CRECI SERGIPE

Portal Transparência - Atas de Reunião de Diretoria (Dados Abertos)


ATA DA 4º REUNIÃO DE DIRETORIA DE 2019

Assinado em:
18/06/2019

Local: Sala de Reuniões do Creci-SE

Data: 18/06/2019
Início: 2:00 pm
Local: Sala de Reuniões do Creci-SE


Presenças Registradas:

PRESENÇAS REGISTRADAS

SÉRGIO WALDEMAR FREIRE SOBRAL Presidente FAUSTO WALDEMAR DIAS SOBRAL NETO Vice-Presidente JOSÉ LUIZ AYRES DE CARVALHO 2º Vice-Presidente WAGNEY ARAGÃO SOUZA Diretor 2º Secretário VALDOMIRO FARIAS Diretor Tesoureiro

 


Outro(s) Participantes:

OUTRO(S) PRESENTE(S)

JOSÉ GERALDO MAIA OLIVEIRA Superintendente JOEL ALISSON BRITO GOIS Diretor de Fiscalização



DELIBERAÇÕES


ATA DA 4º REUNIÃO DE DIRETORIA DE 2019 GESTÃO 2019/2021

DATA: 18 de junho de 2019 INICIO: 14 h LOCAL: Sala de Reuniões do Creci—SE — Aracaju/SE

O Presidente Sérgio Sobral, após cumprimentar os presentes, declara aberta a 4′ Reunião de Diretoria do Exercício 2019 e agradece a presença de todos e contribuição dispensada ao Conselho. Em seguida comunica a falta do Diretor Secretario Eduardo Leão. qual enviou justificativa por motivo de viagem; assim assume. para esta reunião. o Diretor 2ª Secretário Wagney Aragão. Solicitada a leitura da ata anterior, foi pedido dispensa pelo Diretor 2ª vice- presidente José Luiz. vez que foi entregue. antecipadamente, cópia da mesma para todos os diretores: Colocada em discussão. não houve qualquer manifestação para modificação; sendo assim. foi colocada em votação e sendo os Diretores unânimes pela aprovação da Ata da 3′ Reunião de Diretoria. realizada em 11/04/2019. Em continuidade o Diretor Presidente tez uma breve abordagem sobre a atual cenário imobiliário e a conjuntura econômica do Pais. destacando a importância do investimento no mercado imobiliário para alavancar a economia nacional. Lembramos que foi enviado ao Tribunal de Contas da União – TCU. dentro do prazo regulamentar. a Prestação de Contas 2018 e Relatório de Gestão Integrado; o recibo de entrega já foi devidamente enviado ao Cofeci. por meio do Of. Creci- SE Nº 750/2019. conforme orientação, e devidamente publicado no nosso portal transparência. agora é aguardar sua publicação pelo órgão de contas. Passou a falar de fiscalização. agradecendo a presença do Diretor Joel Alisson, e relembrando que a mesma está sob a coordenação nova coordenadora da Agente Wanessa Kelly, qual assumiu final de fevereiro, e pediu que o Diretor Joel falasse sobre a mesma; este, por sua vez, diz que a coordenadora está empenhada do desempenho de sua função e desenvolvendo um bom trabalho. que inclusive ocm a recém visita do Gmpo Especial de Apoio a Fiscalização — GEAF. no período de 03 a 07 de junho. prestou todo necessário apoio e suporte para o bom andamento e sucesso das atividades. Em continuidade. o Diretor de Fiscalização destacou a importância da visita do GEAF ao regional e resumiu que a mesma resultou como bastante proveitosa. já que é um trabalho de suma importância para a classe e a sociedade de um modo geral; informando ainda que houve apenas uma reclamação de um corretor alegando que o agente não o tratou bem. mas que depois loi esclarecido que na realidade o corretor é que não queria dar a devida atenção a solicitação do agente; fato confirmado pelo gerente de vendas da empresa. O Diretor Joel, por oportuno, destacou que mantém constante contato com as imobiliárias e construtoras para que estas cobrem a regularidade dos profissionais junto ao regional. Retomada a palavra. o Diretor Presidente informa que a inadimplência continua alta; e que no dia de hoje estamos com um percentual de quase sessenta por cento (60 %); que é preciso a fiscalização intensificar ainda mais o trabalho; além disso deve também acelerar os procedimentos de dívida ativa, protesto. cadin e execução e do Rito Sumário; sendo que para este último foram abertos. nos últimos nove (09) meses. mais de quatrocentos (400) processos. dos quais poucos regularizaram. e foi realizado o cancelamento dos demais. conforme previsto em resolução do Cofeci. Pedida a palavra. o Diretor Tesoureiro Valdomiro Farias diz que e preciso fazer um trabalho de convencimento dos colegas profissionais para manterem-se regulares com o Conselho. O Diretor vice-presidente Fausto Waldemar pergunta se tem levantamento das ações do GEAF no regional: e o Diretor Presidente, de posse do relatório, informa que foram lavrados mais de novecentos (900) documentos. sendo em sua maioria autos da constatação e infração por débito. além cinco (05) por exercício ilegal da proGssão. Em seguida o Diretor Presidente ratifica a importância do GEAF para a intensificação do trabalho fiscalizatório, de modo que todos sejam fiscalizados. Solicitada a palavra. o Diretor de Fiscalização apresentou certidão de inteiro teor do loteamento do municipio de Estância. qual não consta informação sobre Registro de Incorporação. mas somente a incorporação do capital social. e diz que a fiscalização estará diligenciando em loco para as necessárias constatações e procedimentos necessários. De volta com a palavra. o Diretor Presidente informa que mesmo com o índice de inadimplência apresentado foi necessário fazer o reajuste salarial dos funcionários em sua data base que é o mês de maio; assim. considerando os principais índices econômicos. foi concedido reajuste de cinco por cento (5%) no salário e o ticket alimentação passou para R$ 25.00 (vinte e cinco reais) por dia útil trabalhado; colocado em discussão não houve manifestação. e em votação foi aprovado por unanimidade. Solicitada a palavra. o Diretor José Luiz sugeriu que aumentasse também o valor do jeton, haja vista o mercado está complicado para todos, e dedicasse ao Conselho implica em oportunidades: O Diretor Presidente diz que Conselheiros deveriam ser isentos do pagamento de sua anuidade. pela prestação do serviço ao Conselho, mas que isso requer um projeto de nivel e aprovação nacional: e quanto ao aumento do Jeton é necessária uma breve análise de impacto financeiro. para não comprometer as contas do Conselho, e depois se discutir. O Diretor Zé Luís diz que para melhorar as condições econômicas do Estado e consequentemente, dos profissionais da corretagem é preciso uma ampliação na politica de turismo para Aracaju, principalmente para a Orla de Atalaia, assim seria possível atrair investidores e bons negócios. De volta com a palavra. o Diretor Presidente relembra que se aproxima o 4” Encontro Global de Corretores de Imóveis. qual acontecerá dias 11 e 12 de julho em nossa capital. e que as inscrições já foram encerradas: que não tem dúvidas que será um grande evento, visto que acontecerá em continuidade às atividades do Cofeci. Reunião de Diretoria. Reunião de Presidentes, Câmaras Recursais e Sessão Plenária Federal aqui em Aracaju; assim receberemos participantes de todo Brasil e delegações internacionais. Em seguida, o Diretor Presidente relembrou a vacância do cargo de Diretor 2ª Tesoureiro. tendo em vista que este assumiu pela renúncia do primeiro. e que é preciso eleger um Conselheiro para assumir e completar a diretoria. conforme prevê regimento; o que foi concordado por todos. Fraqueada a palavra. não houve manifestação. Assim, o Diretor Presidente agradeceu a presença e participação de todos e deu por encerrada a reunião. convidando a todos para seguirem até o auditório para realização da Segunda Plenária do Exercício 2019.

Aracaju/SE, 18 de junho de 2019.

Sérgio Waldemar Freire Sobral
Presidente

Wagney Aragão Souza
Diretor 2º Secretário

Documento publicado no Portal Transparência em 18/06/2019.