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ATA DA 2ª REUNIÃO DE DIRETORIA DO EXERCÍCIO 2023
Data: 09/02/2023
Início: 2:30 pm
Local: Sala de Reuniões do Creci-SE
André Cardoso Costa (Presidente)
Carla Lavínia da Silva Pimentel (Vice-Presidente)
Luciano Costa de Miranda (2º Vice-Presidente)
Luiz Henrique Lopes de Carvalho (Diretor Secretário)
Márcia Alves Sousa Moreira (Diretora 2º Secretária)
José Alberto Nascimento Garcez de Carvalho (Diretor Tesoureiro)
Rodrigo Torres da Silva Calfa (2º Vice-Presidente)
José Hunaldo Lima do Nascimento (Diretor Adjunto Institucional)
Rildon Tavares Santos Filho (Diretor de Fiscalização)
Waldson Luiz Silva (Diretor Adjunto Parlamentar)
Edjou Correia Dantas (Diretor Adjunto Inovação)
José Geraldo Maia Oliveira (Superintendente)
DELIBERAÇÕES
Cumprimentando os presentes, após confirmada a existência de quórum pelo Diretor Secretário, o Presidente André Cardoso declara aberta a 2ª Reunião de Diretoria do Exercício de 2023, 14ª da Gestão 2022/2024, rogando a Deus pelo bom andamento dos trabalhos. Pauta do dia: Leitura, discussão e aprovação da Ata da 1ª Reunião de Diretoria / 2023, 13ª da Gestão 2022/2024, realizada em 19/01/2023; solicitada a dispensa da leitura pelo diretor Rodrigo Calfa, justificando que todos receberam previamente para leitura e análise; e nada tendo a discutir, foi colocada em votação e aprovada por unanimidade. Na sequência, o Diretor Presidente passa a informar: Anuidade 2023 – disponível para emissão e parcelamento em nosso portal: Valor: 795,00 – parcelado no boleto ou cartão, e os seguintes descontos para pagamentos à vista:
I. Pagamento integral até 15 de fevereiro …. Desconto de 6% (seis por cento);
II. Pagamento integral até 15 de março …….. Desconto de 4% (quatro por cento).
Inadimplência: iniciamos o exercício de 2023 com os seguintes números: 52% em dia, e 48% em débito; agora estamos com os seguintes números: 53,7% em dia, e 46,3% em débito; mantivemos o melhoramento nos números; isso se dá em virtude das notificações extrajudiciais (por e-mail e SMS), a implantação dos avisos por SMS de parcela vencendo no dia, e os processos de execução; agora esperamos melhorar ainda mais, visto que implantamos, e já está dando os primeiros passos, o setor de “cobrança”, qual preferimos chamar de setor de negociação; para isso, foi destinada uma sala exclusiva, com mais espaço e capaz de proporcionar mais privacidade e conforto aos credenciados; ademais, continuaram os processos de execução fiscal quando não possível de fazê-lo administrativamente; inclusive o Cofeci já comunicou que estará promovendo um treinamento para recuperação de crédito, a ser realizado no final de março, em Salvador/BA, e já autorizamos a participação dos funcionários envolvidos com o tema; o Diretor Rodrigo sugere que, tão quanto o sistema emite SMS com mensagem de vencimento de boletos, também seja emitido, se possível, mensagem de informação do pagamento, como uma forma de agradecimento ao profissional pelo seu adimplemento; os diretores entenderam pertinente, e o Presidente se comprometeu em verificar junto a gestão do sistema a possibilidade e o custo, para assim ver se há viabilidade. Cenário do recebimento de receitas: comparativo das anuidades do exercício 2022 e 2023 – período de dezembro de 2021 / fevereiro 2022 e dezembro 2022 / fevereiro 2023: tivemos um crescimento na arrecadação para o respectivo período de 28,93%; mas considerando o valor do reajuste da anuidade (7,17%) e o aumento do número de credenciados (5,59%), podemos considerar um crescimento real de receita para o período, em média, de 20%; é um número positivo, e devemos continuar operacionalizando da melhor forma para manutenção do mesmo, ou até ampliar. COAF – prazo para declaração de não ocorrência foi até 31/01/2023, e fizemos ampla divulgação para conhecimento de todos. Plenária Regional: será realizada no próximo dia 15 de fevereiro a Primeira Sessão Plenária do Exercício 2023, conforme calendário institucional. No mês de janeiro convocamos e foram realizados os trabalhos das comissões deliberativas de análise de inscrição, sendo a Coapin – 01 (17/01/2023); a Cefisp – 02 (25/01/2023); Sessão da Crecicon (12/01/2023); e a primeira sessão de julgamento pela Turma 01 (30/01/2023), fato histórico para nosso Conselho, haja vista é a primeira vez que o Creci-SE julga processos em turma. Fiscalização Profissional: implementaremos ações, através da diretoria e coordenadoria de fiscalização, para intensificar ainda mais os trabalhos de orientação e fiscalização na capital e no interior; o objetivo é visitar e desenvolver trabalho em um número maior de municípios esse ano; inclusive, na manhã de hoje, fizemos uma visita, juntamente com o Superintendente Geraldo Maia, ao Procon Estadual e fomos recebidos pela Diretora Raquel Martins; oportunamente falamos sobre assuntos de segurança para a sociedade, e também quanto a viabilidade de uma parceria para atos conjunto de fiscalização no que se referir ao mercado imobiliário. Qualificação Profissional: Em parceria com a Universidade Tiradentes (UNIT) já estão abertas as matrículas para o MBA em Gestão de Negócios Imobiliários, uma especialização ideal para quem deseja se atualizar com as tendências do mercado, por meio de aspectos financeiros, marketing, jurídico e de gestão, com uma abordagem participativa e crítica sobre os temas; o curso foi planejado exclusivamente para corretores de imóveis inscritos no Creci-SE, mas se estende a dependentes dos profissionais; será no formato presencial, com encontros quinzenais, totalizando 360 horas de aulas (de terça a quinta, das 18h às 22h). Campanha de atualização cadastral: atualizar os dados cadastrais junto ao Creci Sergipe é obrigatório, segundo o artigo 36 da Resolução Cofeci nº 327/92; é um procedimento simples e rápido, que pode ser feito de diversas formas: através do portal www.crecise.gov.br (na aba “SERVIÇOS”), por meio aplicativo i-Corretor ou ainda pelo e-mail [email protected]; basta informar os dados completos e corretos a serem atualizados; manter o cadastro atualizado é uma forma de garantir que o Conselho se comunique com o profissional. Perspectivas para o mercado imobiliário: pesquisas recentes mostram que o mercado imobiliário deve se manter aquecido e em evolução em 2023; um levantamento feito pela Brain Inteligência Estratégica em parceria com a Abrainc, por exemplo, revelou que mais de 30% dos entrevistados planejam comprar um novo imóvel; e esse foi o tema para que fomos convidados a conceder entrevista, e assim fizemos para os canais de comunicação: W1 WEB TV (Nelson Roberto), Programa SEM CENSURA (Duda Pereira) – Rádio Sara, e LIBERDADE FM (Raimundo Moraes); bem como fomos convidados pelas TV’s Atalaia e Sergipe e concedemos entrevista sobre o tema: “Locação de imóveis por temporada, com ênfase para o Carnaval”. Recebemos, agora no início de fevereiro, as visitas institucionais: Presidente do Creci-PR Luís Castegnaro, e de seu assessor Luís Ribeiro – oportunidade que tivemos para troca de experiências e vivências dos Conselhos; bem como do Presidente da Construtora Celi, Luciano Barreto, que oportunamente apontou algumas “irregularidades” no mercado imobiliário sergipano; e nos colocamos à disposição para somar esforços e ações que sejam positivas para nosso mercado e para a classe dos corretores de imóveis. Sindiscose: recebemos do sindicato dos funcionários, tão quanto ocorrido e aprovado em 2022, a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para este ano de 2023, qual já inclui o auxílio transporte que deliberamos na reunião passada; a proposta foi analisada pela superintendência e pelo jurídico, e anotado os apontamentos técnicos que necessitam de ajustes; será devolvida para análise deles e, em concordando, agendaremos assinatura; discutido e aprovado por unanimidade. Portarias: no período de 19/01/2023 a 08/02/2023 foram expedidas as Portarias de nºs 004 a 010/2023: 004/2023 – Atualização do calendário institucional 2023; 005/2023 – Reajuste salarial 2023; 006/2023 – Reajuste do ticket alimentação 2023; 007/2023 – Destituição de diretor adjunto – comunicação; 008/2023 – Treinamento dos delegados; 009/2023 – Suprimento de fundos competência 02/2023; 010/2023 – Reajuste dos valores de diárias e jeton; discutidas e aprovadas por unanimidade.
Exaurida as deliberações, o Diretor Presidente fraqueou a palavra; cada um dos presentes reafirmou seu compromisso com o Conselho e com a Classe, bem como se comprometeu a contribuir ainda mais no decorrer desse exercício para que novas ações sejam desenvolvidas e possa atingir cada vez mais os objetivos da gestão. Retomada a palavra, o Diretor Presidente informa que no tocante as ações, encerrará esta reunião apresentando aos diretores as cinquenta (50) principais ações que foram realizadas no exercício 2022, e passa a pontuar:
1. Início da Nova Gestão para o Triênio 2022/2024 com participação ativa e transparência;
2. Viabilização do parcelamento, em até 03 vezes, da taxa de inscrição e primeira anuidade para os novos corretores de imóveis;
3. Concessão de descontos autorizados pelo Cofeci para pagamento a vista da anuidade do exercício e condições para parcelamentos no boleto e cartão de crédito;
4. Adesão ao Refis instituído pelo Cofeci, promovendo as melhores condições para adimplemento de débitos vencidos;
5. Criamos um espaço mais humanizado em nossa recepção e setor administrativo para melhor acolhimento dos profissionais e interessados em serviços oferecidos pelo Creci-SE;
6. Massificação da informação de obrigatoriedade e prazo final para declaração de não ocorrência – COAF;
7. Treinamento Conselheiros da Gestão 2022/2024;
8. Foi realizada a atualização do Regimento Interno com base nas novas resoluções do Cofeci;
9. Foi realizado o Planejamento Estratégico para o exercício;
10. Instituição do Calendário Institucional para o exercício;
11. Criamos o Clube Mais Benefício, objetivando ampliar parcerias e angariar descontos exclusivos aos credenciados;
12. Sessões Plenárias: foram realizadas cinco (05) Sessões;
13. Reuniões de Diretoria: foram realizadas doze (12) reuniões, sendo quatro (04) delas de diretoria plena;
14. Comissões de Ética e Fiscalização Profissional – CEFISP: foram instituídas as Cefisp 01 e Cefisp 02, sendo realizadas onze (11) Sessões de Julgamentos e Emissão de Pareceres;
15. Comissão de Análise de Processo de Inscrição – COAPIN: foram instituídas as Coapin 01 e Coapin 02, senda realizadas doze (12) Sessões de Análise para os processos inscricionários;
16. Instituição da Junta de Conciliação;
17. Constituição da Comissão de Atendimento ao Consumidor no mercado Imobiliário, denominada CRECICON, sendo realizadas nove (09) Sessões de Conciliação;
18. Instituição do Grupo de Trabalho da Mulher Corretora;
19. Instituição do Grupo de Trabalho de Ação Social;
20. Foram constituídas as Turmas de Julgamento – 01 e 02, para descentralização e celeridade dos julgamentos de processos;
21. Foi assinado o Primeiro Acordo Coletivo de Trabalho – ACT com o sindicato dos funcionários;
22. Constituída a Comissão de Sindicância;
23. Nomeados Delegados Regionais (representantes do Conselho) nos municípios: Estância, Nossa Senhora das Dores, Lagarto, Itabaiana e Nossa Senhora do Socorro;
24. Instituída a Comissão do Mérito;
25. Foi concedido reajuste acima da inflação para os salários dos funcionários e do ticket alimentação, bem como foi concedido ticket extra em dezembro para auxílio cesta natalina;
26. Foi renovado Termo de Cooperação Técnica com o Ministério Público Estadual;
27. Foram promovidas ações de arrecadação e doação de alimentos para entidades filantrópicas;
28. Foram realizadas campanhas e ações com profissionais para doação de sangue ao Hemocentro de Sergipe – Hemose;
29. Foram realizadas ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher; e ações de prevenção ao câncer, como “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”
30. Foi promovido evento alusivo ao Dia do Corretor de Imóveis, com homenagens a profissionais e órgãos públicos que têm contribuído para o pleno desenvolvimento da classe e o crescimento do mercado imobiliário;
31. Fiscalização Profissional:
> Ações de orientações sobre a importância do Registro de Incorporação, inclusive com realização de uma palestra para corretores e empresas imobiliárias;
> Fiscalização mais orientativa: trabalho pedagógico; mas sem desviar do viés primordial de combate ao exercício ilegal da profissão;
> Intensificação do combate ao exercício ilegal na capital e no interior do Estado; inclusive com auxílio da Polícia Militar e fechamento de imobiliária ilegal;
> Agente Fiscal do Creci-SE coordenou equipe no Grupo Especial de Apoio a Fiscalização – GEAF em Pernambuco;
> Orientação e intensificação nas operações de fiscalização nos condomínios;
> Reunião com jurídico e Cefisp para alinhamento dos procedimentos fiscalizatórios e trâmite processual no Conselho;
> Recepção e auxílio em operação do Grupo Especial de Apoio a fiscalização – GEAF em nosso Regional;
> Participação da Coordenadoria no II Encontro Nacional de Coordenadores realizado em Natal/RN;
> Qualificação Profissional: todas as agentes participaram do “FÓRUM NACIONAL – ATUAÇÃO DOS FISCAIS DE CONSELHOS DE CLASSE PROFISSIONAL FISCALIZAÇÃO COM SEGURANÇA JURÍDICA E CAUTELAS PARA EVITAR A RESPONSABILIZAÇÃO DOS AGENTES”, promovido pela Silp Treinamentos, e totalmente custeado por este Regional;
> Melhor performance de desenvolvimento de trabalho dos últimos anos, e chegando a registrar os seguintes números de autos lavrados: 1.164 constatações – sendo 61 por exercício ilegal da profissão (média de 5,08 / mês), 260 notificações, e 141 autos de infração, totalizando 1.565 documentos lavrados (média de 130 autos / mês); além das diversas outras diligências realizadas pelo setor. Registramos ainda, que dos 61 autuados pelo exercício ilegal, 28 realizaram a inscrição no Conselho, isto é quase 50% dos autuados. Os que não regularizaram, foram ou serão encaminhados ao Ministério Público para as providências pertinentes.
32. Solenidades de entregas de carteiras aos novos corretores e diplomas de inscrição as novas empresas imobiliárias, sempre com a participação da Diretoria para as boas vindas e orientações técnicas pelo Superintendente Geraldo Maia;
33. Capacitação Profissional:
> Realizado curso sobre ITBI nas transações imobiliárias;
> Circuito Corretor TOP, cursos e palestras na semana do corretor;
> Semana de Imersão, com cursos ministrados por Aurélio Dallapícula (Presidente do Creci/ES) e Nilson Araújo (Presidento do Creci/BA);
> Cursos EAD, em parceria com o Creci-SP: foram disponibilizados, semanalmente os cursos: COMO USAR A HP12C, DOCUMENTAÇÃO IMOBILIÁRIA, FOTOGRAFIA IMOBILIÁRIA, INFERÊNCIA ESTATÍSTICA PARA AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA, LOCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS, LUCRO IMOBILIÁRIO, PERITO JUDICIAL e PREVENÇÃO A LAVAGEM DE DINHEIRO, além do CURSO DE AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA – qual foi ofertado 4 turmas no decorrer do ano.
34. Recebemos visitas de Diretores do Cofeci: João Teodoro, Valdeci Yase, Rômulo Soares; bem como do Conselheiro Federal Eduardo Coelho, que ofereceu curso e treinamento a conselheiros e funcionários de alguns setores;
35. Participamos do Projeto Saber Imobiliário;
36. Fizemos termo de convênio com a equipe organizadora do evento “1º Arraiá Carimba Que é Top dos Corretores de Imóveis” para a concessão de desconto na aquisição de ingressos individuais e mesas pelos credenciados;
37. Firmamos convênio com a Laredo Urbanizadora e a Viva Construções e Incorporações para a concessão de descontos aos credenciados na aquisição de unidades em seus empreendimentos;
38. Levamos até a Secretaria Municipal da Fazenda do Município de Aracaju – SEMFAZ as reivindicações dos corretores de imóveis, visando modernização no atendimento, redução dos prazos de execução e desburocratização nos serviços executados;
39. Participamos do Encontro Brasileiro do Mercado Imobiliário – ENBRACI 60 Anos, com a Diretoria, Conselheiros e alguns funcionários;
40. Formalizamos uma nova parceria com a Universidade Tiradentes – UNIT, para ampliação na concessão dos descontos e oferta de uma Pós-Graduação exclusiva para Corretores de Imóveis, qual já está sendo divulgada;
41. Participamos de reunião institucional com a Secretaria de Patrimônio da União – SPU para alinhamento de procedimentos que melhor atendam aos corretores de imóveis de nosso Estado;
42. Participamos do lançamento da Agenda da Frente Parlamentar do Mercado Imobiliário;
43. Participamos do orientações e lançamento do Portal Creci Brasil, uma ferramenta exclusiva e gratuita para corretores de imóveis;
44. Marcamos presença no 1º Workshop de Engenharia, Urbanismo e Meio Ambiente;
45. Firmamos parceria com Anoreg para oferecer cursos gratuitos no mês de agosto aos nossos credenciados;
46. Realizamos parceria inédita com o Sest/Senat para concessão de descontos aos credenciados e seus dependentes nos serviços ofertados;
47. Assinamos convênio com a Fecomércio para facilitar resolução de conflitos no segmento imobiliário;
48. Celebramos, juntamente com Conselheiros, Diretores e funcionários os 44 anos de criação do Creci-SE;
49. Assinamos termo de convênio com a Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese) para concessão de descontos significativos: 30% no valor da mensalidade dos cursos de graduação (exceto EAD e enfermagem) e 20% no valor da mensalidade dos cursos de pós-graduação, para os credenciados e seus dependentes;
50. Repaginamos a TV Creci, passando a um formato mais dinâmico e com interação dos profissionais do segmento imobiliário, objetivando transmitir mais informações e maior transparência nas ações desenvolvidas por este Conselho.
Na sequência, fraqueou a palavra mais uma vez; não havendo manifestação. Agradeceu a presença, participação e contribuição dos diretores; e deu por encerrada a reunião, pedindo a Deus proteção para todos.
Aracaju/SE, 09 de fevereiro de 2023.
André Cardoso Costa
Presidente
Luiz Henrique Lopes de Carvalho
Diretor Secretário