CRECI SERGIPE

Portal Transparência - Atas de Reunião de Diretoria (Dados Abertos)


ATA DA 5ª REUNIÃO DE DIRETORIA DE 2021

Assinado em:
11/05/2021

Local: Auditório do Creci-SE

Data: 11/05/2021
Início: 3:00 pm
Local: Auditório do Creci-SE


Presenças Registradas:

PRESENÇAS REGISTRADAS FAUSTO WALDEMAR DIAS SOBRAL NETO Vice-Presidente no Exercício da Presidência JOSÉ LUIZ AYRES DE CARVALHO 2ª Vice-Presidente EDUARDO DE SOUSA LEÃO VASCONCELOS Diretor Secretário WAGNEY ARAGÃO SOUZA Diretor 2º Secretário VALDOMIRO FARIAS Diretor Tesoureiro JOEL ALISSON BRITO GOES Diretor de Fiscalização LYLLIAN MICHELLE DE BRITO GUEDES ALVES Diretora Social DELEGADOS PARTICIPANTES ANTONIO FERNANDES DANTAS BRITTO Delegado de Propriá CARLOS ALBERTO SANTANA Delegado De Itabaiana JOSÉ ALBERTO DOS SANTOS Delegado de Estância


Outro(s) Participantes:

OUTRO(S) PARTICIPANTE(S) JOSÉ GERALDO MAIA OLIVEIRA Superintendente IOLANDO FERREIRA DOS SANTOS JÚNIOR Assessor OSCAR WAGNER Assessor de Comunicação



DELIBERAÇÕES


ATA DA 5ª REUNIÃO DE DIRETORIA DE 2021

GESTÃO 2019/2021 DATA: 11 de maio de 2021 INÍCIO: 15:00h LOCAL: Auditório do Creci-SE PRESENÇAS REGISTRADAS FAUSTO WALDEMAR DIAS SOBRAL NETO Vice-Presidente no Exercício da Presidência JOSÉ LUIZ AYRES DE CARVALHO 2ª Vice-Presidente EDUARDO DE SOUSA LEÃO VASCONCELOS Diretor Secretário WAGNEY ARAGÃO SOUZA Diretor 2º Secretário VALDOMIRO FARIAS Diretor Tesoureiro JOEL ALISSON BRITO GOES Diretor de Fiscalização LYLLIAN MICHELLE DE BRITO GUEDES ALVES Diretora Social DELEGADOS PARTICIPANTES ANTONIO FERNANDES DANTAS BRITTO Delegado de Propriá CARLOS ALBERTO SANTANA Delegado De Itabaiana JOSÉ ALBERTO DOS SANTOS Delegado de Estância OUTRO(S) PARTICIPANTE(S) JOSÉ GERALDO MAIA OLIVEIRA Superintendente IOLANDO FERREIRA DOS SANTOS JÚNIOR Assessor OSCAR WAGNER Assessor de Comunicação

O Presidente em Exercício Fausto Waldemar Dias Sobral Neto. após cumprimentar os participantes, declara aberta a 5ª Reunião de Diretoria do Exercício de 2021 e agradece a participação de todos a contribuição dispensada ao Conselho; em tempo comunica a justificativa do Delegado de Lagarto Gabriel Loiola que não pode comparecer pelo fato de estar infectado pelo coronavírus. Em seguida, o Diretor Presidente pergunta se todos receberam por e-mail a ata da Reunião anterior, todos confirmando, o presidente deu continuidade à leitura da Ata, e foi colocada em discussão; não houve qualquer manifestação para modificação; sendo assim colocada em votação e sendo os Diretores unânimes pela aprovação da 4ª Reunião de Diretoria de 2021, realizada em 28/04/2021. Em seguida, informa que foram convocados, e aqui estão participando, os Delegados Regionais, quais são representantes do Conselho em seus respectivos municípios e arredores. Prestação de Contas do 1º trimestre de 2021 — foi aprovada na Sessão Plenária realizada em 29/04/2021 e está sendo providenciada remessa Cofeci. Plenária – foi realizada no último dia 29/04 a Segunda Sessão do Exercício 2021; mais na frente agendaremos a próxima. Pandemia: como medida restritiva, e conforme decidido na última reunião de diretoria, reduzimos o horário de funcionamento, passando a ser das 8:00 às 14:00h, ininterruptamente; bem como concedemos e antecipamos férias para alguns empregados, e dispensamos estagiários e menor aprendiz, visando reduzir o fluxo de pessoas na sede. Prestamos, na Sessão Plenária, um Minuto de silêncio em homenagem aos profissionais que foram vítimas dessa terrível doença, os corretores de imóveis: Edson Vieira de Melo (Conselheiro), Erotildes Carvalho de Araújo, Geraldo José Ferreira Cordeiro, Emanoel Sobral, e Edilma Silva Santos. Em homenagem ao Conselheiro Edson, estamos inaugurando o estúdio da TV Creci, qual a sala receberá o nome deste saudoso Conselheiro. Protocolizamos, no último dia 22/04, ofício ao Governador do Estado solicitando a inclusão dos corretores de imóveis no quadro de prioridades no calendário de vacinação contra a covid-19, mas até o momento não recebemos retorno; vamos verificar junto a Tecnologia da Informação a viabilidade de um abaixo assinado eletrônico em nosso portal para fortalecer ainda mais nosso requerimento. Inadimplência (64,48%): na reunião anterior estava com 66,22%, já reduziu um pouquinho, e iremos dar continuidade com as cobranças e execuções para reduzirmos ao máximo esse percentual. Cursos online para corretores: estão sendo disponibilizados, aos credenciados, semanalmente, turmas para os cursos online de: Como Usar a HP1ZC, Fotografia Imobiliária, Perito Judicial, Prevenção a Lavagem de Dinheiro, Documentação Imobiliária, Lucro Imobiliário, Inferência Estatística para Avaliação Imobiliária, e Oratória; Encerramos mais uma turma do Curso de Avaliação Imobiliária, que foi a Edição 004; E já estamos providenciando uma nova turma de Avaliação; Esses cursos são disponibilizados através da parceria com o CreciSP. TV Creci-SE: será inaugurado o estúdio no dia de hoje, e está sendo transmitido, semanalmente, programas de entrevistas ou palestras com temas voltados para a classe e o mercado imobiliário de um modo geral, e também as notícias da semana; é veiculado nas quintas-feiras, às 19h, e fica disponível no Canal do YouTube. Publicidade: TV Atalaia e TV Sergipe — está sendo veiculado o filme institucional de 90 segundos produzido recentemente, “O que é o Creci; bem como transmitindo os áudios pelas Rádios Nova Brasil, Trans América, Jovem Pan, Rádio Jornal e Caueira FM Comunitária; e nesse último domingo foi veiculado no intervalo do Fantástico na Rede Globo. Programa Mora Sergipe: TV Atalaia — o programa está indo ao ar diariamente, das 8 às 8:30h; o quadro do Creci foi dividido e está indo ao ar dois dias na semana. Campanha do Fórum dos Conselhos de Classe: iniciou na última sexta (07/05) a campanha dos Conselhos para arrecadar fundos e converter em cestas básicas para doar às instituições necessitadas; as doações devem ser feitas por transferência bancária ou pix, de qualquer valor; O Lojão Fasouto abraçou a ideia e disponibilizou a cesta no valor de R$ 44,90, sendo que a cada 10 cestas adquiridas, eles doarão mais uma. Fiscalização: mesmo com esse cenário de pandemia, a Fiscalização está atuando e atendendo às denúncias realizadas, inclusive semana passada visitou os municípios de Lagarto, Tobias Barreto e Estância para averiguação de denúncias enviadas; com a palavra o Diretor de Fiscalização Joel Alisson, que informou ter a fiscalização recebido denúncia de contravenção nos municípios mencionados e, assim, procederam diligências nas referidas localidades fazendo as necessárias lavraturas de autos. Retomada a palavra, o Presidente volta a pauta: Construtoras: Placas nos terrenos — conseguimos mais espaços e ampliamos a instalação de placas com diversas campanhas de valorização profissional e de combate ao exercício ilegal da profissão; vamos ampliar ainda mais esse número de placas, inclusive com instalação no interior, conforme solicitamos aos delegados para conseguirem terrenos em áreas de grande visibilidade. Adesivos para veículos: já foi confeccionado e está disponível na recepção os adesivos com a campanha de valorização profissional “Corretor de Imóveis, a chave de um bom negócio”. Terreno vizinho — estacionamento: A reformulação orçamentária já foi feita e comunicada na última plenária; estamos aguardando a regularização das pendências por parte do proprietário para formalizar o negócio; foi feito processo para aquisição e enviado ao Cofeci para análise e parecer. Estamos fazendo a reforma da pintura externa do prédio e os necessários reparos internos, provocados pelas infiltrações das fortes chuvas. Estamos edificando na área do fundo do auditório um espaço para servir como extensão do arquivo, haja visto o atual não mais está suportando o volume de armários e documentos. Renovamos todo o sistema de monitoramento por câmeras da sede do Conselho; o que tínhamos era insuficiente e já estava totalmente obsoleto. Também será renovado todo o sistema de refrigeração com a substituição dos aparelhos de ar condicionado, quais se encontram em mim estado de conservação sendo necessário frequentemente reparos, inclusive alguns sem funcionamento. Escolha de novos Delegados para representar o Conselho e a Classe em outros municípios do Estado; devido o número de profissionais nos maiores municípios, é preciso nomearmos representantes. Eventos COFECI — Foi realizado o Saber Imobiliário, nos últimos dias 3 a 6 de maio: bem como foi lançada, no dia 5, a Agenda Parlamentar dos Corretores de Imóveis — 2021; o ENBRACI: 2020 não aconteceu por causa da pandemia; mas, em 2021, deverá ser realizado de 12 a 18 de setembro, com toda segurança sanitária; ELEIÇÕES SISTEMA COFECI- CRECI: serão realizadas eleições em todos os Conselhos Regionais do Sistema COFECI-CRECI, a fim de eleger Conselheiros Regionais para o triênio 2022-2024; A eleição será somente pela internet; já divulgamos a importância da atualização cadastral, pois as senhas e demais procedimentos necessários serão através do e- mail cadastrado em nosso sistema. Esgotada a pauta, o Presidente franqueou a palavra. Zé Luiz: é preciso confeccionar máscaras para disponibilizar com os profissionais. Fausto: o Creci já mandou confeccionar e disponibilizou, inclusive ainda temos máscaras disponíveis; mas se for preciso, assim faremos. Eduardo Leão: estive reunido com representante da SPU, qual emitiu nota de esclarecimento sobre uma publicação feita pela associação de corretores no que se refere a conquista na celeridade de procedimentos dependente da mesma; e este representante entendeu que era o Creci que estava a frente em virtude da participação de um conselheiro no encontro. Delegado Antônio Britto: é preciso maior cobrança aos inadimplentes para não deixar insatisfeitos os profissionais que mantém sua regularidade com o Conselho; bem como é preciso ação para que os cartórios ofereçam a devida atenção aos corretores de imóveis. Fausto: vamos montar comissão para se reunir, mais uma vez, com a Anoreg; e também uma comissão para visitas ao interior do Estado para encontro com corretores da localidade; em discussão, em votação, aprovado por unanimidade. Não havendo mais manifestação, o Diretor Presidente agradeceu a participação de todos, solicitando o empenho de sempre e deu por encerrada a reunião, rogando a Deus que ilumine a todos, proporcione saúde, e um bom retorno aos seus lares.

Aracaju/SE, 11 de maio de 2021.

FAUSTO WALDEMAR DIAS SOBRAL NETO
Vice-Presidente no Exercício da Presidência

EDUARDO DE SOUSA LEÃO VASCONCELOS
Diretor Secretário

Documento publicado no Portal Transparência em 11/05/2021.