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ATA DA 3ª REUNIÃO DE DIRETORIA DO EXERCÍCIO 2023
Data: 09/03/2023
Início: 2:30 pm
Local: Sala de Reuniões do Creci-SE
André Cardoso Costa (Presidente)
Carla Lavínia da Silva Pimentel (Vice-Presidente)
Luciano Costa de Miranda (2º Vice-Presidente)
Luiz Henrique Lopes de Carvalho (Diretor Secretário)
Márcia Alves Sousa Moreira (Diretora 2º Secretária)
José Alberto Nascimento Garcez de Carvalho (Diretor Tesoureiro)
Rodrigo Torres da Silva Calfa (2º Vice-Presidente)
José Geraldo Maia Oliveira (Superintendente)
DELIBERAÇÕES
Cumprimentando os presentes, após confirmada a existência de quórum pelo Diretor Secretário, o Presidente André Cardoso declara aberta a 3ª Reunião de Diretoria do Exercício de 2023, 15ª da Gestão 2022/2024, rogando a Deus pelo bom andamento dos trabalhos. Pauta do dia: Leitura, discussão e aprovação da Ata da 2ª Reunião de Diretoria / 2023, realizada em 09/02/2023; solicitada a dispensa da leitura pela diretora Márcia Moreira, justificando que todos receberam previamente para leitura e análise; e nada tendo a discutir, foi colocada em votação e aprovada por unanimidade. Logo em seguida. O Diretor Presidente, considerando o Dia Internacional da Mulher, celebrado ontem (08/03), registramos, em nome das nossas Diretoras Carla Pimentel e Márcia Moreira, nossos reconhecimentos a todas profissionais do mercado imobiliário e a todas as mulheres. Na sequência, o Diretor Presidente passa a informar: Anuidade 2023 – disponível para emissão e parcelamento em nosso portal: Valor: 795,00 – parcelado no boleto ou cartão, e os seguintes descontos para pagamentos à vista:
I. Pagamento integral até 15 de março …….. Desconto de 4% (quatro por cento).
Inadimplência: iniciamos o exercício de 2023 com os seguintes números: 52% em dia, e 48% em débito, depois 53,7% em dia, e 46,3% em débito, e agora estamos com os seguintes números: 54,9% em dia, e 45,1% em débito; mantivemos o melhoramento nos números; o setor de negociação já nos apresentou um leve bom resultado; mas como foi o primeiro mês, acreditamos que o trabalho será intensificado na medida que forem se familiarizando com o processo. Solicitada a palavra pelo Diretor Alberto Garcez, e concedida, este mencionou a instituição e composição da Comissão de Avaliação (Portaria Creci-SE nº 013/2023), qual também é membro, para atender, gratuitamente, solicitações do Ministério Público Estadual quando necessário; externou os agradecimentos aos demais membros que a compõem pelo atendimento ao convite e disposição e contribuir com o Conselho e o órgão parceiro. Retomada a pauta, o Diretor Presidente: II Encontro Nacional Para a Eficiência na Arrecadação: visando orientar os envolvidos de cada regional para uma melhor arrecadação, o Cofeci estará promovendo este evento no final de março, mais especificamente de 28 a 31/03, em Salvador/BA, reunindo os regionais de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Bahia; O Cofeci autorizou até 04 participantes, sendo 02 às suas expensas, e 02 às expensas do Regional; ficou definido que participarão: Geraldo Maia (Superintendente), Walber Muniz (Assessor Especial), Maria Cristina (PST – Financeiro) e Dr. Yure (Advogado Execução Fiscal). Reunião de Presidentes do Sistema: também no final de março, nos dias 29 a 31, o Cofeci está promovendo Reunião com os Presidentes Regionais no Rio de Janeiro/RJ, e estarei presente atendendo a convocação. Plenária Regional: foi realizada no último dia 15 de fevereiro nossa Primeira Sessão Plenária do Exercício 2023, qual, dentre aprovações de diversos expedientes, aprovou a prestação de contas do 4º trimestre de 2022, bem como a Prestação de Contas do Exercício 2022; e já fizemos a devida remessa ao Cofeci para análise e julgamento. Plenária Federal: recebemos no dia de hoje a convocação para a Primeira Sessão Plenária do Cofeci deste ano, que acontecerá em Maceió/AL, conforme sua programação, no período de 11 a 15 de abril vindouro; destacando que dentro de sua programação está um treinamento para Presidentes e Superintendentes regionais do Instituto de Governança e Compliance – IGCP. Relatório de Atividades 2022: já está concluído e logo estará disponível em nosso portal para conhecimento dos profissionais e de toda a sociedade sergipana das ações que desenvolvemos durante o ano de 2022; o compilado é resultado do trabalho feito pela superintendência com auxílio e apoio da comunicação e desta presidência. No mês de fevereiro convocamos e foram realizados os trabalhos das comissões deliberativas de análise de inscrição, sendo a Coapin – 02 (07/02/2023); a Cefisp – 01 (23/02/2023); e a Sessão da Crecicon (02/02/2023). Fiscalização Profissional: Após reunião com a Equipe de Fiscalização, Diretor Adjunto de Fiscalização Rildon Tavares e Superintendente, chegamos ao consenso da manutenção da Coordenadora Stéffane, qual vem desenvolvendo um bom trabalho frente ao setor; e, assim, já deram início a implementações de ações para intensificar ainda mais os trabalhos de orientação e fiscalização na capital e no interior; também estão passando por treinamento com a empresa que desenvolveu para o Cofeci o SGR – Sistema Eletrônico de Governança de Contratos e Documentos Imobiliários. O setor de Fiscalização também autuou, no dia 24 de fevereiro, uma empresa de crédito que promovia atividade de corretagem de imóveis sem a devida habilitação, ou seja, ilegalmente; situada no bairro Aruana, a empresa fazia venda de imóveis através de vendedores de liberação de crédito; a equipe contou com o apoio do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), ao qual registramos nossos agradecimentos pelo apoio que tem dado no combate ao exercício ilegal da profissão, por meio do Termo de Cooperação que temos firmado com a Secretaria de Segurança Pública do Estado. Treinamento Delegados: no último dia 15 de fevereiro os Delegados Regionais participaram de um treinamento específico para a missão que assumiram de representar o Conselho em seus municípios; fizemos questão de estar presente e reforçamos a importância de que todos estejam alinhados com a atividade fim do Conselho, que é proteger a sociedade, e dispostos a trazerem demandas que, oportunamente, se tornarão ações em prol do desenvolvimento do mercado imobiliário; o treinamento foi conduzido pelo superintendente Geraldo Maia, que abordou questões administrativas e ligadas à relação dos delegados com o Conselho. Qualificação Profissional: realizamos, em parceria com a Associação dos Corretores de Imóveis de Sergipe – ACI, o Workshop Práticas e Ferramentas de Inovação; evento aconteceu de forma presencial, em nosso auditório, e teve como ministrante a Ph.D. Karina Garcia; já estamos com outros eventos de qualificação programados para os próximos meses. Também firmamos com a Faculdade Unyleya, através do Clube+Benefícios, mais um convênio no segmento da Educação; agora a categoria tem direito a até 58% de desconto em mais de 26 cursos de Graduação e até 58% de desconto em mais de 1.800 cursos de Pós-Graduação a Distância; o convênio contempla corretores de imóveis regulares junto ao Creci Sergipe e seus dependentes. Cofeci: semana passada fomos recebido pela diretoria do Cofeci, em Brasília, mais especificamente pelo Presidente João Teodoro, Secretário Rômulo Soares, e Tesoureiro Valdeci Yase, para tratar de demandas de nosso regional; aqui registramos nossos agradecimentos pela acolhida e esperançoso que tenhamos bons resultados; oportunamente lhes apresentamos nosso relatório de atividades do exercício 2022, qual foi parabenizado pelos diretores e, inclusive, sugerido que o transformasse em uma revista para distribuir com os demais regionais. II CAMINHADA DA MULHER: o evento reuniu dezenas de corretoras de imóveis no parque da Sementeira, em Aracaju, numa programação que contou com dança e sorteio de prêmios; esta ação do Conselho, através do grupo de trabalho CRECI MULHER, fez parte das comemorações do mês da Mulher; também registramos nossos agradecimentos ao Presidente da Emsurb por disponibilizar o espaço e proporcionar a logística mínima necessária para a realização do evento. Acordo Coletivo de Trabalho: diante do que já havíamos discutido e aprovado em reuniões anteriores, e reforçando nosso compromisso de gestão com a valorização dos servidores, renovamos, nesta segunda-feira (06), o ACT 2023 com o Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional do Estado de Sergipe (Sindiscose), qual prevê a manutenção e ampliação de benefícios diversos, a exemplo do auxílio-transporte, recomposição salarial e atualização dos valores do auxílio-alimentação. Morte do corretor Anderson Lugon (assassinato): ocorrida, lamentavelmente, no último dia 03 ou 04; expedimos o Ofício Creci-SE nº 151/2023 e protocolizamos junto a Secretaria de Segurança Pública do Estado requerendo intensificação nas investigações, elucidação, e providências que o caso requeira; objetivando que a justiça seja feita; jamais ficaremos inertes em situações que envolva nossos pares, principalmente em casos como o ocorrido. Portarias: no período de 09/02/2023 a 08/03/2023 foram expedidas as Portarias de nºs 011 a 013/2023: 011/2023 – Viagem Fiscalização: Tobias Barreto / Poço Verde / Simão Dias; 012/2023 – Suprimento de fundos competência março de 2023; 013/2023 – Constituição da comissão de avaliação imobiliária e nomeação de membros; discutidas e aprovadas por unanimidade. Exaurida as deliberações, o Diretor Presidente fraqueou a palavra; cada um dos presentes renovou seu compromisso com o Conselho e com a Classe. Não havendo maiores manifestações, o Diretor Presidente agradeceu a presença, participação e contribuição dos diretores, e deu por encerrada a reunião, pedindo a Deus proteção para todos e um excelente retorno aos seus lares.
Aracaju/SE, 09 de março de 2023.
André Cardoso Costa
Presidente
Luiz Henrique Lopes de Carvalho
Diretor Secretário