CRECI SERGIPE

Portal Transparência - Atas de Reunião de Diretoria (Dados Abertos)


ATA DA 7ª REUNIÃO DE DIRETORIA DE 2021

Assinado em:
22/07/2021

Local: Sala de Reuniões do Creci-SE

Data: 22/07/2021
Início: 4:00 pm
Local: Sala de Reuniões do Creci-SE


Presenças Registradas:

PRESENÇAS REGISTRADAS

SÉRGIO WALDEMAR FREIRE SOBRAL Presidente JOSÉ LUlZ AYRES DE CARVALHO 2º Vice-Presidente WAGNEY ARAGÃO SOUZA Diretor 2º Secretário VALDOMIRO FARIAS Diretor Tesoureiro JOEL ALISSON BRITO GOES Diretor de Fiscalização LYLLIAN MICHELLE DE BRITO GUEDES ALVES Diretora Social


Outro(s) Participantes:

OUTRO(S) PARTICIPANTE(S) JOSÉ GERALDO MAIA OLIVEIRA Superintendente



DELIBERAÇÕES


ATA DA 7ª REUNIÃO DE DIRETORIA DE 2021 GESTÃO 2019/2021

DATA: 22 de julho de 2021 INÍCIO: 16:00h LOCAL: Sala de Reuniões do Creci-SE

O Presidente Sérgio Sobral, após cumprimentar os participantes, declara aberta a 7ª Reunião de Diretoria do Exercício de 2021 informando que o Vice-Presidente Fausto Waldemar Dias Sobral Neto justificou sua falta por motivos de ordem pessoal; bem como também justificou falta o Diretor Secretário Eduardo Leão, que se encontra em quarentena por conta da covid. Em seguida, o Diretor Presidente pergunta se todos receberam por e-mail a ata da reunião anterior; todos confirmam que sim, e o diretor tesoureiro solicita a dispensa da leitura; foi colocada em discussão; não houve qualquer manifestação para modificação; sendo assim colocada em votação e sendo os Diretores unânimes pela aprovação da 6ª Reunião de Diretoria de 2021, realizada em 22/06/2021. Na sequência, o Diretor Presidente informa que reassumiu os trabalhos em 09/07/2021, após 3 meses afastado por conta da covid e suas sequelas. Ordem do dia: Inadimplência (54,81%), nas reuniões anteriores estávamos com 66,22%, 64,48%, e depois 59,38%, a redução é gradativa, e iremos dar continuidade com as cobranças e execuções para reduzirmos ao máximo esse percentual. Plenária: ainda não temos definição para realização da próxima sessão, mas os processos administrativos estão andando normalmente e sendo deferidos ad referendum. Plenária / Enbraci: estamos verificando a possibilidade de realizar uma plenária dentro do Enbraci, em sendo possível, a faremos para andamento dos procedimentos necessários, exceto julgamento de processos disciplinares, quais não podem ser julgados fora da base; em discussão; em votação; aprovado por unanimidade. Pandemia: com a redução dos números de casos e a retomada do horário de diversos segmentos, também retomarmos nosso funcionamento das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00h. Dia do Corretor (27 de agosto): ações possíveis: realização de uma missa no próprio Creci ou realização de uma rodada de palestras, virtual ou online. Novos Empreendimentos / Registro de Incorporação / Pré-Cadastro e Cadastro; entendimento do Cofeci é que não pode; é preciso Fiscalizar se os corretores estão anunciando esses empreendimentos para autuar; bem como verificar se as cooperativas estão funcionando conforme legislação da mesma, ou se estão apenas se transvestindo nessa modalidade para burlar o sistema, principalmente o tributário; em se verificando irregularidades será preciso adotar medidas firmes e comunicar aos Ministérios Públicos Estadual e Federal. Cursos online para corretores: estão sendo disponibilizados, aos credenciados, semanalmente, turmas para os cursos online de: Como Usar a HP12C, Fotografia imobiliária, Perito Judicial, Prevenção a Lavagem de Dinheiro, Documentação Imobiliária, Lucro imobiliário, Inferência Estatística para Avaliação Imobiliária, e Oratória; Encerramos mais uma turma do Curso de Avaliação Imobiliária, que foi a Edição 004 — a prova final para essa turma será aplicada no próximo dia 29/07 em nosso auditório, obedecendo os protocolos de saúde; Esses cursos são disponibilizados através da parceria com o CreciSP. Publicidade: vamos avaliar a renovação ou não dos contratos que temos. Campanha do Fórum dos Conselhos de Classe: foi prorrogada até 26/07 para tentar angariar ainda mais recursos e realizar a 2ª entrega de alimentos as instituições previamente definidas; essa segunda entrega está agendada para o dia 27/07 na Fasouto. Solicitamos ao Cofeci, através do Of. Creci-SE nº 328/2021, uma auditoria em nosso regional; estamos aguardando retorno. SPU: firmamos o termo de cooperação e já foi realizada a primeira reunião, da qual foi criado o comitê gestor, fazendo parte pelo Creci a Conselheira e Diretora Social Michelle Guedes e o Superintendente Geraldo Maia; na mesma ainda foi definido a criação e disponibilização do canal spu/creci e a realização de eventos pedagógicos a iniciar já no mês que vem. Fecomércio: renovação de convênio ampliando para descontos no restaurante, hotel e outros serviços; bem como estamos tratando sobre o convênio com a câmara de mediação e arbitragem; o Diretor Valdomiro sugere que esse convênio com o Sesc seja marcada duas datas para que os corretores interessados venham fazer suas carteirinhas aqui no próprio Creci e não no Sesc; fica então de verificar a viabilidade para isso. MPF: denúncias / respostas; estamos respondendo as solicitações feitas pelo Ministério público Federal em Sergipe. Plano de Cargos e Salários (ação sindicato), o jurídico vai se reunir com RH da contabilidade para verificação dos cálculos existentes no processo. PEC 108: tá em tramitação e o relator aceitou para passar na CCJ; a mesma traz a não obrigatoriedade da anuidade o que é preocupante para a sobrevivência dos Conselhos, perda do poder de polícia e transformação em entidades privadas. Aluguéis: estamos vendo ai as correções do IGPM para lPC; bem como as determinações de não despejo até dezembro. Ação Cofeci / SPU para Avaliação de Imóveis da União; e também ação lnape, Cofea e CAU, quais propuseram a exclusão dos corretores das avaliações. Fiscalização: mesmo com esse cenário de pandemia, a fiscalização está atuando e atendendo às denúncias realizadas, inclusive no interior do Estado; Diretor de Fiscalização Joel: nossa fiscalização continua atuando do mesmo jeito; é preciso voltar a fiscalizar interior do estado; está crescente a contravenção em alguns municípios fronteiriços. Foram empossados novos Delegados para representar o Conselho e a Classe em outros municípios do Estado: Barra dos Coqueiros: José Eusébio das Virgens Santos; Capela: Jair José de Jesus Menezes; Aracaju: Daniel Max da Silva Souza; e também Aracaju: Alberto Breno Silveira Lacerda; Também foram empossados novos Diretores Ad hoc: Diretor de Patrimônio: Wellington Barreto Ramos; Diretora Pedagógico: Graciete Sena Bellas; Diretor de Delegacias: Marcos Tadeu Santos Vieira; e Diretor de Eventos: José Ricardo Fontes Nunes. Terreno vizinho (estacionamento): continuamos aguardando os proprietários regularizarem a área para a formalização do negócio. Encerrada a pauta, foi franqueada a palavra; Michelle: é preciso dar continuidade ao projeto do Creci Itinerante e visitar os municípios de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e Capela; bem como marcar reunião com delegados; Presidente informa que vai analisar. Não havendo mais manifestação, o Diretor Presidente agradeceu a participação de todos e deu por encerrada a reunião, pedindo a Deus saúde para todos, e um bom retomo aos seus lares.

Aracaju/SE, 22 de julho de 2021.

SÉRGIO WALDEMAR FREIRE SOBRAL
Presidente

WAGNEY ARAGÃO SOUZA
Diretor 2º Secretário

Documento publicado no Portal Transparência em 22/07/2021.