CRECI SERGIPE

Portal Transparência - Atas de Reunião de Diretoria (Dados Abertos)


ATA DA 2º REUNIÃO DE DIRETORIA DE 2018

Assinado em:
18/10/2018

Local: Sala de Reuniões do Creci-SE

Data: 18/10/2018
Início: 2:00 pm
Local: Sala de Reuniões do Creci-SE


Presenças Registradas:

PRESENÇAS REGISTRADAS

SÉRGIO WALDEMAR FREIRE SOBRAL Presidente ANDRÉ CARDOSO COSTA Vice-Presidente SAMUEL GOMES CHAGAS , Diretor Tesoureiro JOSÉ HUNALDO LIMA DO NASCIMENTO Diretor Secretário MARCUS MILSTEIN SILVA Diretor 2ª Tesoureiro

DIRETORES AD-HOC
Corregedor: WAGNEY ARAGÃO SOUZA


Outro(s) Participantes:

OUTRO(S) PRESENTE(S)
JOSÉ GERALDO MAIA OLIVEIRA Superintendente



DELIBERAÇÕES


ATA DA 2º REUNIÃO DE DIRETORIA DE 2018 GESTÃO 2016/2018

DATA: 18 de outubro de 2018 INÍCIO: 14h LOCAL: Sala de Reuniões do Creci-SE —Aracaju/SE

O Presidente Sérgio Sobral, após cumprimentar os presentes, declara aberta a 2ª Reunião de Diretoria do exercício 2018. O Diretor Secretário José Hunaldo informa que o Conselheiro Diretor Antônio Carlos Aragão de Melo justificou sua ausência em virtude do mesmo se encontrar em viagem fora do Estado. O Diretor Presidente solicita a leitura da ata anterior, momento em que o Diretor Vice Presidente André Cardoso pede a dispensa de leitura em virtude de todos terem recebido anteriormente e já terem realizada a mesma; Colocada em discussão e votação, foi aprovada por unanimidade a ata da 1ª Reunião de 2018, Na sequência, o Diretor Presidente passou a falar sobre a atual conjuntura econômica e o Mercado Imobiliário. Logo em seguida, apresentou a situação do processo da ex-funcionária Taísa, informando que, superada as instâncias, resta cumprir acordo para adimplemento de forma parcelada, em dez (10) vezes, do valor rescisório, qual ultrapassou de cem mil reais. O diretor André Cardoso enfatiza que se faz necessário mais cautela nos procedimentos admissionais e demissionais para não incorrer em outras situações como esta. Presidente informa que o corretor Airton, qual foi cassado pelo pleno deste regional, e teve a homologação pelo Conselho Federal, teve o registro reativado a partir de uma liminar concedida pela justiça federal do estado, que em audiência de conciliação não fez acordo e está aguardando o julgamento do mérito por parte da magistrada. Informa ainda que estive recentemente reunido, juntamente com o Diretor Parlamentar Manoel Silva, com o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado e está em andamento processo para disponibilizar no portal do judiciário a relação dos corretores avaliadores, e, assim, os mesmos serem convocados pelos magistrados quando interessar. Em seguida, falou sobre o projeto pedagógico do Conselho que vem ofertando cursos e palestras, e que os mais recentes realizados foram: “Como potencializar vendas e Fidelizar Clientes” (mês de junho), “Oficina Prática de Oratória” (julho), e “Documentação Cartorária com ênfase em Usucapião” (agosto); Que em agosto também, em comemoração ao Dia do Corretor de Imóveis, foi realizado o “IX Fórum dos Corretores de Imóveis”, realizado nas dependências do Hotel Delmar, com um dia inteiro de atividades; Ainda em comemoração ao Dia do Corretor, foram confeccionadas e enviadas aos profissionais um jornal informativo do Creci e uma Cartilha de Orientação aos inscritos, sendo que a cartilha em uma maior quantidade, pois passa a ser distribuída com os estagiários e interessados em se inscreverem no Conselho; Devemos também destacar a parceria com o Creci-SP, qual tem disponibilizado cursos na modalidade online para os nossos profissionais, sendo as mais recentes turmas para os cursos de: “Uso da calculadora HP” e “Pen’to Judicial”; Enfatizando que todos os cursos, presenciais ou online, são ofertados gratuitamente, isto é: os corretores não tem quaisquer custos; E para dar continuidade ao projeto, já teremos aqui próxima semana (dia 25) um curso de vendas, esse em parceria com a Unit, qual será aplicado com dois módulos na mesma noite: “Alta performance em vendas” e “Desenvolvimento de líderes”; e para o mês de novembro estamos ajustando parceria com o Senac para ofertar aos corretores uma Oficina denominada “Estratégias no atendimento”. Passa a informar que novidades estão surgindo no sistema, novidades essas que favoreceram a classe e facilitará ainda mais a rotina dos profissionais, a exemplo: desenvolvimento e disponibilidade da carteira virtual e dos boletos virtuais. O Diretor Hunaldo diz que, falando em boletos, poderia viabilizar alguma forma de ampliar o número de parcelas para pagamento da anuidade, seja por boleto ou por cartão de crédito, o que auxiliaria na redução dos índices de inadimplência. O Presidente diz ser pertinente tudo que facilite o pagamento das anuidades, e que, inclusive, o Cofeci editou e publicou portaria para facilitar ainda mais por meio de um mutirão de conciliação, e que o Creci—SE aderiu e divulgou a todos os profissionais com pendências para participarem do “Outubro da Conciliação”, qual está ofertando parcelamento em quantas vezes forem necessárias, desde que obedecida o percentual por parcela estabelecido em resolução do Cofeci; bem como, aos que não regularizarem, já foi dado início aos procedimentos de Rito Sumário, Cobrança Judicial, Divida Ativa, Cadin e o que mais for necessário. Pedida a palavra, o Diretor Hunaldo, seguido pelo Diretor Samuel, relatam o quão proveitoso foi a visita que Fizeram ao Creci-BA, cujo objetivo foi verificar formas e procedimentos para, se preciso, implementarem neste regional; Externaram a radecimentos ao Presidente Samuel Prado e todos os funcionários do Creci-BA informaram que uma prática utilizada por eles e que pode ser adota por este regional é o Ad Referendum para as novas inscrições, o que favorece aos profissionais solicitantes e início imediato ao exercício profissional e, posteriormente, homologar pelo pleno. Outro ponto destacado por estes diretores foi o de estabelecer datas para reuniões das comissões. Nesse momento, retomada a palavra, o Presidente lembra que os Conselheiros são voluntários e devem dar sua contribuição ao Conselho em conformidade com sua disponibilidade. O Diretor Hunaldo pede a palavra, mais uma vez, e diz que os conselheiros devem estar conscientes de sua obrigação para com o Conselho, ainda que seja uma função honorífica. O diretor André corrobora com o Diretor Hunaldo e diz que é preciso mais empenho de todos, inclusive os membros de comissões. O Diretor Presidente reforça que é preciso também maior participação dos Conselheiros na relatoria dos processos, como já tem solicitado nas plenárias. Em continuidade, o Diretor Presidente passa a falar das campanhas para fortalecimento da profissão e combate ao exercício ilegal, destacando que mantém a parceria para o Programa “Mora, Sergipe” com a TV Atalaia, e que atualmente está no ar a campanha “Exija a Carteira do Creci e evite a contravenção”, sendo que a veiculação acontece no Jornal do Estado 2ª Edição, de segunda a sábado, bem como no Programa “Mora, Sergipe”, aos sábados às 13h, e é importante destacar que temos recebido doação do Cofeci para auxiliar nessas despesas; também está mantido o programa no rádio, qual está rodando 0 “Minuto Creci”, que vai ao ar diariamente na Rádio CBN Aracaju, sendo três (3) inserções diárias de segunda a sexta e uma (1) aos sábados e domingos, a programação é para a cada semana rodar três novos informativos de um (1) minuto com assuntos pertinentes a profissão, sendo que este também está sendo veiculado pela Fan FM no programa jornalístico da manha; Nossa coluna semanal continua sendo publicada nos jornais impressos Correio de Sergipe e Jornal da Cidade, bem como no Cinform, em formato digital. Reforçamos em nossos canais de comunicação para que os Corretores que se sentirem lesados por qualquer órgão público no exercício profissional comunique o Conselho, através da ouvidoria, ou qualquer outro meio, para medidas pertinentes. Outro benefício aos profissionais é o Clube do Corretor, qual foi intensificado os trabalhos para ampliar ainda mais o número de conveniados nos mais variados segmentos: alimentação, educação, lavanderia, vestuário e acessórios, seguros, estética, construção, escritório virtual, peças e serviços de informática, dentre outros; ressaltamos que assinamos com a Qualicorp a disponibilidade de “Plano de Saúde por Adesão” para os corretores credenciados, quais já estão sendo comercializados pela Dosea e demais corretoras conveniadas. Em prol da categoria, combatendo a contravenção e defendendo o consumidor, assinamos Termos de Cooperação com o Ministério Público, no mês de julho, e com a Secretaria de Segurança Pública — SSP, no mês de a esta na realidade jà tínhamos esses convênios porém estavam vencido e buscamos a renovação, o que resultou exitosamente, e agora com prazo de vigência, em ambos, de sessenta (60) meses. ou seja, cinco (5) anos. Ainda buscando beneficiar cada vez mais nossos profissionais, continuamos lutando pelo portal dos corretores, que continua em fase de testes e implementações, mas que deverá estar disponível o mais breve possível. Na sequência, o Diretor Presidente informa que participou de audiência no Ministério Público Federal, visto que o Sindicato de Servidores acionou o órgão para intermediar possibilidade de acordo coletivo, contudo, o que solicitaram, o Creci apresentou já ofertar aos seus empregados algumas coisas e ser inviável a prestação de outras em virtude do cenário econômico que temos vivido nos últimos anos; Que também participou de audiência conciliatória na Justiça do Trabalho, mais uma solicitação do mesmo sindicato, agora reivindicando uma gratificação disponibilizada por lei aos funcionários públicos estatutários federais, o que também restou inviável qualquer acordo, haja vista o regime empregatício aplicado por esta autarquia e o celetista e, portanto, entendeu o jurídico, não ter esse direito. Em seguida comunicou que mês que vem, novembro, terá mais uma Plenária Federal, e agora já presidida pelo Dr. João Teodoro, que esteve licenciado desde 06 de junho e reassumiu a presidência no último dia 08 de outubro; embora, antes desta prevista para novembro terá uma virtual, cujo objetivo é definir o valor da anuidade para o exercício 2019. Falando em exercício 2019, nossa contabilidade já providenciou o orçamento e programa para o próximo exercício, e, após análise, será enviado para apreciação e aprovação do Cofeci na plenária de novembro. Perguntado pelo Presidente se algum diretor teria alguma dúvida ou queria se pronunciar, não houve manifestação. Assim, o Diretor Presidente agradeceu a presença e participação de todos e deu por encerrada a reunião, convidando-os a se dirigirem até o auditório para darem início à realização da 3ª Plenária de 2018 deste Conselho Regional.

Aracaju/SE, 18 de outubro de 2018.

Sérgio Waldemar Freire Sobral
Presidente

Jose Hunaldo Lima do Nascimento
Secretário

Documento publicado no Portal Transparência em 18/10/2018.