricardo Luís de Freitas Rocha — CRECI 3402 F e Fábio Henrique Santana — CRECI 1229 F.
O Presidente colocou em discussão e votação, sendo aprovada por unanimidade a solicitação de reinscrição de Pessoa Física.
Pedido de reativação: Marcela Dias Gois Polito — CRECI 2550 F. O Presidente colocou em discussão e votação, sendo aprovado por unanimidade o pedido de reativação.
Pedido de secundária para este Regional: Paulo Henrique Silva Barbosa — para o CRECI/AL. O Presidente colocou em discussão e votação, sendo aprovado por unanimidade o pedido de secundária para este Regional.
Prestação de Contas do exercício de 2020:
Relator: Rafael Barreto Tenório
“Nós abaixo assinados, membros efetivos do Conselho Fiscal do Conselho Regional de Corretores de Imóveis — CRECI 16ª Região/SE, após o exame das peças contábeis que compõem o Processo de Contas relativo ao período de 01/01 a 31/12/2020 do CRECI 16ª Região/SE, e tendo em vista a ausência de atos de gestão inclinado de vícios, somos favoráveis a aprovação, sem ressalvas ou restrição. É o parecer
Nada mais havendo a tratar, eu, José Herval Machado Júnior— Secretário lavrei a presente Ata, que assina juntamente com o Conselheiro José Antônio Gomes Costa — Coordenador e o Conselho Rafael Barreto Tenório — Relator.
O Conselheiro Presidente colocou em discussão e votação a prestação de contas anual do exercício de 2020, aprovado por unanimidade.
Logo em seguida, o Conselheiro Presidente informou que José Herval Machado Júnior solicitou o desligamento do Conselho Fiscal. Informou ainda que com o falecimento do Conselheiro Ezequiel, que também era suplente do Conselho Fiscal, e com a saída de Marcus Milstein para assumir com Diretor 2º Tesoureiro os suplentes assumiram a titularidade do Conselho Fiscal e estão abertas as três vagas de suplência. Assim sendo, e seguindo as disposições regimentais, apresentamos os nomes dos Conselheiros Célio Aparecido Cruz, Luzenaide Almeida Santana e Fred José Menezes para as vagas de suplentes do Conselho Fiscal; colocou em discussão e votação, sendo eleitos por aclamação.
Ficando, assim, composto o Conselho Fiscal em: membros efetivos: Rafael Barreto Tenório, José Edson Vieira de Melo e José Antonio Gomes Costa; e membros suplentes: Célio Aparecido Cruz, Luzenaide Almeida Santana e Fred José Menezes dos Santos.
JULGAMENTO DE PROCESSOS:
Colocados em pauta 25 (vinte e cinco) PROCESSOS, sendo 23 (vinte e três) de PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO quanto ao julgamento feito pela Comissão de Ética e Disciplina Profissional (CEFISP), e 02 (dois) de APURAÇÃO DE DENÚNCIA:
PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO
Processo Nº: 2019.16.20015669
CEFISP: 01 Anuidade(s)
Relator: Advertência
Alternativo: –
Decisão: Advertência
Processo Nº: 2013.16.20005455
CEFISP: 01 Anuidade(s)
Relator: Arquivamento
Alternativo: –
Decisão: Arquivamento
Processo Nº: 2016.16.20010743
CEFISP: 03 Anuidade(s)
Relator: Arquivamento
Alternativo: –
Decisão: Arquivamento
Processo Nº: 2013.16.20006833
CEFISP: 05 Anuidade(s)
Relator: Arquivamento
Alternativo: –
Decisão: Arquivamento
Processo Nº: 2016.16.20010849
CEFISP: 01 Anuidade(s)
Relator: Arquivamento
Alternativo: –
Decisão: Arquivamento
Processo Nº: 2018.16.20014230
CEFISP: 01 Anuidade(s)
Relator: Arquivamento
Alternativo: –
Decisão: Arquivamento
Processo Nº: 2017.16.20012506
CEFISP: 01 Anuidade(s)
Relator: Arquivamento
Alternativo: –
Decisão: Arquivamento
Processo Nº: 2017.16.20012939
CEFISP: 01 Anuidade(s)
Relator: Advertência
Alternativo: –
Decisão: Advertência
Processo Nº: 2014.16.20008902
CEFISP: 02 Anuidade(s)
Relator: Arquivamento
Alternativo: –
Decisão: Arquivamento
Processo Nº: 2013.16.20006149
CEFISP: 01 Anuidade(s)
Relator: Arquivamento
Alternativo: –
Decisão: Arquivamento
Processo Nº: 2016.16.20011057
CEFISP: 01 Anuidade(s)
Relator: Arquivamento
Alternativo: –
Decisão: Arquivamento
Processo Nº: 2016.16.20010657
CEFISP: 02 Anuidade(s)
Relator: Arquivamento
Alternativo: –
Decisão: Arquivamento
Processo Nº: 2014.16.20008905
CEFISP: 03 Anuidade(s)
Relator: Arquivamento
Alternativo: –
Decisão: Arquivamento
Processo Nº: 2017.16.20013547
CEFISP: 01 Anuidade(s)
Relator: Arquivamento
Alternativo: –
Decisão: Arquivamento
Processo Nº: 2014.16.20008925
CEFISP: 01 Anuidade(s)
Relator: Arquivamento
Alternativo: –
Decisão: Arquivamento
Processo Nº: 2017.16.20012312
CEFISP: 01 Anuidade(s)
Relator: Arquivamento
Alternativo: –
Decisão: Arquivamento
Processo Nº: 2018.16.20014501
CEFISP: 01 Anuidade(s)
Relator: Arquivamento
Alternativo: –
Decisão: Arquivamento
Processo Nº: 2016.16.20010532
CEFISP: 03 Anuidade(s)
Relator: Arquivamento
Alternativo: –
Decisão: Arquivamento
Processo Nº: 2017.16.20012712
CEFISP: 01 Anuidade(s)
Relator: Arquivamento
Alternativo: –
Decisão: Arquivamento
Processo Nº: 2017.16.20013514
CEFISP: 01 AnUidade(s)
Relator: Arquivamento
Alternativo: –
Decisão: Arquivamento
Processo Nº: 2013.16.20007465
CEFISP: 01 Anuidade(s)
Relator: Arquivamento
Alternativo: –
Decisão: Arquivamento
Processo Nº: 2016.16.20010890
CEFISP: 02 Anuidade(s)
Relator: Arquivamento
Alternativo: –
Decisão: Arquivamento
Processo Nº: 2017.16.20012518
CEFISP: 01 Anuidade(s)
Relator: Arquivamento
Alternativo: –
Decisão: Arquivamento
APURAÇÃO DE DENÚNCIA
Processo Nº: 2020.16.20018954
CEFISP: Advertência verbal ele 02 Anuidade(s)
Relator: Advertência verbal
Alternativo: 01 Anuidade(s)
Denisão: 01 Anuidade(s)
Processo Nº: 2020.16.20018920
CEFISP: Censura c/c 03
Relator: Censura
Alternativo: –
Decisão: Censura
Palavra do Presidente: Iniciou agradecendo a participação dos presentes nessa Primeira Sessão do Exercício 2021, qual está ocorrendo presencialmente, porém adotando todos os cuidados e orientações dos órgãos de controle de saúde; como observado por todos, as cadeiras do auditório estão intercaladas para mante o distanciamento, bem como há disponibilidade de álcool gel para os participantes; pedimos a compreensão e colaboração de todos para se manterem dentro do recinto fazendo uso de máscaras. Em seguida, passa aos informes: Pandemia: estamos enfrentando uma 2ª onda da Covid—19, mas esperamos que com a chegada da vacina, qual já começou a ser aplicada, possamos estar imunes o mais breve possível. Funcionamento Creci: continuamos funcionando em horário diferenciado, mas cumprindo as 8 horas diárias, das 8 às 12 e das 13 às 17h, e adotando todas as medidas de segurança e orientações dos órgãos de controle de saúde, Auxílio Emergencial do Governo Federal: o governo prorrogou até o mês de dezembro; há encaminhamento do Projeto de Lei nº 5495, de 2020, no qual visa estender o auxílio e prorroga o estado de calamidade pública até 31 de março de 2021; se aprovado, os profissionais cadastrados devem receber o auxílio de 300 reais. Anuidade 2021: foi editada e publicada a Res. 1440/2020, qual estabeleceu os valores de anuidade, taxas e emolumentos para o exercício 2021, e o Creci-SE acompanhou editando a Portaria 61/2020; Excepcionalmente, em virtude da covid-19, a correção legal do valor da anuidade de 2020 foi desconsiderada, a título de bônus extraordinário, desde que sejam pagas à vista ou sob a forma de parcelamento, prevista em resolução, até o dia 31 de março de 2021; assim ficou no mesmo valor de 2020, isto é: R$ 652,00; além disso, foram mantidos os descontos diferenciados para os pagamentos realizados a vista até o dia 15 dos meses de janeiro, fevereiro e março; bem como será possível o parcelamento em maior número de parcelas para o adimplemento mediante pagamento por cartão de crédito; Boletos foram postados via Cofeci, e disponibilizados em canal do nosso portal para emissão e parcelamento, tão quanto feito nos últimos anos; Diante do cenário da 2ª onda da pandemia e o atraso da entrega, o Cofeci expediu resolução estendendo os prazos para os descontos para os pagamentos à vista até o final de cada mês; bem como essa extensão servirá para as formas de parcelamento. Resolução Cofeci Nº 1.439: encerrou em 31 de dezembro o parcelamento especial de débitos anteriores ao exercício 2020 com pagamento em quantas parcelas possíveis, desde que a mesma não fosse inferior a R$ 120,00 (cento e vinte reais); vamos aguardar o Cofeci se manifestar sobre a possibilidade de um novo prazo ou não. Inadimplência (49,57%): estávamos com 67%, depois 55%, 52,3%, 49,89% — essa redução também é resultado, dentre outras, das ações de execução ajuizada pelo Conselho a partir do mês de agosto de 2020. Cursos online ‘“— para corretores: estão sendo disponibilizados, aos credenciados, semanalmente, turmas para os cursos online de: Como Usar a HP12C, Fotografia Imobiliária, Perito Judicial, Prevenção a Lavagem de Dinheiro, Documentação Imobiliária, Lucro Imobiliário, e o mais recente de Inferência Estatística para Avaliação Imobiliária; esses cursos são disponibilizados através da parceria com o CreciSP; estamos fazendo ampla divulgação dos mesmos através dos nossos canais de comunicação. TV Creci-SE: está sendo transmitido semanalmente um programa de entrevistas ou palestras com temas voltados para a classe e o mercado imobiliário de um modo geral, e com notícias da semana; é veiculado nas quintas- feiras, às 19h, e fica disponível no Canal do YouTube; agora também estamos contando com uma apresentadora que fora contratada para ampliar a programação e levar mais conteúdo aos profissionais e toda sociedade; está visitando os municípios com maior concentração de corretores e fazendo gravação de programas com os delegados regionais. Portal Corretores: já está disponível e os profissionais que tem o e-mail do domínio “©creci.org.brª’ já podem fazer uso e divulgar seus imóveis; bem como reforçamos a publicidade do mesmo para estimular os profissionais a fazerem uso. Publicidade: TV Atalaia e TV Sergipe (contrato feito a partir de dezembro/20) — foi veiculada a campanha de final de ano com um filme do Natal e Boas Festas; bem como transmitido o áudio pelas Rádios Nova Brasil, Trans América, Jovem Pan e Caueira FM Comunitária; já está sendo veiculada a campanha do portal do corretor; e foi renovado a doação mensal do Cofeci para auxiliar com essas despesas. Programa Mora Sergipe: TV Atalaia — o programa está indo ao ar todas as quintas-feiras, às 7:30h; programa ficou maior e com mais visibilidade. Fiscalização: mesmo com esse cenário de pandemia, a fiscalização está atuando a atendendo as denúncias realizadas, inclusive com visitas ao interior; Mas estamos, no momento, contando apenas com uma agente de Fiscalização, que e Stéfane; visto que as agentes Verônica e Cíntia estão afastadas por decisão liminar: Verônica, trabalhando em home office, por estar gestante e a gravidez ser de risco; e Cíntia que conseguiu a liminar prorrogando sua licença maternidade de 120 para 180 dias; a assessoria jurídica está acompanhando a adotando as medidas necessárias. Digitalização: continua em andamento o trabalho e alimentação do sistema no cadastro dos inscritos; essa primeira etapa deve estar sendo concluída nesse primeiro semestre. Informativos Creci: corn a contratação de mais uma profissional para o setor de comunicação, está sendo disponibilizados conteúdos semanalmente nos canais; bem como disponibilizando, mensalmente, o boletim informativo. Final de Ano: a Intermarketing produziu um cartão animado de natal, qual foi publicado em nosso portal e redes sociais, bem como foi enviado, por e-mail, aos credenciados; também foi produzido, confeccionado e postado aos inscritos ativos, via correios, o calendário e cartão de boas festas. Férias Coletivas: foram concedidas no período de 21/12/2020 a 04/01/2021 (15 dias), período pelo qual ficaram suspensos os prazos processuais; e retornamos as atividades no dia 05 de janeiro. COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) — DECLARAÇÃO DE NÃO OCORRÊNCIA: do dia 1º de janeiro até o dia 31 o sistema esteve disponível para realização da mesma; divulgamos em nossos canais de comunicação para conhecimentos dos profissionais. Reativação dos cancelamentos por Rito Sumário (débito): decisão STF que julgou inconstitucional cancelamento por débito; assim, foi expedida portaria para reativação de todos os cadastros nessa situação e o consequente lançamento da anuidade deste exercício (2021); bem como para suspender o andamento e promover arquivamento de todos os processos dessa natureza. Construtoras — placas terrenos: jã conseguimos alguns espaços e estamos aprovando as artes para e instalação das placas nos mesmos. Van Itinerante: estamos recebendo doação do Cofeci e sera providenciado processo licitatório para aquisição. Prefeitura (burocracia): participamos, acompanhado do Deputado Luciano Pimentel, de uma reunião com o Secretário Municipal da Fazenda, Jeferson Passos, e que tem boas notícias para os profissionais, a partir do final de março: vai ser disponibilizada nova planta de valores; vai informatizar ainda mais o sistema da secretaria; vai liberar acesso aos corretores para emissão da guia de ITBI; vai formalizar parceria entre a Semfaz e Creci»SE para que, mensalmente, seja emitido levantamento de valores do mª, por bairro, de terrenos e construção; e que falou ainda sobre uma sala para corretores na secretaria, mas que o secretário informou indisponibilidade de espaço físico, mesmo porque os funcionários que estão desenvolvendo atividades nos CEAC’s retornarão para a sede da secretaria. Mediação e Arbitragem: estamos em contato, inclusive já tivemos uma reunião, com a Dra. Ana Sarmento, que é a responsável pela Câmara Media; e esta vai apresentar proposta de parceria para iniciar os trabalhamos em sua câmara e ir montando a do Creci, ate o momento que esta possa estar em pleno funcionamento. Selo digital para laudo de avaliação imobiliária: como já de conhecimento, está disponível no portal do Cofeci. Enbraci: tendência é para ser em setembro, a depender de como esteja a situação da pandemia e o controle para realização de eventos. Nada mais havendo, o Diretor Presidente franqueou a palavra. Paulo Sousa: informa que seu irmão mais novo atravessou dias difíceis internado, mas que está bem recuperado e saindo do hospital; agradece o apoio e oração que recebeu de seus pares. José Luiz: informa que na reunião de diretoria sugeriu uma parceria do Sistema Cofeci-Creci com a Bradesco Plano de Saúde, qual está ofertando bons planos e condições, para que os corretores de imóveis de Sergipe e todo Brasil possam ser beneficiados com um plano por adesão. Não havendo mais manifestação, o Diretor Presidente retoma a palavra, agradece aos presentes, e dar por encerrada a Primeira Sessão Plenária de 2021, desejando aos Conselheiros e demais participantes um bom final de tarde e ótimo retorno aos seus lares.
Aracaju/SE, 11 de fevereiro de 2021.
Sergio Waldemar Freire Sobral
Conselheiro Presidente
Wagney Aragão Souza
Conselheiro Secretário