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ATA DA 7ª REUNIÃO DE DIRETORIA DE 2021
Data: 22/07/2021
Início: 4:00 pm
Local: Sala de Reuniões do Creci-SE
PRESENÇAS REGISTRADAS
SÉRGIO WALDEMAR FREIRE SOBRAL Presidente JOSÉ LUlZ AYRES DE CARVALHO 2º Vice-Presidente WAGNEY ARAGÃO SOUZA Diretor 2º Secretário VALDOMIRO FARIAS Diretor Tesoureiro JOEL ALISSON BRITO GOES Diretor de Fiscalização LYLLIAN MICHELLE DE BRITO GUEDES ALVES Diretora Social
OUTRO(S) PARTICIPANTE(S) JOSÉ GERALDO MAIA OLIVEIRA Superintendente
DELIBERAÇÕES
ATA DA 7ª REUNIÃO DE DIRETORIA DE 2021 GESTÃO 2019/2021
DATA: 22 de julho de 2021 INÍCIO: 16:00h LOCAL: Sala de Reuniões do Creci-SE
O Presidente Sérgio Sobral, após cumprimentar os participantes, declara aberta a 7ª Reunião de Diretoria do Exercício de 2021 informando que o Vice-Presidente Fausto Waldemar Dias Sobral Neto justificou sua falta por motivos de ordem pessoal; bem como também justificou falta o Diretor Secretário Eduardo Leão, que se encontra em quarentena por conta da covid. Em seguida, o Diretor Presidente pergunta se todos receberam por e-mail a ata da reunião anterior; todos confirmam que sim, e o diretor tesoureiro solicita a dispensa da leitura; foi colocada em discussão; não houve qualquer manifestação para modificação; sendo assim colocada em votação e sendo os Diretores unânimes pela aprovação da 6ª Reunião de Diretoria de 2021, realizada em 22/06/2021. Na sequência, o Diretor Presidente informa que reassumiu os trabalhos em 09/07/2021, após 3 meses afastado por conta da covid e suas sequelas. Ordem do dia: Inadimplência (54,81%), nas reuniões anteriores estávamos com 66,22%, 64,48%, e depois 59,38%, a redução é gradativa, e iremos dar continuidade com as cobranças e execuções para reduzirmos ao máximo esse percentual. Plenária: ainda não temos definição para realização da próxima sessão, mas os processos administrativos estão andando normalmente e sendo deferidos ad referendum. Plenária / Enbraci: estamos verificando a possibilidade de realizar uma plenária dentro do Enbraci, em sendo possível, a faremos para andamento dos procedimentos necessários, exceto julgamento de processos disciplinares, quais não podem ser julgados fora da base; em discussão; em votação; aprovado por unanimidade. Pandemia: com a redução dos números de casos e a retomada do horário de diversos segmentos, também retomarmos nosso funcionamento das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00h. Dia do Corretor (27 de agosto): ações possíveis: realização de uma missa no próprio Creci ou realização de uma rodada de palestras, virtual ou online. Novos Empreendimentos / Registro de Incorporação / Pré-Cadastro e Cadastro; entendimento do Cofeci é que não pode; é preciso Fiscalizar se os corretores estão anunciando esses empreendimentos para autuar; bem como verificar se as cooperativas estão funcionando conforme legislação da mesma, ou se estão apenas se transvestindo nessa modalidade para burlar o sistema, principalmente o tributário; em se verificando irregularidades será preciso adotar medidas firmes e comunicar aos Ministérios Públicos Estadual e Federal. Cursos online para corretores: estão sendo disponibilizados, aos credenciados, semanalmente, turmas para os cursos online de: Como Usar a HP12C, Fotografia imobiliária, Perito Judicial, Prevenção a Lavagem de Dinheiro, Documentação Imobiliária, Lucro imobiliário, Inferência Estatística para Avaliação Imobiliária, e Oratória; Encerramos mais uma turma do Curso de Avaliação Imobiliária, que foi a Edição 004 — a prova final para essa turma será aplicada no próximo dia 29/07 em nosso auditório, obedecendo os protocolos de saúde; Esses cursos são disponibilizados através da parceria com o CreciSP. Publicidade: vamos avaliar a renovação ou não dos contratos que temos. Campanha do Fórum dos Conselhos de Classe: foi prorrogada até 26/07 para tentar angariar ainda mais recursos e realizar a 2ª entrega de alimentos as instituições previamente definidas; essa segunda entrega está agendada para o dia 27/07 na Fasouto. Solicitamos ao Cofeci, através do Of. Creci-SE nº 328/2021, uma auditoria em nosso regional; estamos aguardando retorno. SPU: firmamos o termo de cooperação e já foi realizada a primeira reunião, da qual foi criado o comitê gestor, fazendo parte pelo Creci a Conselheira e Diretora Social Michelle Guedes e o Superintendente Geraldo Maia; na mesma ainda foi definido a criação e disponibilização do canal spu/creci e a realização de eventos pedagógicos a iniciar já no mês que vem. Fecomércio: renovação de convênio ampliando para descontos no restaurante, hotel e outros serviços; bem como estamos tratando sobre o convênio com a câmara de mediação e arbitragem; o Diretor Valdomiro sugere que esse convênio com o Sesc seja marcada duas datas para que os corretores interessados venham fazer suas carteirinhas aqui no próprio Creci e não no Sesc; fica então de verificar a viabilidade para isso. MPF: denúncias / respostas; estamos respondendo as solicitações feitas pelo Ministério público Federal em Sergipe. Plano de Cargos e Salários (ação sindicato), o jurídico vai se reunir com RH da contabilidade para verificação dos cálculos existentes no processo. PEC 108: tá em tramitação e o relator aceitou para passar na CCJ; a mesma traz a não obrigatoriedade da anuidade o que é preocupante para a sobrevivência dos Conselhos, perda do poder de polícia e transformação em entidades privadas. Aluguéis: estamos vendo ai as correções do IGPM para lPC; bem como as determinações de não despejo até dezembro. Ação Cofeci / SPU para Avaliação de Imóveis da União; e também ação lnape, Cofea e CAU, quais propuseram a exclusão dos corretores das avaliações. Fiscalização: mesmo com esse cenário de pandemia, a fiscalização está atuando e atendendo às denúncias realizadas, inclusive no interior do Estado; Diretor de Fiscalização Joel: nossa fiscalização continua atuando do mesmo jeito; é preciso voltar a fiscalizar interior do estado; está crescente a contravenção em alguns municípios fronteiriços. Foram empossados novos Delegados para representar o Conselho e a Classe em outros municípios do Estado: Barra dos Coqueiros: José Eusébio das Virgens Santos; Capela: Jair José de Jesus Menezes; Aracaju: Daniel Max da Silva Souza; e também Aracaju: Alberto Breno Silveira Lacerda; Também foram empossados novos Diretores Ad hoc: Diretor de Patrimônio: Wellington Barreto Ramos; Diretora Pedagógico: Graciete Sena Bellas; Diretor de Delegacias: Marcos Tadeu Santos Vieira; e Diretor de Eventos: José Ricardo Fontes Nunes. Terreno vizinho (estacionamento): continuamos aguardando os proprietários regularizarem a área para a formalização do negócio. Encerrada a pauta, foi franqueada a palavra; Michelle: é preciso dar continuidade ao projeto do Creci Itinerante e visitar os municípios de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e Capela; bem como marcar reunião com delegados; Presidente informa que vai analisar. Não havendo mais manifestação, o Diretor Presidente agradeceu a participação de todos e deu por encerrada a reunião, pedindo a Deus saúde para todos, e um bom retomo aos seus lares.
Aracaju/SE, 22 de julho de 2021.
SÉRGIO WALDEMAR FREIRE SOBRAL
Presidente
WAGNEY ARAGÃO SOUZA
Diretor 2º Secretário