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ATA DA 7ª REUNIÃO DE DIRETORIA DO EXERCÍCIO 2022
Data: 01/07/2022
Início: 2:30 pm
Local: Sala de Reuniões do Creci-SE
André Cardoso Costa (Presidente)
Carla Lavínia da Silva Pimentel (Vice-Presidente)
Luciano Costa de Miranda (2º Vice-Presidente)
Luiz Henrique Lopes de Carvalho (Diretor Secretário)
Márcia Alves Sousa Moreira (Diretora 2º Secretária)
José Alberto Nascimento Garcez de Carvalho (Diretor Tesoureiro)
José Hunaldo Lima do Nascimento (Diretor Adjunto Institucional)
Waldson Luiz Silva (Diretor Adjunto Parlamentar)
Rildon Tavares Santos Filho (Diretor Adjunto Fiscalização)
Alba Regina Pinto Nobre (Diretor Adjunta Comunicação)
Edjou Correia Dantas (Diretor Adjunto Inovação)
José Geraldo Maia Oliveira (Superintendente)
DELIBERAÇÕES
Cumprimentando os presentes, após confirmada a existência de quórum pelo Diretor Secretário, o Presidente André Cardoso declara aberta a 72 Reunião de Diretoria da Gestão 2022/2024 — 7º do Exercício de 2022. O Diretor Secretário informa a justificativa de ausência de Rodrigo Torres da Silva Calfa (Diretor 2º Tesoureiro), tendo em vista o mesmo ter comunicado, previamente, sua impossibilidade de participação por motivo de viagem. Na sequência, o Diretor Presidente solicita aos presentes a realização de um minuto de silêncio em memória do pai do Diretor Tesoureiro Alberto, o Sr. Alberto Garcez, qual teve seu passamento recentemente; o que fora devidamente acolhido e realizado pelos presentes. Pauta do dia: Leitura, discussão e aprovação da Ata da 6º Reunião de Diretoria / 2022, realizada em 10/06/2022; solicitada a dispensa da leitura pelo diretor Luciano Miranda, justificando de que todos receberam previamente para leitura e análise, e nada tendo a discutir, foi colocada em votação e aprovada por unanimidade. Em seguida, o Diretor Presidente passa a informar: Anuidade 2022: continua o parcelamento
e condições estabelecidas pelo Cofeci através da Resolução nº 1.474/2022, inclusive já incluindo o exercício 2022 nas condições do programa especial de recebimento. Inadimplência — estamos com os seguintes números: 41.01% em dia, e 58.99% em débito; nos levantamentos de reuniões anteriores estávamos com 28.91% em dia, e 71.09% em débito; 33.39% em dia, e 66.61% em débito; e depois 39.71% em dia, e 60.29% em débito; tivemos uma nova pequena melhorada nos números; isso, possivelmente, em virtude das notificações extrajudiciais (por e-mail e SMS), a implantação dos avisos por SMS de parcela vencendo no dia, e os processos de execução; mas vamos continuar com campanhas para regularização e redução da mesma, além das providências legais. TV Creci Sergipe: continua desenvolvendo sua grade de programação, buscando aprimorar e criar novos quadros, e fazendo as transmissões dos cursos e palestras promovidos pelo Conselho. A Diretora de Comunicação pede a palavra e solicita que os diretores e demais conselheiros compartilhem sempre os conteúdos publicados pelo Conselho para dar mais visibilidade e engajamento nas redes. O Diretor Edjou informou sobre a pesquisa realizada pelo Conselho, e o Presidente solicitou ao prestador de serviço Oscar Wagner que fizesse uma explanação dos dados levantados; feito isso, foi entregue uma cópia dos resultados aos presentes. Em continuidade, o Presidente retoma a pauta: Qualificação profissional: além dos cursos ofertados semanalmente, em parceria com o Creci-SP, na modalidade online, já foram encerradas as aulas da turma do Curso de Avaliação Imobiliária (Ed. 006) e aplicada a prova final no último dia 21/06; estamos aguardando o envio dos certificados dos aprovados para marcarmos a entrega; também já solicitamos a disponibilidade de uma nova turma (Ed. 007), mas o CreciSP informou que estão reformulado a plataforma e tão logo seja possível criará a turma para darmos publicidade. No mês de junho convocamos e foram realizados os trabalhos das comissões deliberativas de análise de inscrição e ética profissional, sendo a Coapin — 2 (07/06/2022); e Cefisp — 1 (08/06/2022), com oitivas de testemunhas. Fiscalização Profissional: intensificação das operações de Fiscalização orientativa em condomínios; o setor vem fazendo um trabalho mais orientativo em suas operações; a iniciativa tem como objetivo conscientizar para evitar a incidência de atividades que comprometem o mercado imobiliário e a segurança da sociedade; o intuito é mostrar a porteiros, síndicos e zeladores a importância e as exigências da profissão de corretor de imóveis, reforçando que a intermediação de venda, compra, permuta e aluguel é atividade exclusiva dos profissionais habilitados para atuar no segmento imobiliário, ou seja, dos corretores de imóveis; no último dia 14 de junho, a coordenadora de Fiscalização Stéffane Bizerra realizou uma ação na capital sergipana em um condomínio de casas e, na ocasião, entregou um comunicado impresso ao síndico com orientações de como proceder em casos de suspeita de exercício ilegal; além disso, continuam as atividades com visitas e ações no interior do Estado, no mês de junho foram visitados os municípios de Propriá,
Itabaianinha e Umbaúba. Em tempo, comunicamos o retorno das atividades da Fiscal Verônica Barreto, qual estava de licença; assim, intensificaremos ainda mais o trabalho fiscalizatório. Cefisp, Fiscalização e Jurídico fizeram reunião de alinhamento: semana passada os integrantes da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional (Cefisp 01) fizeram uma reunião de alinhamento de procedimentos com as equipes de Fiscalização e do Jurídico; o objetivo foi tratar de propostas de novas ações de treinamento, orientação e fiscalização, entre outras medidas; Na ocasião, também foi estabelecido um cronograma mensal de reuniões de avaliação das ações propostas, deste primeiro encontro, proposto pelo coordenador da comissão Adriano Costa, também participaram Kátia Paranhos e Magno Freitas (ambos da Cefisp 01), Rildon Tavares (Diretor de Fiscalização), Walber Muniz (Assessor Especial), Mariana Costa (Coordenadora do setor Jurídico), Stéffane Bizerra (Coordenadora da Fiscalização) e Cíntia Felipe (Agente Fiscal). Com a palavra, o Diretor Rildon destacou a importância desse alinhamento e o quanto será produtivo essa interação entre os setores. Enbraci 60 anos: o evento mais esperado pelo mercado imobiliário será em agosto, de 08 a 12, em Foz de Iguaçu/PR; já realizamos a composição e reunião da comitiva, conforme orientações do Cofeci; às despesas serão às expensas do Conselho Federal. Campanha do agasalho: mais um trabalho que tem a frente nossa Comissão de Ação Social, e arrecadaram até ontem, 30/06, itens para doação; os pontos de coleta foram o Creci e algumas imobiliárias que abraçaram a causa; acompanhamos o grupo de trabalho em uma primeira entrega e vimos, de perto, a necessidade das pessoas em situação de rua; registramos aqui nossos parabéns a Comissão; que venham novas ações em benefício dos que precisam. Parceria Unit – planejamento pós-graduação para corretores de imóveis: além dos descontos em mensalidades de cursos de graduação e de pós-graduação Lato Sensu (presencial ou à distância), a parceria renderá um curso de pós-graduação pensado especialmente para os corretores de imóveis; no último dia 15 de junho, fomos recebidos pelo coordenador dos cursos de pós-graduação da Unit, o professor Paulo Martins, para tratar do assunto; também participaram da reunião: professor Cláudio Praxedes (coordenador de cursos na área de gestão), Ilka Karla (consultora de pós-graduação), Joenison Batista (coordenador operacional dos cursos de contábeis e tecnólogos) e, representando o Creci-SE, além deste presidente, estavam o Diretor Institucional Hunaldo Lima e o superintendente Geraldo Maia. SPU — estreitamento de relações institucional: no último dia 15 de junho, também visitamos a SPU, em uma retribuição de visita ao superintendente da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Pedro Celestino, na companhia dos diretores Luciano Miranda, Henrique Carvalho e Rodrigo Calfa, e do superintendente do Conselho, Geraldo Maia; na pauta, além de agradecer a visita recebida no início da gestão, o presidente André Cardoso levantou questões relacionadas à necessidade de maior celeridade nos processos demandados digitalmente pelos corretores de imóveis; Destacamos, além da receptividade do, Superintendente Pedro Celestino, que o mesmo se colocou à disposição para realização de cursos voltados para a classe de corretores. CRECI MULHER — grupo de trabalho estreita relacionamento com a categoria: nos dias 20 e 21 de junho, o grupo, coordenado pela conselheira Cristina Muniz, foi recebido pelas imobiliárias Sales, Domus e Cristiano Andrade; também participaram das visitas as integrantes Gal Teles, Fernanda Albuquerque, Flávia Monteiro, Gleizy Tarquínio, Elany Ribeiro, Phalloma Dantas e a nossa vice-presidenta Carla Pimentel; a ação faz parte de um projeto que abre espaço para que a categoria possa sugerir ideias de como potencializar a atuação das mulheres corretoras de imóveis no estado e no país; entre os objetivos do grupo estão: debater com o Conselho as demandas das mulheres corretoras, pensar e sugerir palestras, cursos, eventos e atividades diversas. Delegados Regionais: já foi nomeado e empossado o primeiro delegado regional da gestão no município de Estância, o corretor de imóveis Gileu Souza — Creci 4446-F; agora no mês de julho deveremos estar nomeando e empossando de outros municípios; já estão previamente agendados para os municípios de N. Sr? das Dores e Lagarto. Portarias: no período de 10/06 a 30/06/22 foram expedidas as Portarias de nº* 081 a 084/2022: 081 — Ponto facultativo dia 17 de junho; 082 — Reformulação da Cefisp 01; 083 — Reformulação da Coapin 02; 084 — Instituição da Comissão do Mérito e Nomeação de Membros; discutidas e aprovadas por unanimidade. Franqueada a palavra, o Diretor Alberto: informa que, apesar dos compromissos financeiros que a gestão teve que assumir em detrimento de situações anteriores já discutidas em outras reuniões, o Creci está conseguindo se manter, parabenizou a iniciativa da Cefisp e destacou o trabalho que vem sendo feito pelo Coordenador da Cefisp Adriano Costa. Diretor Hunaldo: está empenhado nas ações do Creci-SE, visitando instituições em prol dos benefícios para os credenciados, a exemplo da UNIT, e que já deve iniciar, o mais breve possível, visitas as empresas imobiliárias para fortalecer ainda mais a relação do Conselho com os credenciados. Diretor Edjou: em virtude de trabalho no interior do Estado, estive meio ausente fisicamente, mas diariamente estamos mantendo contato, principalmente com a equipe de comunicação, para os alinhamento e auxílio que necessário para sempre trazer o que for de mais novo e primordial para nossa classe. Diretora Carla: apesar de não compor o grupo de trabalho da mulher, sempre estou as acompanhando nas visitas e auxiliando nas ações; como meu trabalho também é muito de campo, estou acompanhando de perto os anseios da categoria e trazendo demandas para solução pelo Conselho. Diretor Waldson: participamos do lançamento da Agenda Parlamentar, em Brasília, e foi um trabalho bastante positivo, haja vista tivemos participação da bancada sergipana em cinquenta porcento (50%), quais se manifestaram e se colocaram à disposição da classe e do Sistema; continuamos atento aos anseios de nossa classe para trazer para nosso Presidente e Conselheiros Federais o que possa sugerir no Cofeci para atender cada vez mais nossos pares. Diretor Rildon: já fizemos uma breve explanação anteriormente, mas gostaria de aqui registrar e trabalho que vem sendo desenvolvido pelo nosso setor de fiscalização e o feedback que já estamos tendo dos nossos profissionais em tão pouco tempo, inclusive pela ação que promovemos com as imobiliárias para tratar sobre Registro de Incorporação, em que promovemos um encontro com um curso introdutório ministrado pelo assessor Walber Muniz. Diretora Alba: reiterando apenas a importância do engajamento para que nossa comunicação tenha cada vez mais alcance; já estamos desenhando mais algumas coisas para que em breve esteja no ar, inclusive para O mês do corretor que se aproxima. Diretora Márcia: mesmo já conhecendo o Creci, tudo é novo; essa nova gestão traz uma nova roupagem para esse Conselho, com ações que incluem e aproximam os profissionais; sempre temos algo a aprender e precisamos continuar nos empenhando cada vez mais. Diretor Henrique: sempre estamos buscando entender cada vez mais o funcionamento de cada setor e aprimorar a colaboração com o Conselho; mas também precisamos de uma maior participação dos profissionais com esta casa que é do Corretor de Imóveis, principalmente com o entendimento da importância da manutenção de sua regularidade para o pleno funcionamento do órgão. Nada mais havendo, e após esse balanço, o Diretor Presidente reafirmou seu compromisso com o Conselho e com a Classe nesse momento que se fecha o 1º semestre dessa nova gestão, e deu por encerrada a reunião; agradeceu a presença e participação dos diretores executivos, adjuntos e auxiliares; após, concluiu pedindo a Deus proteção para todos.
Aracaju/SE, 01 de julho de 2022.
André Cardoso Costa
Presidente
Luiz Henrique Lopes de Carvalho
Diretor Secretário