CRECI SERGIPE

Portal Transparência - Atas de Reunião de Diretoria (Dados Abertos)


ATA DA 2ª REUNIÃO DE DIRETORIA DE 2016

Assinado em:
03/03/2016

Local: Sala de Reuniões do Creci-SE

Data: 03/03/2016
Início: 2:00 pm
Local: Sala de Reuniões do Creci-SE


Presenças Registradas:

André Cardoso Costa (Vice-Presidente), António Carlos Aragão de Melo (2ª Woe-Presidente), José Herval Machado (Diretor Secretário), Samuel Gomes Chagas (Diretor Tesoureiro) e Marcus Milstein Silva (2ª Diretor Tesoureiro)


Outro(s) Participantes:

Não consta



DELIBERAÇÕES


Ata da 2ª Reunião de Diretoria de 2016

 

Aos tres dias do mês de março de dois mil e dezesseis, às quatorze horas, na sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de Sergipe — 16ª Região, situada a Rua Arauá. nº 919, bairro São José. nesta. sob a presidência do Sr. Sérgio Waldemar Freire Sobral. estiveram presentes os diretores: André Cardoso Costa (Vice-Presidente), António Carlos Aragão de Melo (2ª Woe-Presidente), José Herval Machado (Diretor Secretário), Samuel Gomes Chagas (Diretor Tesoureiro) e Marcus Milstein Silva (2ª Diretor Tesoureiro). Foram abordados e discutidos os seguintes tópicos: o Presidente Sérgio Sobral abriu a reunião falando sobre o cenário atual do Mercado Imobiliário. Informou que a UNIT já comunicou que estão providenciados novos cursos. Falou sobre o Curso de Avaliação Grátis. qual terá sua primeira turma nos dias oito e nove de março próximo e que o número de inscrições ultrapassou o número de vagas a ponto de ter sido necessário formar uma nova turma para os dias vinte e nove e trinta de março para atender ao número máximo das solicitações, salientando que o Curso e reconhecido para fins de inscrição no Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis (CNAI) por meio da Portaria Nº 0791201 5. qual se conseguiu junto ao Cofeci. e que o objetivo do Conselho é manter mensalmente algum tipo de curso para os inscritos. sendo uma das possibilidades a contratação do Pró-Corretor. que e a denominação de um leque de cursos englobando diversas áreas no seguimento da corretagem. Destacou que a Faculdade Estácio-Fase continua ofertando Pós Graduação com desconto para os corretores, e que os interessados devem procurar a instituição. Reforçou que o novo site está no ar desde novembro (www.crecise.govbr) e que diretores devem estimular os corretores e a sociedade a visitarem com frequência para estar inteirados das informações e noticias do Creci-SE. Apresentou um novo filme de valorização profissional, qual mostra que mesmo em momento de crise a ocasião e de oportunidades nas negociações imobiliárias, quai já esta disponível em nosso site e redes sociais bem como em um canal de televisão (TV Atalaia). Enfatizou sobre o PROGRAMA SEU IMÓVEL – TV APERIPÊ, qual estreou no dia quinze de fevereiro e esta sendo transmitido semanalmente (sempre às quintas-feiras às dezenove e trinta, com reprise nas segundas—feiras às onze horas). e que a Aperipê já conta com o sistema de tecnologia da TV Digital no canal seis; e ainda que, como já sabido. o programa é fruto de uma parceria do Creci-SE com a TV Aperipê; Ainda destacou que logo em breve o programa também será transmitido pelas emissoras de rádio AM (640) e FM (104.9), e que este projeto se pretende estender a nivel nacional; além disso que os diretores devem participar do respectivo programa e da Mesa Redonda com Ademi. Sinduscon e Asseop. Já está em funcionamento o Projeto “Creci Informa”. Qual é um programa informativo. por vídeo. feito quinzenalmente com entrevistas, orientações e principais temas do mercado imobiliário. qual está disponível no site. youtube e redes sociais. Relembrou a Coluna Creci. que está disponível semanalmente nos principais jornais e que também são enviadas, por mala direta, aos corretores com e-mail cadastrado no sistema, com um novo formato de Boletim Informativo. e ainda que fica disponível no site e redes sociais. REVISTA CRECI-SE / BOLETIM INFORMATIVO: foi feita a distribuição de um exemplar no final de dezembro e que será dado continuidade com novos exemplares também neste ano. Mês passado a superintendência e contabilidade estiveram em Brasília para um curso de orientação sobre as mudanças na prestação de contas dos Conselhos e lançamento de informações no relatório de gestão, e explicou que antes se enviava a prestação de contas e relatório para o Cofeci e este lançava no site do TCU, e que agora cada regional lançará diretamente. Portal Transparência: na reunião em Brasília, pode-se observar que Sergipe é o Regional mais transparente do País:

inclusive, fomos o primeiro a implementar no nosso site o E-Sic, única ferramenta restante para atender na íntegra a Lei de Acesso a informação. O E-Sic é um portal para cadastro e solicitação de informação com controle por meio de protocolo. Obra de ampliação do CRECI: que já está em fase final, inclusive já foram providenciados procedimentos licitatórios e outros estão em andamento para aquisição de mobiliários, ar—condicionado e outros equipamentos. COAF -— Conselho de Controle de Atividades Financeiras: O Prazo para declaração foi final de janeiro; porém o link continua aberto para os que ainda não fizeram possam fazer – mesmo fora do prazo. ANUIDADE: o vencimento para o exercício é 31 de março; mas desde janeiro o Creci—SE está parcelando para facilitar o pagamento; e que continuará o parcelamento até abril, respeitando o número de parcela pelo mês da solicitação. CONTROLE DE ACESSO AO CRECI: em virtude da ampliação da sede e visando maior segurança no acesso no prédio dar-se-á início, desde logo, a um sistema de controle de entrada – sendo necessária apresentação para registro. setor e assunto. Ressaltou as mudanças no Projeto de Lei que regulamenta a classe. Discutiu-se para que Diretores fiquem responsáveis por cada setor, além dos Diretores Ad hoc, definindo-se o seguinte: André Cardoso – Cursos. Esporte e lazer; Marcus Milstein — Fiscalização; Carlos Aragão — Social; Samuel Chagas — Pedagógico; Herval Machado – Processos (jurídico e fiscalização); e que vamos buscar realizar. se possível semanalmente. reuniões com diretores e seus respectivos setores. além de reuniões com os diretores Ad hoc. Discutiu-se desenvolver algum tipo de campanha contra a proliferação do mosquito aedes aegypti. Destacou-se a necessidade de uma reforma do prédio da frente, tendo em vista que já está em fase de conclusão a obra de ampliação. Que já foi solicitada Auditoria para o Creci-SE; e que em reunião do Cofeci foi discutido realizar auditorias em todos os regionais. Que foi solicitado Fiscalização Federal para este Regional, e que a mesma deve acontecer nos próximos dias. Discutiu-se mais uma vez a importância da realização da digitalização de todos os documentos do Conselho. Câmara de Mediação e Arbitragem: está tentando montar uma dentro do Conselho. Que o horário do início das próximas plenárias seja às quinze horas, em primeira convocação, ou às quinze e trinta horas, em segunda convocação. Que deverá colocar na pauta da Plenária a previsão de Licença do Presidente de até 90 dias, se preciso. O Presidente informa que haverá na Plenária que se iniciará em mais alguns minutos a entrega de Carteiras dos Conselheiros. E nada mais havendo, declarou encerrada a reunião.

 

Aracaju/SE, 03 de março de 2016.

 

SÉRGIO WALDEMAR FREIRE SOBRAL

Presidente

 

JOSÉ HERVAL MACHADO

Diretor Secretário

Documento publicado no Portal Transparência em 03/03/2016.